Futebol Internacional
None

LIGA DOS CAMPEÕES

Duelo de gigantes: Real Madrid recebe Manchester tentando espantar a crise

Com várias confusões internas no clube, Real Madrid tenta dar a volta por cima na Liga, já que é apenas terceiro no Espanhol; United reencontrará Cristiano Ronaldo

postado em 13/02/2013 08:00 / atualizado em 13/02/2013 16:52

AFP PHOTO/ DANI POZO


O jogo que promete parar os quatro cantos do planeta. As bolinhas do sorteio colocaram frente a frente dois gigantes do continente europeu. Real Madrid e Manchester United fazem o confronto mais equilibrado das oitavas de final da Liga dos Campeões 2012/13. A primeira partida desta 'decisão antecipada' será nesta quarta-feira, às 17h45, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri.

O Real Madrid não terá força máxima contra o Manchester United. Isso porque o time espanhol atuará sem o goleiro Casillas, lesionado. Com isso, o arqueiro Diego López, adquirido pelo clube às pressas, foi inscrito na Liga e deve encarar o rival inglês. Além dele, a surpresa na inscrição dos 'Merengues' foi o volante brasileiro Casemiro, contratado por empréstimo do São Paulo para o time B do Real. Por enquanto, ele não figurará na equipe principal.

Com apenas uma mudança em sua lista (troca de goleiros entre Lindegaard e Amos), os Red Devils tentarão apagar a péssima impressão da última temporada. O Manchester United foi eliminado ainda na fase de grupos, em uma chave teoricamente tranquila. Agora, o time quer o título para mostrar a força do clube no cenário europeu.
REUTERS/Phil Noble


O Real Madrid não faz boa campanha no Espanhol, mas vem se recuperando. É apenas o terceiro colocado, com 46 pontos, 16 a menos que o líder Barcelona. Em 2013, a equipe fez dez partidas, vencendo seis, empatando três e perdendo apenas uma. No Santiago Bernabéu, local da partida desta quarta, o time espanhol está invicto no ano. Foram cinco partidas, com quatro vitórias e um empate.

Com 12 pontos de vantagem na liderança do Campeonato Inglês, o Manchester United está invicto após a virada do ano. Foram nove partidas, com sete vitórias, mostrando como a equipe, assim como o rival, chegam com bom retrospecto para o grande confronto.


Real passa em segundo, United avança com tranquilidade

O Real Madrid foi surpreendido em seu grupo. O Borussia Dortmund conseguiu tirar pontos da equipe espanhola no Bernabéu, o que deu aos merengues o segundo lugar da chave, com 11 pontos. Mas resultados como a virada contra o Manchester City na estreia, com gol nos minutos finais, e a goleada sobre o Ajax na última rodada, levaram a equipe a ter o segundo melhor ataque da fase de grupos, com 15 gols, ao lado do Bayern de Munique, um atrás do eliminado Chelsea.

No United, a classificação em primeiro lugar veio com duas rodadas de antecedência, com quatro vitórias em quatro partidas. Depois, restou ao técnico Alex Ferguson poupar seus titulares e colocar os jovens para ganharem experiência na competição europeia. Com insegurança na defesa, a equipe só não levou gol na estreia (vitória por 1 a 0 sobre o Galatasaray). Nas outras três, o time inglês teve que correr atrás do resultado após sair atrás no placar.
AFP PHOTO/ DANI POZO


Ídolo rival x dupla infernal

Quatros vezes seguidas vendo Lionel Messi ganhar o prêmio de melhor do mundo, a votação sorriu a favor do português Cristiano Ronaldo apenas na eleição de 2008. O atacante jogava pelo Manchester, próximo rival do Real Madrid, e venceu a disputa após conquistar vários títulos com a camisa dos Red Devils.

Com faro de artilheiro impressionante, o jogador tem mais gols do que partidas com a camisa do Real. São 182 gols em 179 jogos. Veloz, habilidoso, bom finalizador e inteligente, CR7 tem que mostrar na partida contra seu ex-clube que pode ser decisivo novamente com a camisa merengue.

Pelo Manchester, Alex Ferguson tentou, tentou, até que conseguiu encontrar um parceiro para Wayne Rooney. O “Shrek” teve diversos parceiros desde 2004, mas só Robin Van Persie joga em bom nível, a exemplo do que fez Cristiano Ronaldo.

Robin Van Persie chegou ao United após brilhar no rival Arsenal. Com grandes atuações em seus primeiros meses, o atacante holandês encantou o treinador, companheiros, imprensa e torcida. Na atual temporada, os atacantes do United marcaram juntos 36 gols (23 de Van Persie e 13 de Rooney). A esperança dos torcedores é que essa marca aumente contra o Real.

Em jogo de duas grandes equipes, é impossível fazer qualquer tipo de previsão. Mas é fácil saber que vários outros jogadores têm condições de decidir a partida. Benzema, Higuaín, Ozil, Di Maria, Kaká, Modric, Callejón, Khedira e Xabi Alonso pelo Real Madrid. Kagawa, Giggs, Scholes, Cleverley, Chicharito, Welbeck, Valencia, Nani e Evra pelo United.

REAL MADRID X MANCHESTER UNITED

REAL MADRID

Diego López, Arbeloa, Sergio Ramos, Varane e Coentrão; Xabi Alonso, Khedira, Ozil e Di Maria; Cristiano Ronaldo e Benzema
Técnico:
José Mourinho

MANCHESTER UNITED
De Gea, Rafael, Evans, Ferdinand e Evra; Jones, Carrick e Kagawa; Welbeck, Rooney e Van Persie
Técnico: Alex Ferguson

Motivo: Oitavas de final da Liga dos Campeões, jogo de ida
Estádio: Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha)
Data: Quarta-feira, 12 de fevereiro, às 17h45 (Horário de Brasília)

Tags: campeões liga united manchester madrid real