Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Novo lateral do Cruzeiro marcou 42% dos gols da carreira em cobranças de falta

Com Rafael Galhardo, clube celeste ganha mais um especialista na bola parada

postado em 23/07/2017 07:30 / atualizado em 23/07/2017 09:30

TV Grêmio/Reprodução
Thiago Neves, Robinho, Arrascaeta e Rafael Sobis. Com todos os atletas à disposição, qualquer goleiro adversário redobra as atenções quando o Cruzeiro tem uma cobrança de falta a favor. Cada um deles marcou uma vez na temporada nesse fundamento tão decisivo. Esse “esquadrão” da bola parada será reforçado por Rafael Galhardo, contratado nesse sábado pela diretoria celeste. O novo lateral-direito é especialista no quesito, pois marcou três de seus sete gols na carreira em tiros livres de fora da área (42,8%).

Revelado na base do Flamengo, Galhardo só conseguiu o primeiro gol de falta como profissional quando esteve emprestado ao Bahia pelo Santos. No dia 5 de março de 2014, o atleta chutou da diagonal esquerda e acertou a redonda no canto esquerdo do Galícia, que perdeu do Tricolor por 2 a 1, na Fonte Nova, pela quinta rodada do Estadual. No mesmo ano, em 30 de novembro, ele voltou a brilhar no fundamento e garantiu o triunfo baiano sobre o Grêmio por 1 a 0, também na Fonte Nova, pelo Brasileiro. O arremate foi tão preciso que o goleiro Marcelo Grohe nem se mexeu (assista ao vídeo no fim da matéria a partir de 55 segundos).

"Vítima" do jogador, o Grêmio o contratou em 2015 e não se arrependeu. Eleito melhor lateral-direito do Campeonato Brasileiro pela Revista Placar e pelo canal ESPN, Galhardo voltou a mostrar sua qualidade no triunfo do clube gaúcho sobre o Joinville por 2 a 1, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro (assista ao vídeo no fim da matéria aos 5'57). Agenor, camisa 1 do JEC, ficou estático. A bola bateu no travessão antes de entrar.

Nos outros clubes que defendeu – Flamengo, Santos, Anderlecht e Atlético-PR –, Rafael Galhardo não balançou a rede batendo falta. Entretanto, ele deixou sua marca pelo Peixe em duas oportunidades e marcou com a camisa rubro-negra uma vez.

O jogador ainda fez parte da Seleção Brasileira Sub-20 campeã do Sul-Americano e da Copa do Mundo da categoria, em 2011.

O acerto com o Cruzeiro

O contrato de Rafael Galhardo com o Cruzeiro será de risco. Sem atuar desde o fim de 2016, quando estava no Atlético-PR, o jogador passou os últimos sete meses em recuperação de lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito. Como estava sem clube, o tratamento foi feito no Flamengo, que o revelou para o futebol.

De acordo com a diretoria cruzeirense, Galhardo passará por exames nos próximos dias. Se aprovado, assinará até dezembro, com possibilidade de prorrogação por mais dois anos (fim de 2019). 

A contratação de Galhardo, de 25 anos, deve-se à carência do elenco no setor. Enquanto Ezequiel lida com problema crônico no púbis, Lennon não corresponde nos treinamentos. Por conta disso, o técnico Mano Menezes vem improvisando o volante Lucas Romero na posição.

Números de Rafael Galhardo como profissional (por clubes)

Flamengo: 32 jogos e 1 gol
Santos: 28 jogos e 2 gols
Bahia: 7 jogos e 2 gols
Grêmio: 49 jogos e 2 gols
Anderlecht-BEL: 1 jogo e nenhum gol
Atlético-PR: 7 jogos e nenhum gol

Gol de Galhardo em Bahia 1x0 Grêmio - 0'55 (37ª rodada da Série A 2014)


Gol de Galhardo em Grêmio 2x1 Joinville - 5'57 (19ª rodada da Série A 2015)

Tags: lateral seriea futnacional mercadobola interiormg falta cobrança galhardo cruzeiro