Futebol Internacional
None

SELEÇÃO BRASILEIRA

Dunga chama Everton Ribeiro e Tardelli, mas deixa Oscar fora de convocação da Copa América

Relação conta com oito jogadores que fizeram parte do grupo no Mundial do Brasil

postado em 05/05/2015 11:32 / atualizado em 05/05/2015 13:06

AFP PHOTO/ VANDERLEI ALMEIDA

O grupo da Seleção Brasileira que vai buscar o título da Copa América no Chile já é conhecido. Nesta terça-feira, em evento na sede da CBF, o técnico Dunga divulgou a lista de 23 jogadores convocados, numa relação sem grandes novidades, como havia sido antecipado pelo próprio treinador, e liderada pelo craque Neymar mas sem o meia Oscar, do Chelsea, e com o volante Casemiro, do Porto, além do atacante Robinho, hoje no Santos.

Mais uma vez, Dunga resolveu apostar em Robinho, jogador de confiança na sua passagem anterior pelo comando da Seleção, e que continua em alta com o treinador, ainda mais após conquistar o título do Campeonato Paulista no último fim de semana.

A relação não chegou a ter nenhum novato sob o comando de Dunga, mas a presença de Casemiro causou certa surpresa, pois o jogador não vinha sendo constantemente convocado pelo técnico. O treinador também resolveu apostar no meia Everton Ribeiro, ex-Cruzeiro, que havia ficado de fora da convocação anterior, após se transferir para o Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos. Ele acabou ficando com a vaga de Oscar, campeão inglês pelo Chelsea e que, segundo Dunga, está lesionado.

Escolhido pela suceder o técnico Luiz Felipe Scolari no comando da Seleção após o fracasso na Copa do Mundo de 2014, Dunga está invicto dirigindo a equipe nesta segunda passagem pelo Brasil, incluindo triunfos nos dois amistosos de 2015, diante da França (3 a 1) e do Chile (1 a 0).

E a relação divulgada por Dunga conta com oito jogadores que fizeram parte do grupo do Brasil na última Copa. São eles: Jefferson, Marcelo, David Luiz, Thiago Silva, Luiz Gustavo, Fernandinho, Willian e Neymar. Mas o treinador também apostou em nomes recentemente lançados, como os atacantes Roberto Firmino, do Hoffenheim, e Diego Tardelli, do Shandong Luneng, e que brilharam pelo Brasil sob o seu comando.

Agora, Dunga terá o desafio de comandar a Seleção em um torneio oficial, a Copa América no Chile, que também servirá como prévia para as Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2018. O Brasil vai estrear no torneio em 14 de junho, diante do Peru, em Temuco. E os outros adversários no Grupo C da competição serão a Colômbia, no dia 17, e a Venezuela, no dia 21, com ambos os confrontos marcados para Santiago.

Antes da Copa América, a Seleção fará dois amistosos de preparação para o torneio, ambos agendados para o Brasil. Eles serão em 7 de junho, diante do México, no Allianz Parque, em São Paulo, e no dia 10, diante de Honduras, no Beira-Rio, em Porto Alegre.

A apresentação da Seleção para a Copa América está prevista para 1º de junho, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Porém, caso algum jogador esteja envolvido na decisão da Liga dos Campeões da Europa, caso de Neymar, do Barcelona, e Marcelo, do Real Madrid, marcada para 6 de junho, a apresentação se dará apenas após a disputa da final do torneio continental.

Como os torneios nacionais não serão paralisados durante a disputa da Copa América, os jogadores que atuam no País vão desfalcar os seus times no período do torneio. Os atletas de clubes que participam do Brasileirão, casos do gremista Marcelo Grohe, do santista Robinho e do corintiano Elias, poderão ficar de fora de até sete rodadas. Já Jefferson pode desfalcar o Botafogo em até seis jogos da Série B.

Além disso, também, nesta terça, a CBF anunciou que o ex-jogador Clodoaldo, com passagem destacada pelo Santos e que conquistou o título da Copa do Mundo de 1970 pela Seleção Brasileira, será o auxiliar técnico pontual, cargo criado por Dunga para que nomes consagrados do futebol estejam juntos ao grupo.

Confira a lista de convocados da Seleção Brasileira para a Copa América e os dois amistosos preparatórios:

Goleiros -
Jefferson (Botafogo), Diego Alves (Valencia) e Marcelo Grohe (Grêmio).

Laterais - Danilo (Porto), Fabinho (Monaco), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luis (Chelsea).

Zagueiros - David Luiz (Paris Saint-Germain), Marquinhos (Paris Saint-Germain), Thiago Silva (Paris Saint-Germain) e Miranda (Atlético de Madrid).

Volantes - Luiz Gustavo (Wolfsburg), Elias (Corinthians), Fernandinho (Manchester City) e Casemiro (Porto).

Meias -
Everton Ribeiro (Al-Ahli), Willian (Chelsea), Phillippe Coutinho (Liverpool) e Douglas Costa (Shakhtar Donetsk).

Atacantes - Neymar (Barcelona), Diego Tardelli (Shandong Luneng) Robinho (Santos) e Roberto Firmino (Hoffenhein).

Tags: futnacional futinternacional dunga convação everton tardelli copaamerica atleticomg cruzeiroec