Cruzeiro
None

SÉRIE A

Cruzeiro busca reabilitação e retorno ao G4 da Série A em jogo contra vice-líder Grêmio

Mano fez mistério sobre time que buscará retomar o caminho dos triunfos

postado em 19/06/2017 06:00 / atualizado em 19/06/2017 11:41

Edesio Ferreira/EM/D.A. Press
Nada de tarefa fácil no caminho do Cruzeiro. Depois de ser derrotado pelo líder Corinthians por 1 a 0 na última rodada do Brasileirão, o Cruzeiro buscará a reabilitação no torneio nacional em embate contra o Grêmio, 2º colocado, nesta segunda-feira, às 20h, no Mineirão. Buscando repetir a boa atuação do segundo tempo do duelo em Itaquera, Mano Menezes terá à disposição novas peças ofensivas e poderá alterar a formação, esquecendo a ideia dos três volantes. O Tricolor, por outro lado, promete não falicitar a vida do clube estrelado e manter o bom desempenho como visitante - são três vitórias em quatro compromissos disputados fora de casa.

Depois de cair seis posições com os resultados do início da rodada, o Cruzeiro entra em campo pressionado, mas também com a possibilidade de retornar ao grupo dos quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Se derrotar o Grêmio por dois gols de diferença, a Raposa saltará 10 posições na classificação - do 14º para o 4º lugar. Se o triunfo for pela diferença mínima, a equipe celeste terminará a rodada na 5ª posição.        

Ao longo da semana, Mano Menezes ganhou peças importantes para o duelo. Fora do jogo contra o Corinthians em função de uma pancada no joelho, Robinho está novamente à disposição e deverá ser um dos titulares. Rafael Sobis, que atuou por 25 minutos em São Paulo, é outro que se colocou disponível para atuar os 90 minutos do jogo no Mineirão. Por outro lado, o treinador teve uma baixa de última hora: Henrique sofreu um corte na perna no treinamento de quinta-feira e nem sequer foi relacionado. O argentino Lucas Romero deve formar dupla com o compatriota Ariel Cabral.

“Não vejo que a maior dificuldade do Cruzeiro seja em transpor as linhas do Grêmio. Talvez o maior desafio seja não deixar o Grêmio transpor nossas linhas. O Luan flutua nas costas dos volantes, tem drible fácil. O time deles tem essa característica, trabalha a bola com calma e se aproveita dos espaços cedidos. Nós temos que ser contundentes, não dar espaços ao Pedro Rocha fazer o contra-ataque”, projetou Mano Menezes.

No setor defensivo, o treinador cruzeirense também tem nova opção. Depois de precisar escalar o jovem Murilo, de 20 anos, na vitória sobre o Atlético-GO e no revés para o Corinthians, Mano conta com o retorno do equatoriano Kunty Caicedo. Ele serviu sua seleção em amistosos contra Venezuela e El Salvador e se reapresentou nesta semana, na Toca da Raposa II. Sua escalação é praticamente certa nesta segunda-feira.

Grêmio

Dono do futebol mais bem jogado da temporada na visão dos próprios cruzeirenses, o Grêmio entra em campo nesta segunda-feira com objetivo de manter o embalo na Série A e comprovar sua superioridade e força ofensiva quando atua fora de seus domínios – 13 dos 18 gols marcados no torneio foram como visitante. Com 18 pontos na vice-liderança do Brasileirão, o time de Renato Gaúcho assume a ponta da competição em caso de resultado positivo. Para cumprir esse objetivo, deverá ser mantido com quatro volantes, embora nos treinamentos de preparação para o embate no Mineirão o treinador não tenha mostrado qual será sua estratégia em Belo Horizonte. 

CRUZEIRO X GRÊMIO

Cruzeiro
Fábio; Ezequiel, Leo, Kunty Caicedo e Diogo Barbosa; Lucas Romero e Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves e Alisson (Rafael Sobis); Ramón Ábila. Técnico: Mano Menezes.

Grêmio
Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur, Maicon, Ramiro e Pedro Rocha; Luan. Técnico: Renato Gaúcho.

Motivo: 8ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e hora: 18 de junho de 2017 (segunda-feira), às 20h
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP)

Tags: Campeonato Brasileiro interiormg seriea gremiors cruzeiro