Futebol Internacional
None

Liga dos Campeões

Com Ibra expulso e assistência de Lucas, PSG vence Valencia e abre vantagem

Com gols dos argentinos Lavezzi e Pastore, Paris Saint-Germian vence Valencia, no Estádio Mestalla, por 2 a 1, e fica em vantagem para o jogo da volta, na França

postado em 12/02/2013 19:42 / atualizado em 12/02/2013 20:36

 REUTERS/Heino Kalis

Nova força europeia, o Paris Saint-Germain não precisou de uma boa atuação de Ibrahimovic para conseguir uma importante vitória nesta terça-feira. O astro sueco teve atuação discreta e foi expulso nos minutos finais do jogo, mas as jogadas individuais de Lucas e as tabelas entre Lavezzi e Pastore foram suficientes para garantir a vitória por 2 a 1 sobre o Valencia. Rami diminuiu após cobrança de falta para manter o Valencia vivo.

Enquanto o brasileiro, em sua estreia pela Liga dos Campeões, complicou a vida dos defensores espanhóis com suas arrancadas, acertou a trave e deu uma assistência, a dupla argentina mostrou bom entrosamento e marcou um gol cada, dando ao PSG uma importante vitória fora de casa no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões.

Logo após Lucas acertar a trave com uma bomba de fora da área aos nove minutos, Lavezzi tabelou com Pastore, cortou a marcação de Ricardo Costa e bateu forte na área. Aos 43, foi a vez de Pastore deixar o seu ao desviar um cruzamento de Lucas após bela jogada individual do brasileiro pela direita. Já no final do jogo, aos 46 minutos, Rami desviou cobrança de falta de Tino Costa e marcou o gol do Valencia.

O resultado marca o fim de um tabu: o Valencia nunca tinha perdido para um francês atuando em casa, vencendo os oito jogos que disputou. A equipe espanhola terá a oportunidade de dar o troco no dia 6 de março, quinta-feira, no estádio Parc des Princes.

O jogo -
A partida começou com um susto. Logo aos dois minutos, Lucas ficou sentindo no gramado por ter caído mal no chão após disputa aérea com Guardado e precisou de atendimento médico, mas voltou para o campo. E voltou bem: aos nove minutos, o brasileiro acertou a trave com uma bomba de fora da área, pegando de primeira após Ibrahimovic perder a bola. Logo no minuto seguinte, Lavezzi tabelou com Pastore, driblou Ricardo Costa, invadiu a área e fuzilou as redes para abrir o placar.

AFP PHOTO/ JOSE JORDAN
Atuando em casa, o Valencia tinha mais posse de bola, mas menos eficiência e criatividade. A equipe abusava dos chuveirinhos pela direita, mas, enquanto o PSG fez um gol e acertou a trave com o tempo de bola que tinha, a primeira chance dos espanhóis veio aos 24 minutos com forte chute de primeira de Guardado que passou por cima do gol.

Lucas, que passava por seus marcadores em arrancadas com regularidade, voltou a aparecer aos 28, quando ultrapassou Ricardo Costa, chegou à área pela direita e bateu cruzado para defesa em dois tempos de Guaita. Lavezzi e Pastore voltaram a tabelar pela direita da área aos 38 minutos, mas dessa vez o chute de Lavezzi foi defendido pelo goleiro do Valencia.

Após acertar a trave, Lucas teve participação decisiva. O ex-São Paulo fez bela jogada individual pela direita, cortou Guardado e cruzou rasteiro para Pastore desviar ao gol aos 43 minutos do primeiro tempo. O Valencia terminou a etapa inicial tentando pressionar e se manteve assim durante o começo da final, conseguindo uma sequência perigosa de escanteios nos cinco primeiros minutos do segundo tempo.

REUTERS/Heino Kalis
Lucas foi sacado para a entrada do volante Chantôme numa tentativa de conter os avanços do Valencia. Com o setor defensivo organizado, o PSG passou a levar mais perigo entre os 15 e os 20 minutos, assustando nos contra-ataques com Lavezzi, que armava chances para Ibrahimovic e também perdia oportunidades. Nesse período, o argentino chutou um rebote após chute de Ibra para fora e tentou encobrir Guaita sem sucesso após driblar Rami.

Aos 27, Chantôme foi lançado na área e ajeitou de calcanhar para Ibrahimovic, que finalizou para defesa de Guaita. Na sequência, o próprio Chantôme balançou as redes, mas o tento foi anulado por posição de impedimento do francês.

Dois minutos depois, o Valencia respondeu com Valdez, que acertou a rede pelo lado de fora após lançamento de Tino Costa. Depois disso, porém, o Valencia não conseguiu voltar a ameaçar o gol de Sirigu para tentar diminuir o prejuízo nas oitavas de final.

Pressionando, o Valencia conseguiu diminuir com Rami aos 46 minutos. O zagueiro francês desviou uma cobrança de falta de Tino Costa para manter o time espanhol vivo nas oitavas de final. Ibrahimovic ainda agrediu Guardado em lance sem bola e foi expulso, ficando suspenso para o jogo da volta.

Tags: champions valencia pastore lucas beckham psg ibrahimovic