2

Rivais históricos em mata-matas, Cruzeiro e Palmeiras se reencontram na Copa do Brasil

Duelos realizados nas décadas de 1990 e 2000 podem servir de inspiração para os clubes, que se enfrentam nesta quarta, às 21h45, no Allianz Parque

28/06/2017 06:30 / atualizado em 28/06/2017 09:31
compartilhe
Palmeiras e Cruzeiro já fizeram duelos históricos por Copa do Brasil, Libertadores, Mercosul e Brasileiro
foto: Arquivo/Estado de Minas

Palmeiras e Cruzeiro já fizeram duelos históricos por Copa do Brasil, Libertadores, Mercosul e Brasileiro


Cruzeiro e Palmeiras têm em comum o sangue italiano em suas origens. Chamados de Palestra Itália até a década de 1940, os clubes foram obrigados a mudar de nome em função da Segunda Guerra Mundial, já que o Brasil era rival do Eixo e o então presidente Getúlio Vargas proibiu a utilização de nomes que mencionassem Itália, Alemanha e Japão. Com nova designações, as agremiações ganharam força no país e se tornaram vitoriosas em todos os aspectos. E nesta quarta-feira, às 21h45, no Allianz Parque, elas rememoram os bons tempos das décadas de 1990 e 2000 e iniciam mais um confronto de mata-mata, desta vez pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O segundo embate ocorre daqui um mês: dia 26 de julho (quarta-feira), também às 21h45, no Mineirão.

O torcedor cruzeirense que já passou dos 30 anos certamente se lembrará com muito carinho da façanha do time de 1996. Graças à esperteza de Roberto Gaúcho, à insistência de Marcelo Ramos e ao paredão formado pelo goleiro Dida, os mineiros ganharam do Palmeiras por 2 a 1 e calaram quase 30 mil vozes no antigo Palestra Itália, em São Paulo. Naquele 19 de junho, o Cruzeiro se agigantou para escrever mais uma página heroica e imortal. Em território “inimigo”, o clube levantou seu segundo troféu da Copa do Brasil e carimbou o passaporte para mais uma grande conquista: a Copa Libertadores de 1997.

Mas o Palmeiras foi vingativo. Deu o troco no dia 30 de maio de 1998, também num lance de astúcia de Oséas – ele percebeu a falha do goleiro Paulo César, após cobrança de falta de longa distância, e bateu praticamente sem ângulo para fazer 2 a 0. O placar no Morumbi foi o suficiente para inverter a magra vantagem da Raposa, que venceu por 1 a 0 quatro dias antes, no Mineirão. Dois anos depois do fracasso do escrete de Rivaldo, Cafu, Muller, Luizão e companhia, o Verdão sorria e faturava sua primeira Copa do Brasil.

Ainda em 1998, deu Cruzeiro nas quartas de final do Campeonato Brasileiro. Já na Copa Mercosul, o Palmeiras levou a melhor na final que era disputada na série melhor de três. Em 1999 e 2000, os mineiros amargaram eliminações diante do alviverde paulista tanto na Mercosul quanto na Copa dos Campeões. Em 2001, 70 mil celestes choraram no Mineirão a dolorosa derrota nos pênaltis nas quartas de final da Copa Libertadores. Por fim, em 2015, a já desacreditada equipe estrelada perdeu os dois duelos das oitavas de final da Copa do Brasil.

Se levado em conta que o Cruzeiro foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 1969 (antiga Taça de Prata) por ficar justamente atrás do Palmeiras no saldo de gols (a competição foi decidida num quadrangular), os números em decisões de títulos e/ou classificações se tornam ainda mais favoráveis aos paulistas. Assim, a equipe de 2017 terá o desafio de minimizar a desvantagem. Não apenas para manter aceso o sonho do pentacampeonato da Copa do Brasil, mas para tentar salvar a temporada. O ano, que começou promissor, foi castigado por revés na final do Mineiro e queda na primeira fase da Copa Sul-Americana. Na Série A, a distância para o líder Corinthians já é de 12 pontos (26 a 14). A torcida, exigente, almeja ao menos um título, visto que a diretoria manteve atletas importantes do elenco, como Rafael Sobis e Robinho, e trouxe contratações de peso, caso do meia Thiago Neves.

Rafael Sobis será a referência do setor ofensivo do Cruzeiro diante do Palmeiras, no Allianz Parque
foto: Alisson Guimarães/Cruzeiro

Rafael Sobis será a referência do setor ofensivo do Cruzeiro diante do Palmeiras, no Allianz Parque



O técnico Mano Menezes já deixou claro o desejo de priorizar a Copa do Brasil, ainda que tenha de administrar algumas situações no Campeonato Brasileiro. Na derrota para a Ponte Preta por 1 a 0, quinta-feira passada, pela nona rodada, o time foi formado quase que inteiramente por reservas e recebeu críticas em virtude da falta de criatividade. Já diante do Coritiba, no Mineirão, os titulares entraram em ação, contagiaram a torcida com bom futebol e venceram por 2 a 0.

Fica a dúvida, no entanto, se Mano Menezes adotará postura cautelosa nesta quarta-feira ou manterá as ações ofensivas para encarar o Palmeiras fora de casa. O mistério só será desvendado no vestiário do Allianz Parque. O treinador convocou 23 atletas para a viagem a São Paulo. Lucas Romero, que chegou a ser colocado como dúvida em virtude de uma pancada no joelho direito sofrida contra o Coxa, está na delegação e pode começar jogando. Em compensação, os atacantes Sassá e Rafael Marques não serão opções no banco de reservas porque chegaram à Toca II após o encerramento do período de inscrições na competição (Sassá atuou pelo Botafogo).

