Cruzeiro
None

COPA DO BRASIL

Por vaga, Cruzeiro terá que impor placar inédito a time titular do Grêmio em 2017

Com formação principal, time de Renato Gaúcho ainda não foi derrotado por 1 a 0 ou dois gols de diferença nos jogos que disputou fora de casa na temporada

postado em 17/08/2017 17:30 / atualizado em 17/08/2017 17:53

Ramon Lisboa/EM D.A Press
O técnico Mano Menezes avisou, depois da derrota do Cruzeiro para o Grêmio por 1 a 0, que o time não iria "atrás de milagre" às 21h45 da quarta-feira que vem”, data do confronto de volta entre os clubes pelas semifinais da Copa do Brasil, no Mineirão. Do ponto de vista matemático, o comandante celeste tem suas razões. Afinal, basta à Raposa ganhar por dois gols de vantagem – algo que conseguiu em suas últimas cinco vitórias na temporada – para avançar à decisão. Contudo, o histórico gremista na condição de visitante em 2017 prevê muitas dificuldades.

Sempre que jogou com sua formação principal longe de sua arena, o Grêmio não perdeu uma partida sequer por 1 a 0 – resultado que levaria as semifinais para a disputa por pênaltis – ou dois gols de diferença. A equipe do técnico Renato Gaúcho até foi derrotada, mas por placares que lhe garantiriam o passaporte à decisão. Isso aconteceu diante de Caxias (2 a 1, pelo Campeonato Gaúcho) e Deportes Iquique-CHL (2 a 1, pela fase de grupos da Copa Libertadores).

Fora de casa, o Grêmio sofreu outros cinco reveses em 2017: para Flamengo (2 a 0, pela Primeira Liga), São Paulo-RS (1 a 0, pelo Campeonato Gaúcho), Sport (4 a 3, pela terceira rodada do Brasileiro), Palmeiras (1 a 0, pela 11ª rodada do Brasileiro) e Botafogo (1 a 0, pela 20ª rodada do Brasileiro). O detalhe é que nesses confrontos o time que foi a campo era alternativo ou formado inteiramente por reservas.

Quando esteve com a equipe principal em ação, o Grêmio mostrou sua força fora de casa. Na Copa do Brasil, por exemplo, passou facilmente pelo Fluminense ao vencer por 2 a 0, no Maracanã, pelo jogo de volta das oitavas de final. No Brasileiro, bateu Atlético-PR (2 a 0, na Arena da Baixada), Chapecoense (6 a 3, na Arena Condá), Fluminense (2 a 0, no Maracanã), Flamengo (1 a 0, no Estádio Luso-Brasileiro) e Vitória (3 a 1, no Barradão). E mesmo com escalação mista, o Tricolor obteve bons resultados, como nos triunfos diante de Atlético-PR, pelas quartas de final da Copa do Brasil (3 a 2, na Arena da Baixada), e Atlético-GO, na Série A (1 a 0, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia).

O Grêmio escalou força máxima contra o Cruzeiro no duelo válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Os gaúchos chegaram a esboçar vitória fácil ao marcarem dois gols no primeiro tempo, com o atacante Everton e o volante Michel. Mas a Raposa mostrou boa produtividade ofensiva e conseguiu o empate graças a Thiago Neves, aos 45min da etapa inicial, e Rafael Sobis, aos 2min do segundo tempo. Ramiro, aos 14min, recolocou o Tricolor à frente, porém Robinho, aos 17min, deixou tudo igual: 3 a 3. O meia Alisson ainda acertou duas finalizações na trave. Esse confronto foi considerado tanto por Mano Menezes quanto por Renato Gaúcho como o melhor da competição

Derrotas em Porto Alegre

As duas derrotas dos titulares do Grêmio por placares que interessariam ao Cruzeiro ocorreram justamente na Arena do Grêmio. Em 25 de junho, o meia Jadson marcou o gol da vitória do Corinthians por 1 a 0, na 10ª rodada do Brasileiro. Em 9 de julho, foi a vez do surpreendente Avaí (atual 18º colocado) fazer 2 a 0, gols de Wellington Simião e Júnior Dutra. 

Alento?

Em meio ao desafio de superar o grande momento do Grêmio, o Cruzeiro leva consigo um alento. As cinco vitórias recentes da Raposa foram por dois ou mais gols de diferença, todas pelo Brasileiro: Atlético-GO (2 a 0, pela sexta rodada), Coritiba (2 a 0, pela 10ª rodada) Palmeiras (3 a 1, pela 12ª rodada), Atlético-PR (2 a 0, pela 13ª rodada) e Vasco (3 a 0, pela 18ª rodada). O problema é que essa quantidade de bons resultados foi obtida num universo de 20 partidas. Foram cinco triunfos, sete empates e oito derrotas, com aproveitamento de apenas 36,6%.

Vitórias do Cruzeiro em casa por placares que lhe dariam condição de ir à final da Copa do Brasil:

01/02 - Cruzeiro 1 x 0 Atlético - Primeira Liga *
22/02 - Cruzeiro 6 x 0 São Francisco - Copa do Brasil
15/03 - Cruzeiro 3 x 0 Murici-AL - Copa do Brasil
23/04 - Cruzeiro 2 x 0 América - Campeonato Mineiro
03/05 - Cruzeiro 1 x 0 Chapecoense - Copa do Brasil *
14/05 - Cruzeiro 1 x 0 São Paulo - Campeonato Brasileiro *
11/06 - Cruzeiro 2 x 0 Atlético-GO - Campeonato Brasileiro
25/06 - Cruzeiro 2 x 0 Coritiba - Campeonato Brasileiro
09/07 - Cruzeiro 3 x 1 Palmeiras - Campeonato Brasileiro

* Caso o Cruzeiro vença o Grêmio por 1 a 0, vaga será decidida nos pênaltis


Tags: grêmio cruzeiro copadobrasil seriea interiormg futnacional gremiors