Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Campeão da Copa do Brasil, Cruzeiro busca quarta vitória seguida no Campeonato Brasileiro contra líder Corinthians

Raposa quer manter histórico de conciliar boas campanhas nos dois torneios

postado em 01/10/2017 06:30 / atualizado em 30/09/2017 22:52

O título da Copa do Brasil, conquistado na quarta-feira com vitória nos pênaltis sobre o Flamengo (5 a 3), embalou o Cruzeiro na temporada. Agora, o desafio é manter o bom momento no Campeonato Brasileiro, torneio no qual o time ocupa a quinta posição, com 40 pontos. O adversário deste domingo, às 16h, no Mineirão, é o líder Corinthians, que soma 54. A previsão de público é superior a 30 mil pagantes.

O time celeste tentará a quarta vitória consecutiva na Série A. Os bons resultados recentes vieram diante de Chapecoense (2 a 1, na Arena Condá), Bahia (1 a 0, no Mineirão) e Atlético-GO (2 a 1, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia). Considerando apenas o returno da competição, a Raposa tem a segunda melhor campanha, com 13 pontos em 18 possíveis. O primeiro é o Botafogo, que somou 15. 

Pensar em título é algo considerado utópico pelo elenco cruzeirense. O que não impede, no entanto, de dar sequência às vitórias. O técnico Mano Menezes traçou um objetivo junto aos jogadores: lutar ao menos pelo segundo lugar no campeonato. “Nós estamos preocupados com nossa situação. Estamos em quinto, nos aproximamos bastante do quarto, do terceiro e até do segundo. É a nossa turma, é a turma que temos de ultrapassar agora. Todos os jogos serão importantes para isso. E nosso adversário é o Corinthians”, destacou o treinador, que vê o oponente deste domingo como “campeão virtual”.

“Nós temos um grupo muito próximo e vamos trabalhar na competição pensando em fazer parte desse grupo de elite. Temos a possibilidade de entrar primeiro entre os quatro. Depois ultrapassar o terceiro, o segundo. O Corinthians está lá na frente, é o virtual campeão brasileiro. Deixa ele lá”.

A prova de que o Cruzeiro leva a sério o confronto é que o comandante pretende escalar o que tem de melhor. Ele não poderá contar com Robinho e Raniel, machucados, e Hudson, poupado por causa de desgaste muscular. Os demais participantes da final da Copa do Brasil estão à inteira disposição da comissão técnica. Com relação aos substitutos, Lucas Silva e Lucas Romero brigam pela lacuna deixada no meio-campo, enquanto Rafinha, Arrascaeta e Rafael Sobis disputam duas vagas no setor ofensivo.

Mano garantiu que não será necessário trabalho de motivação aos jogadores para os compromissos pelo Campeonato Brasileiro. “O Cruzeiro conquistou um título e isso só pode trazer coisas boas. E coisas boas nos trazem ganho em autoestima, em confiança. Fazemos um segundo turno muito bom e temos que manter isso”.

Ramon Lisboa/EM D.A Press

Histórico em Copas do Brasil/Brasileiros

O próprio histórico do Cruzeiro mostra que o time foi bem no Campeonato Brasileiro em quase todos anos em que conquistou o título ou chegou à final da Copa do Brasil (veja a relação abaixo):

1993 - Copa do Brasil: campeão / Campeonato Brasileiro: 12º (eliminado na fase de grupos)
1996 - Copa do Brasil: campeão / Campeonato Brasileiro: 5º (eliminado nas quartas de final)
1998 - Copa do Brasil: finalista / Campeonato Brasileiro: 2º (perdeu na final)
2000 - Copa do Brasil: campeão / Campeonato Brasileiro: 3º (eliminado nas semifinais)
2003 - Copa do Brasil: campeão / Campeonato Brasileiro: 1º (campeão nos pontos corridos)
2017 - Copa do Brasil: campeão / Campeonato Brasileiro: 5º (competição em andamento)

Corinthians

Sem seu principal artilheiro – Jô se contundiu –, o Corinthians confirmou Kazim para comandar o ataque paulista. A equipe vem de empate por 1 a 1 com o São Paulo e com campanha irregular no segundo turno (duas vitórias e um empate em seis jogos). Uma das novidades também do setor ofensivo, mas no banco, será Carlinhos, de 20 anos. Preocupado com erros excessivos de passe, no último treinamento o técnico Fábio Carille trabalhou insistentemente as saídas de bola pelos lados.

CRUZEIRO X CORINTHIANS

CRUZEIRO
Fábio; Ezequiel, Leo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Lucas Romero (Lucas Silva), Rafinha e Thiago Neves; Alisson e Rafael Sobis (Arrascaeta)
Técnico: Mano Menezes

CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel e Maycon; Jadson, Rodriguinho e Ángel Romero; Kazim
Técnico: Fábio Carille

Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão
Data: domingo, 1º de outubro de 2017
Horário: 16h
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Assistentes adicionais: Paulo Roberto Alves Junior (PR) e Fábio Filipus (PR)
Pendurados: Lennon, Lucas Romero, Murilo e Sassá

Tags: futnacional corinthianssp copadobrasil seriea cruzeiro raposa corinthians