Futebol Internacional
None

Águias contra zebra

A forte Seleção da Nigéria e a surpresa Burkina Faso decidem o título da Copa da África. Campeão enfrenta o Taiti no primeiro jogo da Copa das Confederações no Mineirão

postado em 10/02/2013 09:00 / atualizado em 10/02/2013 09:03

AFP PHOTO / BEN STANSALL

O torcedor de Belo Horizonte conhecerá hoje o adversário do Taiti na primeira partida da Copa das Confederações no Mineirão, em 17 de junho. Nigéria e Burkina Faso disputam o título da Copa Africana de Nações às 16h30 (de Brasília), no Estádio Soccer City, em Johanesburgo, na África do Sul. A seleção campeã estará no Grupo B, ao lado de Espanha, Uruguai e Taiti.

Na primeira fase, as duas seleções estavam no mesmo grupo e empataram por 1 a 1. Burkina Faso, que terminou líder do grupo, foi a surpresa da competição e busca um título inédito – sua melhor colocação havia sido o quarto lugar de 1998. Os nigerianos tentam a terceira taça: ganharam em 1980 e 1994.

O principal jogador de Burkina, o atacante Jonathan Pitroipa, do Rennes da França, foi liberado pela Confederação Africana de Futebol para jogar. Ele foi expulso na semifinal contra Gana, quando Burkina venceu nos pênaltis, mas o árbitro, o tunisiano Slim Jdidi, admitiu na súmula que errou ao apontar simulação de pênalti quando lhe deu o cartão vermelho. Entre os inscritos, somente um atua em Burkina Fasso. Os demais se dividem entre França, Gana e o futebol árabe.

“Diziam que se chegássemos até a semifinal já estaria bom, mas sempre pensamos em fazer o melhor, que era ir à final”, disse o técnico belga Paul Put. Ele foi suspenso por três anos por manipulação de resultados quando comandava o Lierse, da Bélgica, em 2005.

A Nigéria tem jogadores em equipes mais importantes, como o atacante Moses e o armador Mikel, do Chelsea. Mesmo assim, os recentes maus resultados não apontavam os nigerianos como favoritos ao título. “Pouca gente confiava realmente, mas sempre acreditamos”, disse o capitão Joseph Yobo, depois da classificação na semifinal, com goleada por 4 a 1 sobre o Mali.

O técnico da Nigéria não é europeu, como é praxe em times africanos. A seleção é comandada por Stephen Keshi, nascido em Lagos, no Sudoeste do país. Se for campeão, Keshi será o primeiro treinador africano negro a conquistar o título da Copa Africana. Na disputa pelo terceiro lugar, ontem, no Estádio Nelson Mandela, em Port Elizabeth, Mali venceu Gana por 3 a 1.