Futebol Internacional
None

RACISMO

Polícia prende homem que foi flagrado ofendendo com racismo o senegalês Diouf

Incidente ocorreu em uma partida do Leeds contra o Milwall, na segunda divisão inglesa

postado em 13/02/2013 17:03 / atualizado em 13/02/2013 17:22

AFP

A polícia inglesa informou nesta quarta-feira que um homem foi preso por ofender o senegalês El-Hadji Diouf, do Leeds United, com ofensas racistas. O incidente ocorreu durante uma partida contra o Millwall, válida pela segunda divisão do Campeonato Inglês, e foi flagrado pelas câmeras de televisão do Sky Sports News.

Os xingamentos foram capturados pela emissora e transmitidos em tempo real. A repercussão negativa do caso forçou a abertura de uma investigação que culminou na prisão desta quarta-feira. De acordo com o jornal The Guardian, o Millwall lamentou o ocorrido na competição e prometeu banir todos os culpados de suas partidas.

As ofensas vieram à tona novamente com a batalha travada por jogadores e dirigentes contra o racismo na Europa. O próprio Diouf chegou a dizer que não havia escutado nenhum tipo de xingamento e, inicialmente, forçou o cancelamento das investigações. Apesar de ter ocorrido em novembro, o caso voltou a ser assunto e obrigou o Millwall a pedir desculpas oficialmente.

“Como todos os torcedores do Millwall e de futebol em geral, nós fomos surpreendidos pelas imagens que vimos. Infelizmente, o racismo existe em nossa sociedade e certos indivíduos querem trazer isso para o campo de futebol. Nós não aprovamos atitudes como estas e desejamos ver o seu fim no esporte”, comentou Andy Ambler, chefe executivo do clube inglês.

A questão racial se tornou um dos grandes problemas enfrentados pelas autoridades europeias. Os casos encabeçados por John Terry, do Chelsea, e Luis Suárez, do Liverpool, geraram protestos por parte de torcedores e personalidades ligadas ao futebol. Recentemente, o atacante Kevin-Prince Boateng, do Milan, abandonou o gramado por ser discriminado em um amistoso e fez com que atletas iniciassem uma nova campanha contra o preconceito no Velho Continente.