Futebol Internacional
None

LIGA DOS CAMPEÕES

Valencia recebe PSG e tenta quebrar embalo do novo milionário do futebol

Partida no Estádio Mestalla marca a estreia do meia brasileiro Lucas na Liga dos Campeões da Europa, maior competição continental do planeta

postado em 12/02/2013 08:00 / atualizado em 12/02/2013 10:36

AFP PHOTO / PASCAL PAVANI
Valência e Paris Saint-Germain abrem as oitavas de final da Liga dos Campeões nesta terça-feira, às 17h45 (horário de Brasília), no Estádio Mestalla, em Valência. Um dos duelos mais aguardados desta fase da competição, a partida marca o encontro do 5º colocado no Campeonato Espanhol contra o líder do Francês. E também a estreia do brasileiro Lucas no torneio europeu.

O Superesportes transmitirá lance a lance

Após a parada de final de ano e do período de contratações, as equipes voltam mostrando novidades para o futebol europeu. Após lesão, o meia-atacante Sergio Canales, contratado junto ao Real Madrid no início da temporada, foi inscrito na competição pelo Valencia. Além dele, o zagueiro Alex Quintanilla, que jogava no Mestalla (Valencia B), entrou na lista. Os dois substituem o volante Fernando Gago, emprestado ao Vélez Sarsfield, e o zagueiro Carlos Delgado, agora no time B.

Já o PSG pôde, enfim, inscrever sua contratação mais cara da temporada na competição. Os 43 milhões de euros investidos no meia Lucas, ex-jogador do São Paulo, poderão ser vistos agora na Liga. O jogador tem atuado pelo Campeonato Francês e deu três assistências no seu primeiro mês de clube. Outro astro, o meia David Beckham, foi inscrito no clube e levará ainda mais experiência para o elenco, já que foi campeão da competição na temporada 98/99, quando ainda jogava pelo Manchester United. Além deles, o zagueiro Tiéné Siaka foi inscrito, após recuperar-se de lesão.

O time espanhol tenta quebrar uma sequência incrível do time parisiense. Desde o dia 1º de dezembro, quando perdeu por 1 a 0 para o Nice, o time comandando por Carlo Ancelotti não é derrotado. Entre o Campeonato Francês, a Copa da França e um amistoso, foram 13 partidas, com 12 vitórias e um empate.

Boas campanhas e classificações tranquilas

Empatado com o Bayern de Munique em pontos no grupo G, o Valencia fez boa campanha na primeira fase e não terminou na liderança por causa do saldo de gols (7 contra 8). O time espanhol enfrenta, agora, o clube da moda no futebol europeu, tentando provar que a campanha irregular na liga nacional não influenciará na luta pela classificação continental.

A equipe espanhola conta com dois brasileiros em seu elenco: o goleiro Diego Alves, titular da Seleção de Mano Menezes, vive em constante disputa pela posição com o espanhol Vicente Guaita. Eles se revezam. O arqueiro revelado no Atlético deve ser o titular da posição na partida. O atacante Jonas, artilheiro do Brasileirão de 2010 pelo Grêmio, vive fase irregular. O jogador é, ao lado de Soldado, o goleador do time na competição, mas mesmo assim não consegue se manter na equipe titular.

O PSG busca seu primeiro título da Liga dos Campeões. A obsessão pela taça fez a equipe passar da primeira fase de forma arrasadora. Com cinco vitórias e uma derrota, o time de Ibrahimovic e companhia teve a melhor campanha da fase de classificação e o segundo melhor ataque, marcando 14 gols, um a menos que o Bayern de Munique.

Uma legião de brasileiros defende o PSG. Quatro jogadores têm atuado com regularidade no clube francês. Mas o principal deles não estará em campo. Lesionado, o zagueiro Thiago Silva, capitão da equipe, está fora do confronto. O clube conta ainda com o zagueiro Alex, o lateral-esquerdo Maxwell e uma das grandes apostas do clube na temporada, o meia Lucas. O ex-jogador do São Paulo vai fazer sua estreia na Liga na partida contra o Valencia, e deverá ser bastante visado por imprensa e torcedores na Espanha.

Olho nos goleadores

De um lado, Soldado, 11 gols no Campeonato Espanhol e 4 na Liga dos Campeões. Do outro, Ibrahimovic, com 21 gols no Francês e dois na competição europeia. A briga dos artilheiros promete dentro de campo, pois os dois já mostraram que têm potencial e capacidade de brilhar com apenas um toque na bola.

Além deles, outros coadjuvantes podem aparecer para definir a partida. Pelo Valencia, o meia Banega já provou ter poder de fogo para municiar os centroavantes da equipe. Além dele, os atacantes Jonas e Valdez brigam para fazer companhia a Soldado e devem dar trabalho. No PSG, Lucas entrará em campo motivado para marcar seu primeiro gol pelo clube. Fora ele, o meia Pastore e os atacantes Ménez e Lavezzi conseguem resolver um jogo difícil em um lampejo genial.

VALENCIA
Diego Alves, João Pereira, Ricardo Costa, Rami e Cissokho; Tino Costa, Victor Ruiz, Banega e Guardado; Jonas (Valdez) e Soldado – Técnico: Ernesto Valverde

PSG
Sirigu, Jallet, Alex, Sakho e Maxwell; Matuidi, Pastore, Lucas e Ménez; Lavezzi e Ibrahimovic – Técnico: Carlo Ancelotti

Motivo: Oitavas de final da Liga dos Campeões, jogo de ida
Estádio: Mestalla, em Valência (Espanha)
Data: Terça-feira, 12 de fevereiro, às 17h45 (Horário de Brasília)

Tags: campeões liga saint-germain paris psg espanha valencia