Futebol Internacional
None

LIGA DOS CAMPEÕES

Sem perder em casa, Porto recebe o 'imbatível' Málaga pelas oitavas da Liga

Estreante Málaga tenta provar que classificação em grupo complicado não foi em vão

postado em 19/02/2013 07:00 / atualizado em 19/02/2013 15:50

AFP PHOTO/Hrvoje POLAN e REUTERS/Alessandro Garofalo

Dois dos clubes menos badalados das oitavas de final da Liga dos Campeões se enfrentam na tarde desta terça-feira, às 16h45 (horário de Brasília), no estádio do Dragão, no Porto, em Portugal. Dono do palco, o Porto, que fez boa campanha dentro de sua casa na primeira fase, recebe o Málaga, estreante na competição, que passou invicto pela fase de classificação.

As duas equipes contam com novos jogadores para a fase eliminatória da Liga dos Campeões. Foram três novos atletas inscritos por cada clube, que já podem jogar nas oitavas de final. As coincidências não param por aí, já que Porto e Málaga colocaram em sua nova lista jogadores brasileiros.

Pelo lado português, os atacantes Liédson, emprestado pelo Flamengo, e Sebá, emprestado pelo Cruzeiro, terminarão a temporada vestindo o azul e branco do Porto. Outra novidade é o meia russo Marat Izmailov, que jogava no rival Sporting. Nos espanhóis, que usam as mesmas cores, o atacante Lucas Piázon, revelado pelo São Paulo e emprestado pelo Chelsea, jogará a Liga e está na lista. Além dele, o lateral-esquerdo Vitorino Antunes do Paços Ferreira e o zagueiro uruguaio Diego Lugano, ex-PSG, reforçam a equipe.

Parecidos nos grupos, equipes têm início de ano diferente


A campanha na fase de grupos foi parecida. O Porto foi 100% em casa, mas não repetiu a boa forma fora de casa e acabou a fase com 13 pontos. Já o Málaga terminou o Grupo C com um ponto a menos que o adversário. O detalhe é que a equipe venceu e empatou com todos os times do grupo, terminando com três empates e três vitórias, e 12 pontos, garantindo a liderança.

A boa campanha vem tendo sequência no clube português. Com oito jogos em 2013, o Porto conquistou seis vitórias, uma delas pela Taça da Liga, e dois empates. A equipe do técnico Vitor Pereira lidera o Campeonato Português de forma invicta, com 49 pontos, ao lado do Benfica.

Se a virada de ano foi boa para o Porto, não se pode dizer o mesmo do Málaga. A equipe do chileno Manuel Pellegrini disputou dez partidas em 2013 e o retrospecto é ruim. Foram quatro vitórias, três empates e três derrotas, acumulando a eliminação na Copa do Rei para o Barcelona e a quarta posição no Campeonato Espanhol, ainda na zona de classificação para a Liga dos Campeões, mas dois pontos a frente do Valencia, quinto colocado.

AFP PHOTO/ JOSE JORDAN e Divulgação/Porto
Ataque positivos e defesas seguras

A primeira fase deixou bons legados nas duas equipes. As boas apresentações em campo são demonstradas também fora deles, por números que comprovam a boa participação dos clubes na fase de grupos.

O Porto, dos destaques colombianos James Rodriguez e Jackson Martinez, fez dez gols na primeira fase, e levou apenas quatro. A segurança na defesa começa pelo goleiro brasileiro Hélton, titular dos lusos desde 2006. Outros jogadores se destacam na equipe, como os meias João Moutinho e Lucho González, responsáveis pela armação da equipe, ao lado de James.

Já o Málaga teve participação ainda melhor. Com 12 gols marcados e cinco sofridos, o clube espanhol surpreende até na tabela de artilheiros. O jogador que mais marcou pela equipe na competição é o lateral-esquerdo português Eliseu. Outros jogadores que fizeram bom papel na primeira fase foram os meias Duda e Isco, e os atacantes Joaquin e Saviola.

PORTO
Helton, Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Lucho González, Fernando, Moutinho e Atsu; Jackson Martínez e James Rodríguez. Técnico: Vitor Pereira

MÁLAGA

Caballero, Sanchez, Weligton, Demichelis e Antunes; Toulalan, Camacho, Joaquín e Isco; Portillo e Saviola. Técnico: Manuel Pellegrini

Motivo: Oitavas de final da Liga dos Campeões, jogo de ida
Estádio: Estádio do Dragão, em Porto (Portugal)
Data: Terça-feira, 19 de fevereiro, às 16h45 (Horário de Brasília)