Futebol Internacional
None

LIGA DOS CAMPEÕES

Sem Willian, Shakthar Donetsk recebe o invicto Borussia Dortmund na Ucrânia

Destaque dos ucranianos na primeira fase foi vendido e não participa do confronto

postado em 13/02/2013 08:00 / atualizado em 13/02/2013 15:55

AFP PHOTO/ALEXANDER KHUDOTEPLY


Um jogador poderia desequilibrar o confronto entre Shakthar Donestk e Borussia Dortmund. Mas, vendido por 35 milhões de euros, o meia Willian, autor de três gols e destaque dos ucranianos na Liga dos Campeões, desfalca a equipe no restante da competição. Melhor para o Borussia Dortmund, que se classificou em primeiro no grupo que continha Real Madrid e Manchester City e terá seus grandes destaques em campo mais uma vez.

Para o lugar do meia brasileiro, que deixou o clube rumo ao Anzhi-RUS, o time ucraniano agiu rápido e, antes da venda, já havia fechado com o atacante brasileiro Taison, que estava no Metalist-UCR. O jogador foi inscrito e é uma das esperanças do Shakthar, que conta com mais oito jogadores nascidos no Brasil, um deles naturalizado croata.
AFP PHOTO/ ALEXANDER KHUDOTEPLY


No período de paralisação da Liga, o Borussia Dortmund contratou por empréstimo o meia Nuri Sahin, destaque do título alemão de 2010/2011, que estava no Real Madrid. Inscrito na competição, o jogador pode dar mais consistência defensiva ao meio-campo dos alemães, que se notabiliza pela ofensividade.

A grande campanha das duas equipes surpreendeu. O Shakthar caiu em um grupo com o atual campeão Chelsea e a Juventus, que se recupera bem depois do rebaixamento na Itália. E jogando com autoridade, a equipe se classificou com antecedência e ficou em segundo no grupo. Já o Dortmund não deu chances ao Real Madrid e ao Manchester City, passou de fase com invencibilidade e a segunda melhor campanha da primeira fase, com 14 pontos.

Legião de brasileiros comanda Shakthar

AFP PHOTO/ SERGEI SUPINSKY
Do meio para frente, o Shakthar é comandado por brasileiros. Fernandinho, Douglas Costa, Alan Patrick, Bruno, Ilsinho, Alex Teixeira, Luiz Adriano e o novato Taison. Esses são os 'brazucas' do time ucraniano, que dão as cartas nas investidas ofensivas da equipe. Além de Willian, Luiz Adriano tem três gols na Liga. Alex Teixeira tem dois e Fernandinho marcou uma vez.

Alemães e poloneses dão as cartas no Dortmund


No Dortmund, quatro jogadores são essenciais para que a equipe funcione ofensivamente. Os alemães Marco Reus e Mario Götze e os poloneses Kuba e Lewandowski são as principais peças da equipe armada por Jürgen Klopp. Dos 11 gols marcados na competição, oito saíram dos pés de três desses jogadores (Lewandowski quatro, Reus três e Götze um). Apesar de não ter marcado, Kuba compensa com assistências para seus companheiros.

SHAKTHAR DONESTK
Pyatov, Srna, Chygrynskiy, Rakitisky e Rat; Hübschman, Fernandinho, Alex Teixeira e Mkhitaryan; Taison e Luiz Adriano – Técnico: Mircea Lucescu

BORUSSIA DORTMUND
Weidenfeller, Piszczek, Felipe Santana, Hummels e Schmelzer; Kehl, Bender, Kuba e Götze; Reus e Lewandowski – Técnico: Jürgen Klopp

Motivo: Oitavas de final da Liga dos Campeões, jogo de ida
Estádio: Donbass Arena, em Donetsk (Ucrânia)
Data: Quarta-feira, 12 de fevereiro, às 17h45 (Horário de Brasília)

Tags: shakhtar borussia liga campeões