Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Mano e os Estaduais: campeão com pequeno do interior e título com golaço de Ronaldo

Treinador volta a uma decisão regional, agora no comando do Cruzeiro

postado em 25/04/2017 12:05 / atualizado em 25/04/2017 16:21

REPRODUÇÃO
A trajetória do técnico Mano Menezes passa necessariamente pelas finais de Estaduais. Agora no comando do Cruzeiro, o gaúcho volta a disputar uma decisão. Nos dois próximos domingos, Raposa e Galo duelam pela taça do Campeonato Mineiro. Em outros regionais, o treinador gaúcho já foi campeão com time pequeno, bateu um dos maiores times da história do Internacional e levantou a taça com gol de placa de Ronaldo Fenômeno.

Há 15 anos, Mano Menezes começava a despontar na carreira de treinador. Com o pequeno Guarani de Venâncio Aires, ele conquistou o Campeonato Gaúcho de 2002. Naquela edição do torneio, os clubes grandes (Grêmio, Inter, Juventude e Pelotas) disputavam a Copa Sul-Minas e só entraram na fase final. Mano aproveitou e levou o time do Vale do Rio Pardo ao título, em vitória sobre o São Gabriel. Quando os grandes entraram, no conhecido Supercampeonato Gaúcho, o Guarani não suportou e acabou sucumbindo.

No Sul, a conquista de maior peso, contudo, é a de 2006. O Grêmio, então de volta à Série A depois de uma temporada na Segundona, disputou a final com um dos melhores times da história do Inter, então tetracampeão gaúcho. Os dois jogos das finais ficaram na igualdade: no Olímpico, 0 a 0; no Beira-Rio, 1 a 1. Como o regulamento previa o gol qualificado, marcado fora de casa, o troféu foi para o Tricolor. Meses depois desses Grenais, o Colorado seria campeão da Libertadores e do Mundial.

“O Mano vinha da Série B em 2005 com o Grêmio, e o time era ruim. O Inter seria poucos meses depois campeão da Libertadores. O primeiro jogo no Olímpico acabou empatado em 0 a 0. Pedro Júnior fez o gol de cabeça de empate no Beira-Rio, no jogo de volta, e deu o título ao Grêmio. Esse foi o principal título Estadual do Mano”, relembra o jornalista da Rádio Guaíba Rafael Pfeiffer.

De fato, o time do Grêmio estava abaixo da equipe colorada. Para se ter uma ideia, o Tricolor jogou a decisão com Marcelo Grohe; Patrício, Pereira, Evaldo e Escalona (Tcheco); Jeovânio, Lucas, Wellington, Marcelo Costa e Ramón (Pedro Júnior); Ricardinho (Nunes). Dirigido por Abel Braga, o Internacional entrou em campo com Clemer; Ceará, Bolivar, Ediglê e Rubens Cardoso (Rafael Sobis); Fabinho, Tinga, Márcio Mossoró e Iarley (Renteria); Michel (Perdigão) e Fernandão.

No ano seguinte, Mano voltaria a ser campeão Gaúcho com o Tricolor.

REPRODUÇÃO

Campeão Paulista


Outro Estadual inesquecível para Mano Menezes foi o Campeonato Paulista de 2009, quando o Corinthians venceu sem perder uma partida sequer, igualando feito do Palmeiras de 1972.

A decisão foi contra o Santos de Neymar. No primeiro jogo, na Vila Belmiro, o Timão venceu o Peixe por 3 a 1, com dois gols de Ronaldo, um deles de placa, e outro do zagueiro Chicão.

Vale a pena relembrar o gol do Fenômeno: no setor ofensivo do campo, o craque se livrou da marcação com um toque de calcanhar e, depois de visualizar o goleiro Fábio Costa adiantado, de perna esquerda, tocou por cobertura. Um gol espetacular!

Na volta, o Corinthians empatou (1 a 1) e ergueu o taça.

Campanhas ruins


Mano, obviamente, também tem campanhas de Estaduais ruins no currículo. Duas delas com o próprio Corinthians. Em 2008, o Timão terminou em quinto o Paulista, ficando fora das semifinais. Naquele torneio, Ponte Preta, Guaratinguetá, Palmeiras e São Paulo chegaram à fase final. Em 2010, o mesmo ocorreu. O clube terminou em quinto, deixando a competição prematuramente.

Tags: cruzeiro grêmio gaúcho paulista corinthians guarani estaduais mano