Futebol Internacional
None

COPA AFRICANA DE NAÇÕES

Gana e Mali garantidos

África do Sul e Cabo verde estão fora. Hoje saem mais dois semifinalistas entre Burkina Faso e Togo e Nigéria e Costa do Marfim

postado em 03/02/2013 10:21 / atualizado em 03/02/2013 10:23

(AFP PHOTO / STEPHANE DE SAKUTIN )

Os dois últimos classificados para as semifinais da Copa Africana de Nações serão decididos hoje, quando entram em campo, às 13h (de Brasília) Costa do Marfim, do atacante Drogba, e Nigéria, em Rustemburgo, e Burkina Faso e Togo, que se enfrentam em Nelspruit, às 16h30 (de Brasília). O campeão africano estará em Belo Horizonte em junho, para disputar uma partida pelo Grupo B da Copa das Confederações’2013 contra o Taiti, no Mineirão. Esta seleção, juntamente com o Taiti, completa a chave, que tem ainda Espanha e Uruguai. No Grupo A, além dos brasileiros, estão Itália, México e Japão. A final da competição africana será no Estádio Soccer City (palco da decisão do Mundial’2010), em Joanesburgo, dia 10.

O sonho de ser bicampeã da Copa Africana de Nações em casa acabou para a África do Sul de maneira dura. Os Bafana Bafana perderam três pênaltis na disputa contra Mali, depois do empate por 1 a 1 no tempo normal, e foram eliminados nas oitavas de final no Estádio Moses Mabhida, em Durban, com todo o apoio da torcida.

O gol dos donos da casa foi marcado por Tokelo Rantie, aos 31min do primeiro tempo. Em contra-ataque rápido, May Mahlangu arrancou pelo meio e tocou na área para Thuso Phala, que tentou o chute cruzado, pegou mal na bola e acabou dando uma assistência para Rantie, sozinho na pequena área, chutar para marcar 1 a 0 no placar. Na segunda etapa, Mali chegou ao empate com Seydou Keita (ex-Barcelona e atualmente no Dalian Aerbin, da China), de cabeça, aos 13min, depois de falha da defesa sul-africana, que deixou o rival sozinho na área para receber cruzamento da esquerda.

Em 2002, os dois países também se enfrentaram nas quartas de final, e Mali, então anfitriã, se classificou com vitória de 2 a 0 (depois caiu na semifinal para o campeão Camarões). A África do Sul só ganhou a competição uma vez, no ano em que também sediou o torneio: 1996, com vitória de 2 a 0 sobre a Tunísia na decisão. Dois anos depois, os Bafana Bafana caíram por 2 a 0 para o Egito na final em Burkina Faso e ficaram com o vice.

AZARÃO


Não foi desta vez. Gana bateu Cabo Verde por 2 a 0 no Estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth, e garantiu sua vaga diante do azarão da competição. Melhor para a velha guarda. As Estrelas Negras derrotaram os Tubarões Azuis por 2 a 0, graças a dois gols do armador Wakaso, e avançaram. O duelo foi equilibrado. Apesar do favoritismo dos ganeses, Cabo Verde mostrou boa organização no primeiro tempo, soube neutralizar as principais jogadas adversárias, levando perigo nos contragolpes. Do lado adversário, o armador Kwadwo Asamoah jogou adiantado e pouco criou. Como a situação não mudou muito na segunda etapa, um gol só sairia em lance isolado. Foi o que ocorreu. Aos 9min, Carlitos derrubou Asamoah Gyan dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Wakaso bateu firme, no meio do gol.

Com a desvantagem, Cabo Verde abandonou a postura defensiva e foi buscar o empate. Entretanto, ia mais na raça do que na organização. Ainda assim, obrigaram o arqueiro Dauda a fazer duas boas defesas, em chutes de Djaniny e Heldon. No fim, Gana fechou o placar. Depois de cobrança de escanteio em que até o goleiro dos Tubarões Azuis, Vozinha, foi para a área, Wakaso arrancou desde seu campo de defesa e, com o gol vazio, só empurrou para as redes, decretando a classificação das Estrelas Negras.