Futebol Internacional
None

FUTEBOL INTERNACIONAL

Brasileiros retornam ao Shakhtar e já treinam com o time

Equipe ucraniana posta foto de Dentinho, Douglas Costa e Alex Teixeira treinando. Os três foram os últimos brasileiros a voltar ao time, após crise na Ucrânia

postado em 29/07/2014 16:51 / atualizado em 29/07/2014 18:09

Amanda Martimon

Dentinho, Douglas Costas e Alex Teixeira -- últimos de cinco jogadores brasileiros do Shakhtar a retornarem para a Ucrânia -- participaram de treino, na tarde desta segunda-feira (29/7), em Kiev. De acordo com o clube, os atletas se reapresentaram ontem e já trabalham, normalmente, com o grupo.

Reprodução/Twitter


Relembre
Além deles, os brasileiros Fred e Ismaily e o argentino Facundo Ferreyra, que voltaram ao clube na semana passada, também haviam abandonado a delegação do clube, alegando insegurança diante do conflito que assola a Ucrânia. Em viagem à França para amistoso com o Lyon, em 20 de julho, os seis jogadores decidiram não retornar ao país. A decisão dos atletas foi tomada depois que um avião da Malaisya Airlines foi abatido ao sobrevoar uma região dominada por insurgentes na Ucrânia.


A cidade de Donetsk, onde fica a sede do clube, é um dos centros de tensão do país. Ao leste da Ucrânia, a cidade está praticamente abandonada. Espaços públicos, como escolas, lojas e bares, permanecem fechados e quase não há movimento nas ruas.

Clube
Com a intensificação dos conflitos na região de Donetsk e a recusa de parte do elenco de voltar ao local, o Shakhtar decidiu trabalhar longe de casa. O time está treinando na capital do país, em Kiev, e mandará seus jogos também em uma zona isolada do conflito, na cidade de Lviv.

 

Reprodução/Shakhtar

Em entrevista ao site oficial do clube, o presidente Rinat Leonidovich afirmou que não está chateado com os jogadores pela conduta. O mandatário ainda minimizou a polêmica com o agente Kia Joorabchian. "Mantenho uma parceria de longa data e até de amizade com ele. Estamos sempre em contato e ele prometeu ajudar, de todas as formas possíveis, no retorno imediato do restante da equipe", disse Leonidovich, antes da chegada de Dentinho e companhia.

 

Bem diferente das declarações do técnico do time, o romeno Mircea Lucescu, que responsabilizou Kia pela "fuga" dos jogadores chamando-o de mafioso. Agora, o presidente acredita que Lucescu terá de encontrar um jeito de reconstruir o relacionamento com os atletas.

 

Com o retorno dos jogadores que faltavam no elenco, a diretoria do Shakhtar não deve punir os "ex-desertores", como havia ameaçado, caso eles não se reapresentassem.