Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Mano destaca equilíbrio do Cruzeiro em jogo que ampliou invencibilidade contra Atlético

Com mais um triunfo, time celeste chegou a sete jogos sem ser derrotado pelo maior rival. Último tropeço da Raposa ocorreu no dia 19 de abril de 2015

postado em 01/04/2017 19:11 / atualizado em 01/04/2017 22:35

Ramon Lisboa/EM D.A Press

O técnico Mano Menezes elogiou o equilíbrio apresentado pelo Cruzeiro na vitória deste sábado sobre o Atlético, por 2 a 1, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro. Segundo ele, a entrada de Rafinha manteve os padrões de jogo do time celeste, que alcançou o sétimo clássico consecutivo sem ser derrotado (cinco triunfos e dois empates).

“Nós precisávamos encontrar um pouquinho de equilíbrio novamente, pois tínhamos perdido um pouco. E a estrutura da equipe é essa. A escolha do Rafinha, em vez de iniciarmos com o Ábila como fizemos no jogo de segunda-feira em Uberlândia, foi exatamente no sentido de preservar essa estrutura. Rafinha era o jogador que mais se aproximava para fazer a meia-ponta na ausência do Robinho”, afirmou.

O resultado no Mineirão não interferiu na tabela do Mineiro. O Atlético seguiu na liderança, com 27 pontos, enquanto o Cruzeiro manteve a segunda colocação, agora com 24. Para Mano Menezes, entretanto, o fato isolado de ganhar do maior rival já é suficientemente grande para comemorar o resultado de maneira enérgica.

“Fomos jogar um jogo grande, e todos disseram que era diferente e especial. Continuamos achando isso também depois que ganhamos. Sei que muita gente, depois que perde, muda a opinião sobre o jogo. Acho que o jogo continua sendo especial, grande e particular, independentemente do que valia em termos de mudar a posição do campeonato”.

Ao fazer um balanço sobre os 90 minutos, Mano também destacou o comportamento defensivo do Cruzeiro - que foi bem na marcação e dificultou as infiltrações do Atlético em sua área - e os lances de agilidade que originaram os gols de Thiago Neves, no primeiro tempo, e Arrascaeta, na etapa final.

“Esperávamos uma equipe, pelo que vem demonstrando, que se projetasse dentro do nosso campo. Sabíamos que o jogo seria jogado assim. E eles vêm fazendo com competência e qualidade. Então teríamos de apresentar, dentro deste jogo, variações de jogada. E uma delas surtiu efeito logo no começo do jogo: que é você retomar a bola, fazer a transição rápida e chegar contra uma equipe que se expõe dentro do teu campo com superioridade numérica para definir. Foi assim que fizemos o primeiro gol. Depois, o jogo se tornou mais parelho, com o Atlético levemente melhor, com volume, mas com a gente controlando esse volume. Nesse período só teve um chute a gol – e de bola parada, com o Otero, em que o Rafael fez a defesa. Com a bola rolando, a equipe estava muito bem posicionada, não deixou uma equipe de qualidade trabalhar bem a bola e entrar na nossa última linha do sistema defensivo. É mérito nosso, melhoramos nesse aspecto, o que me deixa muito feliz. É o segundo clássico que a gente joga e essa situação se repete. Depois teve a expulsão (de Fred), é claro que com a superioridade numérica, o jogo se transforma. Tivemos oportunidades para fazer o segundo gol, fizemos o 2 a 0 no segundo tempo, que praticamente definiu a situação do jogo. O Atlético, no último momento, colocou o Rafael Moura para tentar jogar a bola dentro da nossa área – isso prova a dificuldade que tinham para entrar com a bola dominada. Mas o jogo terminou no 2 a 1, foi um grande jogo. Desenhou-se para ter uma polêmica, mas foi bem conduzido e a gente fica feliz por ter terminado assim. As coisas andaram como tiveram de andar, e eu estou muito feliz”.

A última derrota do Cruzeiro para o Atlético foi no dia 19 de abril de 2015 - 2 a 1, no Mineirão, pelo jogo de volta das semifinais do Campeonato Mineiro. Como as equipes só podem se reencontrar numa eventual decisão (30 de abril e 7 de maio), o tabu celeste completará dois anos em menos de três semanas.

Mano Menezes afirmou que o time está no caminho certo, mas ainda precisará evoluir na sequência do ano. “O mais importante é a vitória. Quando ganhamos o primeiro clássico, disseram que era pré-temporada. Agora não é mais pré-temporada para ninguém. Acho que as coisas estão no caminho. Claro que temos de melhorar e sabemos disso. É o grande mérito desse grupo: sabe que precisa melhorar e nós sabemos que tem potencial de melhora nas definições”.

Depois de ganhar o segundo clássico do ano - já havia levado a melhor na rodada de abertura do Grupo C da Primeira Liga, em 1º de fevereiro (1 a 0) -, a Raposa passa a pensar na Copa Sul-Americana. Na terça-feira, às 21h45, o adversário será o Nacional do Paraguai, no Mineirão, pelo jogo de ida da primeira fase.

Série invicta do Cruzeiro nos clássicos

Atlético 1x3 Cruzeiro - Independência (06/06/2015) - 6ª rodada do Brasileiro
Cruzeiro 1x1 Atlético - Mineirão (13/09/2015) - 25ª rodada do Brasileiro
Atlético 0x1 Cruzeiro - Independência (27/03/2016) - 9ª rodada do Mineiro
Atlético 2x3 Cruzeiro - Independência (12/06/2016) - 7ª rodada do Brasileiro
Cruzeiro 1x1 Atlético - Mineirão (18/09/2016) - 26ª rodada do Brasileiro
Cruzeiro 1x0 Atlético - Mineirão (01/02/2017) - 1ª rodada do Grupo C da Primeira Liga
Cruzeiro 2x1 Atlético - Mineirão (01/04/2017) - 10ª rodada do Mineiro





Tags: Mano Menezes equilíbrio clássico vitória interiormg seriea futnacional raposa cruzeiro