Futebol Internacional
None

ZEBRA

Nigéria vence e se classifica; Burkina Faso elimina Zâmbia, os atuais campeões

Com dois gols de Moses, Nigéria bate Etiópia e vê campeões saírem para zebra do grupo

postado em 29/01/2013 17:58 / atualizado em 29/01/2013 18:04

AFP

Nigéria e Zâmbia entraram na rodada rigorosamente igualadas nos principais critérios de desempate e estavam decidindo a vaga, cada uma em seu respectivo jogo, no número de cartões amarelos até os 34 minutos do segundo tempo, quando o nigeriano Moses marcou de pênalti, abrindo caminho para a vitória por 2 a 0, e garantindo a classificação das Super Águias em segundo lugar no Grupo C.

Burkina Faso, por sua vez, segurou o empate com a Zâmbia, atual campeã da Copa Africana de Nações, e ficou com a primeira colocação da chave.

Com o resultado conquistado na tarde desta quarta-feira, a Nigéria conseguiu sua primeira vitória na competição continental e alcançou os cinco pontos, mesma pontuação de Burkina Faso, perdendo no saldo de gols.

O jogo -
A Nigéria entrou em campo com o peso do favoritismo e pareceu durante todo o primeiro tempo e a maior parte da segunda etapa travada por conta da pressão extra. Etiópia, muito limitada tecnicamente não conseguia se aproveitar da situação do oponente e também não ofereceu perigo durante todo o jogo.

Com o final da partida se aproximando e com a eliminação pelo número de cartões mais próxima, o time nigeriano se lançou de forma desesperada ao ataque e conseguiu assustar algumas vezes, assistindo dramaticamente a boas defesas do goleiro e a uma bola tirada em cima da linha pela zaga etíope.

A pressão nigeriana, ainda que desorganizada acabou dando resultado, e alívio aos seus torcedores, aos 34 minutos, quando Moses foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. O próprio atacante do Chelsea bateu bem e abriu o placar.

Cinco minutos mais tarde, o mesmo Moses recebeu na área e foi derrubado pelo goleiro Bancha, que acabou expulso. Sem mais substituições a fazer, a Etiópia colocou no gol, o volante Hintsa, que acertou o canto, mas não conseguiu defender nova cobrança de Moses.

Agora, a Nigéria espera a conclusão do Grupo D para conhecer seu oponente nas quartas de final da competição. Nesta quinta-feira, Togo e Tunísia se enfrentam, bem como Costa do Marfim e Argélia, às 15 horas, fechando a fase de grupos e definindo todos os confrontos da próxima fase.
AFP