Um dos jogadores mais experientes do grupo, o atacante Rafael Sobis ressaltou a importância de o Cruzeiro balançar a rede como visitante. “Como atacante, se eu fizer um gol fora de casa, por exemplo, as coisas mudam. Tem muita coisa que só a gente vai decidir no jogo. Muitas vezes uma partida não se desenha como a gente queria. De repente começam a acontecer jogadas deles que não aconteciam. Então, cada jogo tem uma história. Muita coisa se desenha só com o jogo”.

Tal como o Cruzeiro, o Palmeiras adotou mistério e só vai confirmar a equipe momentos antes do confronto. Nessa terça-feira, no último dia de preparação do clube alviverde, o técnico Cuca priorizou a recuperação física de seus comandados. Os resultados recentes da equipe palmeirense são positivos: vitórias sobre Bahia (4 a 2, na Fonte Nova), Atlético-GO (1 a 0, no Allianz Parque) e Ponte Preta (2 a 1, no Moisés Lucarelli), todos pela Série A.

PALMEIRAS X CRUZEIRO

Palmeiras
Fernando Prass; Fabiano, Yerry Mina, Edu Dracena e Egídio (Zé Roberto); Gabriel Furtado (Thiago Santos) e Tchê Tchê; Guerra, Dudu e Roger Guedes; Willian
Técnico: Cuca

Cruzeiro
Fábio; Ezequiel, Leo, Kunty Caicedo e Diogo Barbosa; Lucas Romero (Henrique), Ariel Cabral, Robinho e Thiago Neves; Alisson e Rafael Sobis
Técnico: Mano Menezes

Motivo: jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 28 de junho de 2017 (quarta-feira)
Horário: 21h45
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)

OS MATA-MATAS ENTRE CRUZEIRO E PALMEIRAS

1996 – final da Copa do Brasil (Cruzeiro campeão)

Cruzeiro 1x1 Palmeiras, 14 de junho, no Mineirão
Gols: Marcelo Ramos (C); Cláudio (P)

Palmeiras 1x2 Cruzeiro, 19 de junho, no Palestra Itália
Gols: Luizão (P); Roberto Gaúcho e Marcelo Ramos (C)

1998 – final da Copa do Brasil (Palmeiras campeão)

Cruzeiro 1x0 Palmeiras, 26 de maio, no Mineirão
Gol: Fábio Júnior (C)

Palmeiras 2x0 Cruzeiro, 30 de maio, no Morumbi
Gols: Paulo Nunes e Oséas (P)

1998 – quartas de final do Campeonato Brasileiro (Cruzeiro classificado)

Cruzeiro 2x1 Palmeiras, 14 de novembro, no Mineirão
Gols: Fábio Júnior e Marcelo Djian (C); Oséas (P)

Palmeiras 2x1 Cruzeiro, 22 de novembro, no Palestra Itália
Gols: Paulo Nunes e Junior Baiano (P); Djair (C)

Palmeiras 2x3 Cruzeiro, 26 de novembro, no Palestra Itália
Gols: Almir e Paulo Nunes (P); Marcelo Ramos 2x e Fábio Júnior (C)

-->

1998 – final da Copa Mercosul (Palmeiras campeão)

Cruzeiro 2x1 Palmeiras, 16 de dezembro, no Mineirão
Gols: Marcelo Ramos e Fábio Júnior (C); Roque Júnior (P)

Palmeiras 3x1 Cruzeiro, 26 de dezembro, no Palestra Itália
Gols: Cléber, Oséas e Paulo Nunes (P); Fábio Júnior (C)

Palmeiras 1x0 Cruzeiro, 29 de dezembro, no Palestra Itália
Gol: Arce (P)

1999 – quartas de final da Copa Mercosul (Palmeiras classificado)


Palmeiras 7x3 Cruzeiro, 22 de outubro, no Palestra Itália
Gols: Paulo Nunes 2x, Evair 2x, Euller 2x e Alex (P); Isaías, Ricardinho e Marcelo Ramos (C)

Cruzeiro 2x0 Palmeiras, 29 de outubro, no Mineirão
Gols: Muller e Valdo (C)


2000 - Copa dos Campeões (Palmeiras classificado)

Palmeiras 3x1 Cruzeiro, 12 de julho, no Almeidão (PB)
Gols: Pena 2x e Asprilla (P); Cleber Monteiro (C)

Cruzeiro 1x1 Palmeiras, 15 de julho, no Trapichão (AL)
Gols: Alê (C); Neném (P)

2000 – quartas de final da Copa Mercosul (Palmeiras classificado)

Palmeiras 3x2 Cruzeiro, 1º de novembro, no Palestra Itália
Gols: Juninho, Tuta e Magrão (P); Geovanni e Sorín (C)

Cruzeiro 1x2 Palmeiras, 8 de novembro, no Mineirão
Gols: Sérgio Manoel (C); Galeano e Arce (P)

2001 - Copa Libertadores (Palmeiras classificado)

Palmeiras 3x3 Cruzeiro, 23 de maio, no Palestra Itália
Gols: Lopes 3x (P); Oséas, Geovanni e Jorge Wagner (C)

Cruzeiro 2x2 Palmeiras, 30 de maio, no Mineirão
Gols: Alessandro e Cris (C); Arce e Alexandre (P)

Pênaltis: Cruzeiro 3x4 Palmeiras

2015 - Copa do Brasil (Palmeiras classificado)

Palmeiras 2x1 Cruzeiro, 19 de agosto, no Allianz Parque
Gols: Cleiton Xavier e Rafael Marques (P); Leandro Damião (C)

Cruzeiro 2x3 Palmeiras, 26 de agosto, no Mineirão
Gols: Vinícius Araújo e Alisson (C); Lucas Barrios e Gabriel Jesus 2x (P)


Compartilhe