Futebol Internacional
None

LIGA DOS CAMPEÕES

Cristiano Ronaldo balança a rede contra o Manchester, mas Real fica só no empate

Mesmo exercendo forte pressão durante boa parte do jogo, Real não conseguiu sair em vantagem no Santiago Bernabéu. Partida de volta é no dia 5 de março, no Old Trafford

postado em 13/02/2013 19:43 / atualizado em 13/02/2013 20:12

REUTERS/Susana Vera

No primeiro confronto de Cristiano Ronaldo diante do Manchester United após três temporadas longe de Old Trafford, o astro português até marcou a favor do Real Madrid, mas não evitou o empate por 1 a 1 em pleno Santiago Bernabéu, resultado válido pela primeira partida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Se Cristiano anotou para o time da casa seu 183º gol em 180 partidas, Welbeck havia sido responsável por inaugurar a contagem, sendo os dois gols marcados no primeiro tempo.

Em crise no Campeonato Espanhol, competição em que está praticamente sem chances de superar o Barcelona e faturar o título, o Real foi superior diante do Manchester United, que aparentava desorganização tática durante os 90 minutos. Em bolas áreas e falhas da defesa adversário, Welbeck abriu o placar para os líderes do Campeonato Inglês, mas viu Cristiano Ronaldo subir mais alto que Evra para igualar e fechar a contagem em Madri.

Irregular na primeira fase, o Real Madrid se classificou em segundo lugar, enquanto o Manchester United avançou como líder, mas sendo derrotado por Cluj e Galatasaray nas rodadas finais. As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 5, às 15h45 (de Brasília), em Old Trafford, para definir mais um gigante das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.

O Jogo

Com a esperada festa da torcida do Real Madrid em Santiago Bernabéu, o time da casa começou melhor, dominando a posse de bola e utilizando a velocidade de seus jogadores de frente para tentar abrir o placar logo no início. Depois de Khedira errar uma finalização logo no primeiro minuto e Di María puxar para o meio, mas bater pela linha de fundo, coube a Cristiano Ronaldo avançar pela esquerda e lançar no meio da área, onde a defesa do Manchester afastou e a sobra ficou nos pés de Fábio Coentrão, de primeira, acertar a trave.

REUTERS/Juan Medina
Nos primeiros 12 minutos de bola rolando, só dava Real. Foram cinco finalizações, sendo três em direção ao gol, a pressão da bola na trave de De Gea e cerca de 60% de posse de bola. Foi justamente nesse momento da partida em que os Red Devils conseguiram a primeira conclusão, com Wayne Rooney, sem sucesso. Ozil fez mais uma tentativa a favor do Real, mas quando sua equipe era superior é que veio o baque do primeiro gol sofrido dentro de casa.

O Manchester United ainda não havia se acertado taticamente, tanto que Kagawa fazia a função de atacante ao lado de Rooney e Van Persie se sacrificava voltando ao meio-campo para armar. Mesmo desorganizados, os visitantes abriram a contagem aos 19 minutos, quando Rooney bateu escanteio aberto, na marca do pênalti, Welbeck ganhou por cima de Sérgio Ramos e cabeceou com precisão no canto de Diego López.

Superior mesmo em desvantagem, o Real foi para cima do Manchester e quase igualou aos 27, quando Cristiano Ronaldo teve chance em cobrança de falta, acertou a barreira na primeira tentativa, mas recebeu o rebote para acertar perto da trave de De Gea. No lance seguinte, o português recebeu cruzamento preciso de Di María e acertou de cabeça, se aproveitando de uma falha defensiva de Evra, que ficou pregado ao chão na área.

REUTERS/Sergio Perez
Igualado o placar, as duas equipes tentaram se lançar ao ataque, mas com precaução, já que falhas defensivas ocasionaram os dois gols. O mais próximo que Real e Manchester chegaram de aumentar a contagem foi com Welbeck, que apareceu nas costas da defesa do Real após cruzamento de Kagawa e concluiu para fora após a dividida com Diego López. Os últimos minutos do primeiro tempo foram disputados em ritmo intenso em Santiago Bernabéu.

Ao contrário da etapa inicial, o segundo tempo foi jogado com os times se estudando mais e atacando menos. Enquanto o Real Madrid errava passes simples no meio-campo e permitia a aproximação dos volantes Carrick e Evans, o Manchester apostava nos contra-ataques diante de um adversário frágil na marcação, mas esperto nos desarmes e na velocidade do ataque. Cristiano Ronaldo bem que tentou chamar a responsabilidade, mas a marcação exercida sobre o camisa 7 do Real era forte.

Com o jogo mais cadenciado, as boas oportunidades também foram raras. Aos 15 minutos, De Gea deu uma de malabarista para evitar que Fábio Coentrão colocasse o time da casa em vantagem: Khedira avançou sem marcação pela direita e fez cruzamento preciso na segunda trave, onde o lateral português apareceu como elemento surpresa e obrigou De Gea a fazer uma defesa de circo: de lado e com os pés.

Outro lance de destaque agitou o torcedor em Santiago Bernabéu: aos 26, Van Persie recebeu em velocidade no contra-ataque do Manchester United e acertou a trave de De Gea em um chute praticamente sem ângulo. Welbeck ficou com a sobra e lançou o holandês com liberdade para marcar. Após furar o chute, Van Persie viu Xabi Alonso afastar em cima da linha a última boa chance dos visitantes na partida.

Com Anderson, Giggs e Valencia acionados, Ferguson tentou fazer do Manchester um time com mais posse de bola, mas acabou vendo o Real Madrid, que teve Higuaín, Modric e Pepe em campo no segundo tempo errar muitas finalizações em um jogo bem pior tecnicamente.

REAL MADRID 1 x 1 MANCHESTER UNITED

Local
: Estádio Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha)
Data: 13 de fevereiro de 2013, quarta-feira
Horário: 17h45 (de Brasília)
Árbitro: Felix Brych (Alemanha)
Assistentes: Mark Borsch e Stefan Lupp (ambos da Itália)
Cartões amarelos: Van Persie, Rafael e Valencia (Manchester United)
GOLS
: Real Madrid – Cristiano Ronaldo, aos 30 minutos do primeiro tempo. Manchester United – Welbeck, aos 19 minutos do primeiro tempo.

REAL MADRID

Diego Lopez; Arbeloa, Varane, Sérgio Ramos e Fábio Coentrão; Khedira, Xabi Alonso (Pepe), Di María (Modric), Ozil e
Cristiano Ronaldo; Benzema (Higuaín)
Técnico
: José Mourinho

MANCHESTER UNITED

David de Gea; Rafael, Ferdinand, Jones e Evra; Carrick, Evans e Kagawa (Giggs); Welbeck (Valencia), Rooney (Anderson) e Van Persie
Técnico
: Alex Ferguson