Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Goleiro Fábio diz que Cruzeiro precisa provar em campo que é candidato a títulos

Capitão da equipe celeste almeja liderança do 1º turno do Brasileiro

postado em 17/05/2017 17:30 / atualizado em 17/05/2017 18:37

Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press
O Cruzeiro iniciou a temporada gerando grande expectativa em sua torcida pela conquista de títulos importantes. Reforçado por peças pontuais, como Thiago Neves, Kunty Caicedo, Diogo Barbosa, Hudson e Lucas Silva, o elenco foi apontado como um dos melhores do Brasil. Posteriormente, a perda do Campeonato Mineiro e a eliminação prematura na Copa Sul-Americana colocaram em dúvida toda essa qualidade. Para o goleiro Fabio, um dos líderes na Toca, chegou a hora de o grupo provar, na prática, que é qualificado e candidato a troféus.

Esse, inclusive, teria sido tema de uma conversa entre os jogadores antes da estreia no Campeonato Brasileiro. “Falou-se muito, antes das eliminações, que o Cruzeiro era um time que conquistaria todas as coisas. É dentro de campo que se resolve, não só com palavras. Tem que ter atitude para buscar os objetivos que temos pela frente: o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Nossa conversa, principalmente depois da eliminação, foi sobre isso. Viver jogo a jogo e deixar o máximo dentro de campo. Foi colocado por todos os atletas, tivemos uma reunião bem consistente e produtiva. Esse é o foco, deixar nosso melhor lá dentro e com bastante pé no chão e seguir com nosso objetivo, buscar os títulos dessas competições”, disse.

As declarações mais otimistas da temporada partiram justamente de um recém-contratado. Em sua apresentação na Toca, Thiago Neves chegou a dizer que o Cruzeiro tinha potencial para ser “imbatível no Brasil. Já em fevereiro, ele postou no Twitter uma mensagem que viralizou entre os torcedores. “Tô avisando que ninguém vai segurar esse time esse ano, e olha que está só começando! Parabéns cruzeiro, tá bonito de ver vcs jogando! (sic)”.

Coincidentemente, depois dos insucessos no Mineiro e na Sul-Americana, Thiago Neves foi um dos jogadores mais cobrados pela torcida cruzeirense nas redes sociais.

Para Fábio, o elenco tem sim potencial para brigar por coisas importantes, mas é preciso estar à altura de tanta expectativa. “Acho que tudo foi muito coerente, até antes da final do Estadual nossa equipe era dada como a melhor do Brasil. Sempre o Cruzeiro estava na lista, com o Palmeiras, eu acho. Sabemos que o futebol é dessa forma, é muito presente. Às vezes a pessoa está passando dificuldade numa outra equipe, conquista o título e as coisas mudam de aspecto. Da mesma forma na derrota. Focamos no que temos para disputar agora que é o Brasileiro e a Copa do Brasil”.

Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press


Metas no turno do Brasileiro

Especificamente em relação à disputa do Brasileiro, Fábio considera fundamental fazer um grande primeiro turno. Embora o Cruzeiro tenha sido campeão das edições de 2003, 2013 e 2014 no modelo de pontos corridos, o goleiro recorreu à edição de 2008 para exemplificar qual deve ser a estratégia cruzeirense em 2017. Naquele ano, o time foi vice-líder do turno, com 36 pontos, cinco a menos que o Grêmio. O Cruzeiro acabou a disputa em terceiro, atrás de São Paulo e Grêmio, e assegurou vaga na Copa Libertadores de 2009.

”Essa semana eu tive a oportunidade de rever a campanha de 2008. Foi consistente, terminamos o primeiro turno muito bem e mantivemos isso. Esse é o primeiro pensamento, fazer o turno inicial muito bem porque vai te favorecer a brigar por Libertadores e pelo título. Se formos regulares, como fizemos na campanha de 2008, alcançando 38 pontos, por aí, você bate líder do turno. O foco tem que ser jogo a jogo”, destacou o goleiro.

O Cruzeiro iniciou o Brasileiro com vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo. O segundo desafio será no domingo, às 19h, na Ilha do Retiro, no Recife, contra o Sport, que foi goleado na estreia por 4 a 0 pela Ponte Preta.


Tags: cruzeiro raposa seriea fábio interiormg