Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Galhardo comemora retorno ao futebol após quase um ano afastado: 'Período de incertezas'

Último jogo do lateral ocorreu em novembro do ano passado, pelo Atlético-PR

postado em 18/10/2017 11:54 / atualizado em 18/10/2017 12:16

Matheus Adler/Superesportes
Relacionado pela primeira vez desde que chegou ao Cruzeiro em julho deste ano, o lateral-direito Rafael Galhardo é só alegria. O jogador, inscrito para enfrentar o Coritiba nesta quarta, às 19h30, no Couto Pereira, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, comemorou o retorno ao futebol após onze meses que entrou em campo pela última vez, quando ainda atuava pelo Atlético-PR.

Rafael Galhardo passou os últimos oito meses se recuperando de uma cirurgia de reconstrução dos ligamentos do joelho direito, rompidos no fim do ano passado, após participar de uma partida festiva. O lateral chegou ao Cruzeiro em 22 de julho, mas assinou contrato com a Raposa um mês depois, válido até o fim do ano, com opção de renovação por mais duas temporadas. O jogador vinha treinando e passou os últimos dias aprimorando a parte física. Nessa terça, o jogador comemorou o fato de ter sido relacionado pela primeira vez e disse ter passado um ‘período de incertezas’ no ano.

“Sempre agradecendo a Deus por tudo! Muito feliz por estar concentrado para a partida de amanhã (hoje). Foram 8 meses de muitos sofrimentos, dúvidas, incertezas, mas graças a Deus consegui vencer e isso chegou ao fim. Tenho certeza que serei muito feliz no Cruzeiro. Obrigado a todos que torceram pela minha recuperação!”, publicou Galhardo em seu Instagram.

O lateral-direito recebeu muitas mensagens de apoio em sua publicação, inclusive, de companheiros de equipe, como o atacante Careca, que está na fisioterapia da Toca da Raposa II se recuperando de lesão. “Merece tudo de bom irmão, você é fera”, escreveu o jogador, contratado junto ao Atlético-AC, em agosto.

Galhardo entrou em campo pela última vez no dia 15 de novembro do ano passado, quando o Atlético-PR enfrentou o Fluminense, no Maracanã, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o lateral-direito substituiu seu companheiro de setor Léo, ainda no intervalo, atuando por 45 minutos.



Trajetória

O lateral-direito foi revelado pelo Flamengo em 2009 e permaneceu no Rubro-Negro até 2012, quando foi vendido ao Santos. Em dois anos na Vila, fez 26 jogos e um gol. Em 2014, transferiu-se para o Bahia por empréstimo. Seu melhor momento na carreira foi em 2015, no Grêmio, onde fez dois gols em 49 apresentações e conquistou o prêmio Bola de Prata como melhor lateral-direito do Campeonato Brasileiro.

A boa temporada lhe rendeu uma transferência em definitivo para o Anderlecht da Bélgica. À época, o Santos o negociou por 1 milhão de euros, cerca de R$ 4,4 milhões (valores do período). No entanto, a passagem pela Europa foi frustrante. O lateral entrou em campo oficialmente apenas uma vez. Atuou como titular na vitória de seu time sobre o Sint-Truiden por 2 a 1, no dia 29 de janeiro, pelo Campeonato Belga.

A passagem na Bélgica coincidiu com período de muitos atentados terroristas em Bruxelas. Sem muitas chances, ele decidiu retornar ao Brasil em julho do ano passado, quando acertou com o Atlético-PR por empréstimo. No clube, fez sete partidas, cinco como titular. Por azar, uma lesão no joelho direito, em janeiro, durante as férias, fez com que o clube paranaense rescindisse o vínculo com o jogador.

Galhardo passou por cirurgia de reconstrução dos ligamentos em fevereiro e, desde então, iniciou recuperação no clube em que foi formado, o Flamengo. Em 11 de julho, antes de chegar ao Cruzeiro, ele teve o seu primeiro contato com bola desde a lesão e postou vídeos no Instagram comemorando o retorno às atividades sem restrição.

Tags: Rafael Galhardo cruzeiro futnacional interiormg seriea coritibapr atleticopr recuperação