Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Valorização acima da média para auxiliares é um dos trunfos da nova diretoria do Cruzeiro para tentar permanência de Mano Menezes

Proposta será formalizada até o fim desta semana pelo presidente eleito

postado em 17/10/2017 09:49 / atualizado em 17/10/2017 15:06

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Mano Menezes afirmou em sua primeira entrevista coletiva no retorno ao Cruzeiro, em julho de 2016, após se desligar do Shandong Luneng, que estava tranquilo financeiramente nos próximos sete anos em função do que havia ganhado na China. Realidade essa diferente da dupla que está ao seu lado há alguns anos: o preparador Eduardo Silva e o auxiliar Sidnei Lobo. Conforme apurou o Superesportes, uma das estratégias da nova diretoria para convencer Mano a renovar seu contrato é oferecer valorização salarial de 65% à dupla - os novos vencimentos se igualariam aos de um treinador de clube de médio porte.

A proposta ainda não foi formalizada, mas Itair Machado, homem forte do futebol do Cruzeiro a partir de janeiro de 2017, já adiantou sua intenção a Sidnei Lobo na primeira conversa que tiveram. Sidnei recebeu o contato antes mesmo de Mano, que tirou licença médica após a eleição de Wagner Pires de Sá e ficou cerca de dez dias afastado das atividades. O auxiliar, que comandou o Cruzeiro nas vitórias sobre Ponte Preta (2 a 1) e Grêmio (1 a 0), já confirmou em entrevista que recebeu uma ligação de Itair.

O primeiro encontro de Mano com os responsáveis pelo novo departamento de futebol aconteceu no fim da manhã desta terça-feira, na Toca da Raposa II. Na reunião, que durou pouco mais de duas horas, dirigentes e treinador dedebateram sobre o projeto esportivo para 2018, conforme revelou Pires de Sá. De acordo com o presidente eleito, não foi tratado parte financeira de um possível novo contrato. A reportagem apurou que a intenção do grupo, que já terá Marcelo Djian como um de seus líderes, é oferecer valorização salarial de 30% ao treinador. O custo do trio aumentaria em 40% para os cofres do Cruzeiro.

Apesar do esforço financeiro, dinheiro não irá segurar Mano Menezes em Belo Horizonte. O Superesportes conversou com pessoas ligadas ao treinador que garantiram que nenhum aumento salarial bastaria para convencê-lo a renovar o contrato. Justamente pelo que ganhou na rescisão com o clube chinês, Mano teme estabilidade financeira garantida e consegue escolher o projeto que mais lhe agrada. Além disso, o treinador está valorizado depois da conquista da Copa do Brasil e conseguirá bons salários seja em qual clube for.

Wagner Pires de Sá se mostrou otimista com a renovação do treinador. “Foi muito produtiva nossa conversa. Vamos acabar de acertar na quinta-feira, temos de combinar projetos esportivos. Naturalmente, ainda precisamos acordar detalhes filosóficos, o que há de semelhante nos nossos projetos. A palavra final dele será dada na quinta-feira. Não existe problema financeiro, é bom deixar isso claro. Essa não é uma preocupação”, afirmou Pires de Sá. “Estou muito otimista com a renovação", disse.

Independentemente da renovação, certo é que Mano Menezes comandará o Cruzeiro nesta quarta-feira, em duelo diante do Coritiba, às 19h30, no Couto Pereira. Dependendo dos resultados, a Raposa poderá terminar a 29ª rodada na vice-liderança do Campeonato Brasileiro.

Paulo Filgueiras/EM/D.A Press

Tags: eduardo silva mano menezes cruzeiro interiormg seriea diretoria renovacao auxiliares