Cruzeiro
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Com chance de escalar time misto, Cruzeiro defende invencibilidade contra o Avaí

Time celeste, que pretende voltar ao G6 da Série A, jamais perdeu do Leão

postado em 23/07/2017 06:30 / atualizado em 23/07/2017 15:45

Bruno Faleiro/Cruzeiro/Divulgação
Oito jogos, três vitórias mineiras e cinco empates. Assim é resumida a história do duelo entre Cruzeiro e Avaí. Todos os embates entre os clubes ocorreram pelo Campeonato Brasileiro. O nono confronto acontecerá na tarde deste domingo, às 16h, na Ressacada, em Florianópolis, pela 16ª rodada da competição.

A tabela da Série A em 2017 mostra dois cenários distintos. O Cruzeiro, oitavo colocado com 22 pontos, pretende retornar ao G6 – zona de classificação para a Libertadores de 2018. Para isso, precisa triunfar e torcer para que o Botafogo não vença o Atlético-GO fora de casa (19h) e que haja um ganhador no duelo Sport x Palmeiras, na Arena Pernambuco (16h). Já o Avaí, antepenúltimo com 12, depende de vitória por placar elástico e reveses de Atlético-PR (contra Ponte Preta, na Arena da Baixada, às 19h) e São Paulo (diante do Grêmio, no Morumbi, na segunda-feira, às 20h) para fugir da zona de rebaixamento.

O time de Mano Menezes, no entanto, lida com interesse em outra competição e desta forma pode mandar a campo uma equipe mista. Na quarta-feira, às 21h45, a Raposa receberá o Palmeiras, no Mineirão, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. A comissão técnica entende que o torneio de mata-mata é uma possibilidade real de título, já que a Série A, em função da disparada do Corinthians (1º, com 37 pontos), ficou muito distante.

Por causa da Copa do Brasil, tletas que vêm com sequência grande de jogos podem ganhar descanso. São os casos do lateral-esquerdo Diogo Barbosa e do zagueiro Leo, que disputaram, respectivamente, 38 e 39 partidas em 2017. O meia Thiago Neves, substituído apenas uma vez nos últimos sete compromissos, também tem chances de ficar no banco de reservas. Vale lembrar que Alisson já foi poupado em virtude de desgaste muscular e nem sequer integra a delegação.

“Nós vamos fazer tiradas pontuais. Aqueles jogadores que tiverem um riscos e um desgaste maior certamente não levaremos. Voltarão para Belo Horizonte. Se levar, vão jogar apenas uma parte. Nós temos um grupo de qualidade. Vamos tomar a decisão que temos que tomar”, disse Mano Menezes, depois do empate da última quinta-feira com o Fluminense por 1 a 1, no Giulite Coutinho, em Mesquita-RJ. Nas últimas atividades do time, o comandante não adiantou quais seriam as alterações, apesar de ter feito planos para utilizar o zagueiro Manoel e o meia Arrascaeta, recuperados de lesões. A escalação, portanto, só será divulgada no vestiário da Ressacada.

Já o técnico Claudinei Oliveira não adotou mistério e confirmou o time que tentará ganhar da Raposa pela primeira vez. A única mudança em relação ao empate sem gols com o Corinthians, na última quarta-feira, é a entrada do lateral-esquerdo João Paulo no lugar de Capa, suspenso. 

AVAÍ X CRUZEIRO

AVAÍ
Douglas; Leandro Silva, Betão, Alemão e João Paulo; Judson, Simião, Pedro Castro e Juan; Joel e Júnior Dutra
Técnico: Claudinei Oliveira

CRUZEIRO
Fábio; Lucas Romero, Leo, Murilo e Diogo Barbosa (Bryan); Henrique, Ariel Cabral (Lucas Silva), Elber e Thiago Neves (Arrascaeta); Rafael Sobis e Sassá.
Técnico: Mano Menezes

Motivo: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Ressacada, em Florianópolis-SC
Data: domingo, 23 de julho de 2017
Horário: 16h
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (CBF-SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (CBF-SP) e Daniel Luís Marques (CBF-SP)
Assistentes adicionais: Leandro Bizzio Marinho (CBF-SP) e Rafael Gomes Felix da Silva (CBF-SP)

Tags: ressacada raposa avaí cruzeiro invencibilidade avaisc seriea interiormg futnacional