Futebol Internacional
None

Manchester United homenageia vítimas de desastre aéreo de fevereiro de 1958

Desastre no voo 609 da British European Airways matou 11 membros da agremiação

postado em 06/02/2013 11:36

Reprodução

Tradicional clube do futebol mundial, o Manchester United viveu o episódio mais triste de sua história no dia 6 de fevereiro de 1958, quando um desastre no voo 609 da British European Airways matou 11 membros da agremiação, incluindo oito jogadores. Nesta quarta-feira, exatamente 55 anos após a tragédia, o time inglês publicou homenagem às vítimas em seu site oficial e substituiu a tradicional cor vermelha da página por preto, como forma de luto.

Após embate com o Estrela Vermelha em Belgrado, atual capital da Sérvia, a delegação do Manchester United voltava para Inglaterra quando a aeronave fez escala em Munique para processo de abastecimento. Uma tempestade de neve causou dificuldades para a decolagem em território alemão e o desastre aconteceu quando o piloto James Thain realizou a terceira tentativa de levantar voo.

Ao todo, 23 das 44 pessoas que estavam no avião morreram. Entre as vítimas estavam os atletas Geoff Bent, Roger Byrne, Eddie Colman, Mark Jones, David Pegg, Tommy Taylor, Liam Billy Whelan e Duncan Edward. O secretário do clube inglês, Walter Crickmer, um dos treinadores, Tom Curry, e o chefe da comissão técnica, Bert Whalley, também não resistiram ao acidente.

Entre os 21 sobreviventes da tragédia está o atacante Bobby Charlton, que completou 75 anos no último mês de outubro. Após a tragédia, o ex-atleta conquistou oito títulos pelo Manchester United, incluindo uma Liga dos Campeões e o tetracampeonato nacional, e também a Copa do Mundo de 1966, pela Inglaterra.