Futebol Internacional
None

Liga dos Campeões

Em Londres, Bayern de Munqiue derrota Arsenal e encaminha classificação

Bayern domina partida no Emirates e bate Arsenal, no jogo de ida das oitavas, por 3 a 1; Kroos, Muller e Mandzukic marcaram para os Bávaros, e Podolski fez para os Gunners

postado em 19/02/2013 18:39 / atualizado em 19/02/2013 19:08

AFP PHOTO / GLYN KIRK

Um forte início de partida garantiu ao Bayern de Munique a vantagem sobre o Arsenal nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Mesmo atuando fora de casa, o time alemão foi muito bem nos primeiros 20 minutos, marcondo com Kroos e Muller. O atacante alemão Podolski, atuando contra seu ex-time, ainda diminuiu para o Arsenal, mas Mandzukic deixou o placar em 3 a 1.

O placar foi aberto logo aos sete minutos, com Kroos recebendo cruzamento de Lahm e batendo de primeira com categoria na área. Aos 20 minutos, Muller aproveitou rebote em cabeçada de Mandzukic após cobrança de escanteio para marcar o segundo.

Podolski aproveitou falha da zaga alemã e, após Neuer sair mal do gol para cortar cobrança de escanteio assinalado de forma duvidosa pela arbitragem, cabeceou sozinho na área para diminuir contra seu antigo time. Assim, o atacante alemão segue marcando em todas as suas finalizações a gol na Liga dos Campeões: é o quarto dele na competição.

No entanto, quando o Arsenal buscava o empate para aumentar suas chances de classificação às quartas de final, Mandzukic desviou de calcanhar um cruzamento rasteiro de Lahm pela direita e marcou o terceiro dos alemães aos 32 minutos da etapa final.

Assim, o Bayern de Munique, tentando voltar à final da Liga dos Campeões, se aproxima da classificação: a equipe pode até perder por 2 a 0 do Arsenal atuando na Allianz Arena, em Munique, no dia 13 de março.

O jogo -
Os tradicionais avanços do time mandante só duraram três minutos na partida. Depois disso, o domínio foi do Bayern de Munique, que passou a pressionar e abriu o placar aos sete minutos, com o meia Tony Kroos finalizando de primeira um cruzamento de Lahm que o volante galego Ramsey furou ao tentar cortar.

AFP PHOTO / CHRISTOF STACHE
O clube alemão não deixava o Arsenal respirar e chegou ao segundo gol aos 20 minutos. Kroos cobrou escanteio da direita na primeira trave e Van Buyten cabeceou para defesa de Szczesny. Muller apareceu na pequena área para mandar o rebote para o fundo das redes.

Enquanto o Bayern focava seus avanços ao lado direito, onde as boas atuações de Muller de Lahm complicavam de Vermaelen, zagueiro  improvisado na esquerda por conta da lesão de Gibbs. Outra opção para o setor, o espanhol Monreal não podia ser escalado por já ter atuado pelo Málaga na Liga dos Campeões.

O Arsenal ameaçava em lances de velocidade através dos passes em profundidade de Wilshere, mas a equipe inglesa encontrava muita dificuldade para finalizar. Escalado como centroavante, Walcott não apresentava presença aérea suficiente para finalizar cruzamentos gerados pelos lances rápidos da equipe.

A partir dos 24 minutos, o time mandante equilibrou as ações e conseguiu reter mais a posse de bola. No entanto, quem teve a próxima grande chance do primeiro tempo foi o próprio Bayern: aos 43 minutos, Lahm avançou pela direita e cruzou para cabeceio de Mandzukic sair rente à trave esquerda de Szczesny.

REUTERS/Dylan Martinez
A etapa final terminou equilibrada como a segunda metade do primeiro tempo e o Arsenal se aproveitou disso: aos dez minutos, a equipe inglesa contou com um erro defensivo do Bayern de Munique, com Podolski cabeceando sozinho na área após Neuer sair mal do gol para tentar cortar cobrança de escanteio.

Arsene Wenger mudou o estilo de jogo do Arsenal ao promover a entrada de Giroud para atuar como centroavante e a mudança mostrou efeito imediato. Em seu primeiro lance, aos 29 minutos, o francês bateu forte na área após cruzamento de Walcott da direita e exigiu boa defesa de Neuer.

A defesa do goleiro alemão se mostrou fundamental na partida: três minutos depois, Lahm, em grande atuação, foi lançado por Robben pela direita e cruzou rasteiro para Mandzukic desviar de calcanhar na área e sacramentar a vitória por 3 a 1.