Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Mano Menezes na íntegra e treino aberto no Maracanã: Cruzeiro está pronto para jogo de ida final da Copa do Brasil contra o Flamengo

Raposa faz jogo de ida diante do rubro-negro nesta quinta-feira, às 21h45

postado em 06/09/2017 19:30 / atualizado em 06/09/2017 20:21

Bruno Faleiro/Cruzeiro/Divulgação
O Cruzeiro encerrou na noite desta quarta-feira a preparação para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, às 21h45 desta quinta, no Maracanã. O treino foi aberto à imprensa e o comandante até confirmou que o lateral-direito Ezequiel vai para o jogo. Contudo, há uma indefinição no ataque: joga Rafael Sobis ou Raniel.

Certamente, essa dúvida não existe na cabeça do treinador, já que as duas atividades na Toca da Raposa II (segunda e terça-feira) foram realizadas sem a presença da imprensa. A escalação será divulgada oficialmente uma hora antes da partida.

O provável Cruzeiro terá Fábio; Ezequiel, Leo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Hudson, Robinho e Thiago Neves; Alisson e Rafael Sobis (Raniel).

Antes do treinamento no Maracanã, Mano Menezes concedeu entrevista coletiva e foi questionado sobre vários assuntos. Os principais foram a possibilidade de quebra de jejum de título (tanto do clube quanto do treinador), o momento das duas equipes na temporada e a possível pressão da torcida adversária.

Pressão do Maracanã

“Normal, a nossa vida é assim mesmo. Nos enfrentamos, mudamos de lado... é natural da carreira. A gente perde, a gente ganha. Acho que o mais importante é estar preparado para o momento, como penso que o Cruzeiro está. Certamente o Maracanã vai estar pulsando. E a gente vai ter que saber enfrentar essa força que vem da arquibancada e ajuda muito o mandante. Temos que ter um comportamento forte para saber enfrentar isso e ganhar o jogo”.

Foco exclusivo no primeiro jogo

“Sempre falo que a pior coisa nesse especial é você querer pensar na frente e não se dedicar ou não se entregar na totalidade para fazer a primeira parte. Não tem como não se entregar num jogo como esse pensando nos próximos 90 (minutos). A consequência estará nos próximos 90 minutos, mas temos que jogar bem esses primeiros para que as consequências sejam boas”.

Fim do jejum de títulos

“Eu não coloco questões individuais acima de questões coletivas. Falo isso para os jogadores e não poderia deixar ser diferente para comigo. Acho que o treinador faz parte de uma equipe e ele só vai ganhar se sua equipe estiver suficientemente boa para ganhar. Acho que o Cruzeiro está bem preparado. Um dos dois vai ser campeão. E nós esperamos que seja a gente”.

Nota: Mano respondeu sobre jejum pessoal de títulos. Sua última conquista foi justamente a Copa do Brasil de 2009, pelo Corinthians. Já o Cruzeiro comemorou o Campeonato Brasileiro de 2014 e desde então não voltou a ser campeão.

Time com uma dúvida

“Não é para o Rueda, né?! O Rueda tem as dúvidas deles. Nós temos as nossas opções, não é nem dúvida. Todo mundo sabe que o Cruzeiro é uma equipe que vai jogar quase em sua totalidade, com uma opção: ou Sobis ou Raniel”.

Bruno Faleiro/Cruzeiro/Divulgação

Cruzeiro pronto para ser campeão?

“Ele está pronto para disputar o título porque é o que está em jogo. A equipe passou por grandes dificuldades ao longo da Copa do Brasil, eliminamos três equipes que disputaram a Libertadores desse ano mais o São Paulo que é considerado um gigante do futebol brasileiro. Estamos indo para o quarto enfrentamento de equipe de Libertadores. Isso nos fez aprender muito na Copa do Brasil e nós esperamos que esse aprendizado seja o suficiente para a equipe disputar o título. Sabemos que cada final tem sua história, cada jogo tem suas peculiaridades. Não podemos deixar coisas fora do normal acontecerem. Dentro da normalidade, estamos preparados para disputar”.

Momentos dos times na temporada

“Penso que sim. Embora o Cruzeiro tenha o dobro da capacidade de investimento que o Cruzeiro tem em termos de receita e até isso se refletiu no número de contratações, o rendimento das equipes está muito parecido na temporada. O Campeonato Brasileiro mostra uma proximidade grande na tabela. E vieram na competição se afirmando. O Cruzeiro teve a eliminação na Sul-Americana, o Flamengo na Libertadores, e nos encontramos com mérito de ter chegado à final. Esperamos fazer bom jogo”.

Nota: treinador cruzeirense fez um comparativo entre as situações das equipes na temporada. O Flamengo está em quinto no Campeonato Brasileiro, com 35 pontos. O Cruzeiro é o sexto, com 31. Ambos foram eliminados de competições internacionais: o rubro-negro deixou a Libertadores na fase de grupos (ficou em terceiro de sua chave) e a Raposa caiu na primeira fase da Sul-Americana (derrota nos pênaltis para o Nacional-PAR).

Identidade da equipe

“Fortalecimento como equipe. Entrega nos jogadores na parte coletiva. Passamos um momento da temporada em que a equipe perdeu um pouco da identidade. Eu, como treinador, até deixei isso acontecer, porque é importante para você se comprometer como um todo, para que todos os jogadores se comprometam com uma ideia na qual eles acreditam muito nessa ideia. E para acreditar, certas coisas precisam acontecer lá dentro do campo. A gente teve que tropeçar, a gente teve que patinar para recuperar essa identidade e esse entendimento de que sem entrega, sem cumprimento de parte tática e sem entendimento de jogo como um todo nós não chegaríamos a lugar nenhum. Hoje fico feliz porque a equipe recuperou isso”.

Time tranquilo?

“Olha... o sentimento que tem é que a equipe sabe porque chegou e sabe como tem de se comportar nos dois jogos da final. Mas não pode estar tranquilo demasiadamente porque as finais não permitem isso. É preciso sentir frio na barriga. É preciso sentir a tensão da final. Porque tranquilidade demais não combina com decisão. Nas últimas horas, se estiver tranquilo demais, vou dar uma agitadinha que é para chegar ao foco”.

Lucas Romero

“É, o Romero não joga exatamente desde o jogo contra o Grêmio pela semifinal em Porto Alegre. É por isso que ele não inicia o jogo de amanhã. Vai iniciar o Ezequiel”.

Nota: Lucas Romero ficou de fora dos últimos cinco jogos por causa de dores no tornozelo direito.

Arrascaeta

“Arrascaeta funciona do mesmo jeito que Romero. Nesse mundo difícil a gente tenta ter uma certa coerência. Uma coerência que faz com que todos entendam o papel do momento, que o melhor é ficar como opção. Também temos algumas questões importantes de segundo amarelo que pode se refletir no segundo jogo. Não posso colocar todas as questões porque lá na frente posso precisar”.

Nota: Mano explicou o motivo de deixar Arrascaeta no banco de reservas e enxergou situação semelhante à de Lucas Romero.

Tags: Cruzeiro Raposa Mano Menezes flamengorj copadobrasil seriea interiormg futnacional