Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Sai Caicedo, entra Digão: média de altura de zagueiros do Cruzeiro cresce com 'troca'

Reforço oriundo dos Emirados é sete centímetros mais alto que equatoriano

postado em 19/07/2017 15:12 / atualizado em 19/07/2017 16:04

Arquivo pessoal
O Cruzeiro fez uma espécie de troca em seu sistema defensivo. Contratou por três temporadas o experiente Digão, de 29 anos, que começou a carreira no Fluminense e estava no Al Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos. Em compensação, liberou Kunty Caicedo por empréstimo de um ano para o Barcelona de Guayaquil. 

Em função dessas negociações, houve aumento de quase 1,5 cm na estatura dos zagueiros do elenco. Com Caicedo, de 1,80m, a média era ligeiramente inferior a 1,85m (1,848m). Já com Digão, sete centímetros mais alto que o equatoriano, o meio-termo superou 1,86m (1,862m).

Claro que a altura em si não significa vantagem para se sobressair em cruzamentos e lançamentos. É preciso também ter impulsão e bom posicionamento. Contudo, um dos fundamentos em que Caicedo deixou a desejar nas 24 partidas a serviço do Cruzeiro foi justamente a bola aérea.

Com a saída de Kunty, o zagueiro mais baixo do grupo de Mano Menezes passa a ser Manoel, de 1,81m. Leo, que foi titular em todas as partidas que disputou em 2017, mede 1,84m. Murilo, seu atual companheiro, tem 1,87m – mesma estatura de Digão. O maior dos defensores é Dedé, de 1,92m, que está no departamento médico em tratamento de um edema ósseo. Para cálculo dessa média, o jovem Arthur, de 1,88m, não foi incluído, pois não atuou em nenhum jogo no time profissional.

Nos três jogos em que atuou com Leo e Murilo na zaga, o Cruzeiro sofreu dois gols de cabeça – na vitória sobre o Palmeiras por 3 a 1, no Mineirão, e no empate com o Flamengo por 1 a 1, também no Gigante da Pampulha. A dupla, no entanto, não estava nas disputas de bola com o palmeirense Willian (1,71m) e o flamenguista Everton (1,74m). Lucas Romero, de 1,66m, e Lucas Silva, com 1,82m, falharam na tentativa de marcação dos adversários.

Com relação ao novo reforço cruzeirense, Digão fará exames médicos antes de assinar contrato de três anos. Além da regularização dos processos legais, sua escalação dependerá de recondicionamento físico, já que não atua desde 13 de maio. Na ocasião, o Al Sharjah empatou por 2 a 2 com o Dibba Al Fujairah, pela 26ª rodada do Campeonato Emiradense (Arabian Gulf League).

Altura dos zagueiros em ordem decrescente

Dedé – 1,92m
Murilo – 1,87m
Digão – 1,87m *
Leo – 1,84m
Manoel – 1,81m
Caicedo – 1,80m *

* Caicedo foi emprestado ao Barcelona de Guayaquil por um ano. Digão depende de exames médicos para assinar contrato de três anos com o Cruzeiro.

Tags: futnacional interiormg seriea mercadobola digão cruzeiro caicedo raposa