Futebol Internacional
None

Uefa garante que Manchester City e PSG não enganarão o Fair Play Financeiro

Milionárias contratações de City e Paris Saint-Germain estão na mira da Uefa

postado em 04/02/2013 14:12

As milionárias contratações de Manchester City e Paris Saint-Germain estão novamente na mira da Uefa. A entidade que comanda o futebol europeu avisou nesta segunda-feira que o Fair Play Financeiro não será ludibriado pelas duas equipes. De acordo com as normas da organização, os times que não conseguirem arcar com as suas dívidas serão punidos com a perda de pontos ou desclassificação de torneios continentais.

“Eles estão gastando muito dinheiro e é uma situação preocupante se os clubes não tiverem a responsabilidade de tratar esta questão com seriedade. Isso não é apenas sobre uma única equipe que pode falir. Todo o futebol se preocupa com isso, porque as consequências sentidas por um time que vai à bancarrota são sentidas por todo o jogo”, disse o secretário-geral da Uefa, Gianni Infantino, ao jornal inglês The Guardian.

A última vítima do Fair Play Financeiro foi o Málaga. O clube havia perdido o direito de disputar a próxima Liga dos Campeões e recorreu da decisão para provar que está com as contas em dias. Segundo Infantino, a entidade não aceitará nenhum tipo de trapaça neste quesito. “Todos sabem das regras, inclusive o PSG. Eles precisam sempre atualizar os seus custos sem acobertar nada.”

O secretário-geral também garantiu que a Uefa não está preocupada em distribuir punições aos clubes e deseja apenas manter a competitividade dos campeonatos em um nível justo para todos os times. “Nossa responsabilidade é ter um sistema que funciona para mais de 630 equipes e não olhar para apenas uma e negligenciar o resto. Não queremos distribuir punições, e sim ajudar a todos. Mas às vezes nós precisamos multar alguém para ajudar os demais”, concluiu.

A última milionária aquisição do Paris Saint-Germain foi confirmada na última semana, com a vinda de David Beckham para a disputa desta temporada 2012/2013. O inglês, porém, garantiu que doará todo o seu salário para uma instituição de caridade. Já o Manchester City lucrou milhões com a venda de Balotelli para o Milan e, segundo a imprensa europeia, já voltou os seus esforços para tentar a contratação de Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, ou Falcao, do Atlético de Madri.