Futebol Internacional
None

Sorteio

Espanha domina as quartas de final da Champions League e a Inglaterra passa em branco

Clubes ingleses falham as quartas de final pela segunda vez em três temporadas

postado em 19/03/2015 15:46 / atualizado em 19/03/2015 16:01

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

AFP
Às 8h desta sexta-feira (20), a Uefa realiza em sua sede, em Nyon (Suíça), o sorteio dos confrontos das quartas de final da Champions League. Atlético de Madrid, Barcelona, Bayern de Munique, Juventus, Monaco, Porto, PSG e Real Madrid são os oito clubes que seguem na disputa pelo título da maior e mais prestigiosa competição interclubes do mundo. Assim como aconteceu na temporada passada, o futebol espanhol volta a dominar a fase decisiva do torneio, colocando novamente três clubes entre os oito melhores. Por outro lado, chama a atenção mais um fracasso inglês. A Premier League, liga de futebol mais rica do planeta, não tem um representante sequer, feito que acontece pela segunda vez em três anos.

Depois de dominar a Champions League na primeira década deste século, o futebol inglês vê seus clubes falharem justamente no momento em que a liga inglesa mais fatura em toda sua história. Pouco mais de um mês depois do anúncio da renovação de contrato dos direitos de transmissão da Premier League - por absurdos 5,1 bilhões de Libras (cerca de R$ 24 bilhões) -, Chelsea, Manchester City e Arsenal foram incapazes de dar ao país, pelo menos, uma vaga nas quartas de final da principal competição continental.

Se os ingleses fracassam, os espanhóis aproveitam para recuperar o terreno perdido. Na temporada passada, os rivais de Madri - Real e Atlético - fizeram a final da competição, com o Real conquistando sua décima taça. Este ano, Real, Atlético e Barcelona voltam a figurar entre os oito quadrifinalistas. Com isso, La Liga soma 20 presenças nas quartas de final nas últimas temporadas, igualando a Premier League no registro.

Vale lembrar que em 2011/12 - há quatro temporadas -, a Inglaterra havia aberto uma vantagem de 18x11. Em três anos, os espanhóis tiraram essa diferença.

Projetando a fase seguinte, basta um clube da Espanha seguir adiante para que La Liga ultrapasse a Premier League no registro de semifinalistas nos últimos 10 anos (na soma das últimas nove temporadas, estão empatados em 13x13). E a vantagem pode ser ainda maior. Como o sorteio é livre - sem qualquer direcionamento ou condicionante -, a Espanha pode ver seus três clubes com possibilidades de chegarem às semifinais. Ou seja, La Liga abriria 16x13 nessa contagem particular entre as duas maiores ligas europeias.

Bayern, o intrometido
Em meio aos favoritos espanhóis, o Bayern de Munique - base da seleção alemã tetracampeã mundial - segue firme e forte na competição. Nas últimas cinco temporadas, os bávaros chegaram à semifinal quatro vezes, disputaram duas finais e foram campeões uma vez (2012/13). Certamente, o time comandado pelo espanhol Pep Guardiola é o principal oponente da dupla de ferro Real Madrid e Barcelona.

Franceses marcam presença
Pela primeira vez desde 2009/10, a França volta a ter dois clubes entre os oito melhores. Há seis temporadas, Lyon e Bordeaux representaram a Ligue 1. Desta vez, PSG e Monaco fazem a honra. E enquanto a classificação dos monegascos foi, de certa forma surpreendente, a presença dos parisienses é para se ter em atenção. Quando adquiriu o clube, o xeque Nasser Al-Khelaifi deixou claro que tinha como objetivo conquistar o título europeu. Para a atual temporada, o PSG montou um time que tem, dentre outros: a dupla de zaga titular da Seleção Brasileira (Thiago Silva e David Luiz), além de um reserva (Marquinhos); e um ataque que conta com Ibrahimovic e Cavani. A equipe da cidade luz, certamente, é um adversário temido por todos no sorteio desta sexta-feira.

Eles estão de volta
Duas vezes campeões europeus, Juventus e Porto voltam a disputar as quartas de final da Liga dos Campeões. Coincidentemente, ambos chegam a esta fase pela segunda vez nos últimos sete anos. A última vez que os italianos haviam marcado presença fora em 2012/13 e os portugueses em 2008/09. A Vecchia Signora vem embalada pela grande temporada que tem realizado internamente - com o tetracampeonato italiano como mera questão de tempo. Ao passo que os Dragões chegam às quartas de final como o único invicto dos oito remanescentes e sonhando com um sorteio simpático, para tentarem chegar pela primeira vez à semifinal desde que foram campeões em 2004.

Quadrifinalistas por país
na temporada 2014/15

3
Espanha

2
França

1
Alemanha, Itália e Portugal

Quadrifinalistas por país
nas últimas 10 temporadas

20
Inglaterra e Espanha

11
Alemanha e Itália

8
França

4
Portugal

2
Turquia

1
Holanda, Rússia, Ucrânia e Chipre