Futebol Internacional
None

LIGA DOS CAMPEÕES

Milan recebe Barcelona e tenta revanche da última Liga dos Campeões

'Rossoneros' não vencem os 'Culés' desde a competição de 2004/05

postado em 20/02/2013 07:00 / atualizado em 20/02/2013 15:38

AFP

O clássico europeu mais disputado dos últimos anos é, de novo, um dos mais aguardados das oitavas de final da Liga dos Campeões 2012/13. Milan e Barcelona se enfrentam nesta quarta, às 16h45 (de Brasília), no San Siro, em Milão. As equipes voltam a se encontrar pela terceira vez em duas edições da Liga dos Campeões, torneio de clube mais importante do planeta.

Os ‘Rossoneros’ ainda não engoliram o rival da Catalunha. Desde a fase de grupos da Liga dos Campeões de 2004/05, quando venceu em casa por 1 a 0, o time italiano não vence os ‘Culés’. De lá para cá, mais sete confrontos, com quatro vitórias espanholas e três empates. Na última temporada, pela chave H, o Milan conseguiu um empate por 2 a 2 na Espanha, mas foi derrotado em casa por 3 a 2 e deixou os espanhóis em primeiro. Nas quartas de final, novo confronto. Desta vez, 0 a 0 na Itália, e Barcelona classificado com a vitória por 3 a 1 no Camp Nou.

A partida desta tarde também mostra momentos distintos vividos pelas duas equipes. Apesar de viver uma invencibilidade de quase dois meses, o Milan ainda não se encontrou totalmente na temporada. Há 11 pontos da líder Juventus no Campeonato Italiano e eliminado da Copa da Itália, a equipe rossonera aposta no título da Liga como salvação. Sem Balotelli (que não pôde ser inscrito), símbolo da renovação milanesa, a esperança fica em torno de El Shaarawy, que se recuperou de lesão no joelho.

Pelos lados da Catalunha, a situação é totalmente favorável. Com 12 pontos de vantagem na liderança do Campeonato Espanhol, o Barcelona ainda está nas semifinais da Copa da Espanha, contra o Real Madrid. A equipe espanhola tenta, nesta Liga dos Campeões, recuperar o posto de campeão, uma vez que, na última em que disputou, foi eliminado para o Chelsea dentro de casa, com direito a pênalti perdido por Lionel Messi, melhor jogador do mundo.

Primeira fase: classificação antecipada, mas campanhas diferentes

Como é esperado em grandes clubes do futebol europeu, a classificação na primeira fase de Milan e Barcelona foi conquistada com uma rodada de antecipação. No clube espanhol, foi com méritos. Pelo time rossonero, com ‘incompetência’ dos adversários.

Tudo isso porque, se o Milan tivesse participado do grupo do Barcelona, seria eliminado. O Celtic, segundo colocado no grupo catalão, terminou a chave G com dez pontos, dois a mais que os oito conquistados pelos italianos na chave C.

Se invertêssemos os papéis, a situação ficaria ruim para o Milan novamente. Com 12 pontos, o Málaga terminou na liderança do grupo, com um ponto a menos que o Barcelona, que fechou a sua chave com 13. Com isso, os rossoneros também seriam eliminados na primeira fase da Liga.

Times com conjunto, mas bem diferentes

AFP
As duas equipes conseguem mostrar faces diferentes de um grupo unido. O Milan aposta na força do elenco, da camisa, do conjunto em campo. A equipe italiana tem entrosamento e não conta com um jogador especial, como tem o Barcelona, com Messi, Xavi e Iniesta, constantemente indicados para serem os melhores do mundo.

As grandes esperanças milanesas ficam na defesa forte, formada por Bonera e Zapata, um meio campo com bastante qualidade no passe, principalmente como Montolivo e Nocerino, e um ataque rápido, formado por Boateng e Niang. Mas a esperança rossonera está da quebra do tabu está nos pés do jovem faraó El Shaarawy, artilheiro da equipe na temporada e grande revelação milanesa.

Se no Milan o conjunto funciona, no Barcelona ele é ainda mais aperfeiçoado. Com um grupo que joga junto há várias temporadas, o técnico Tito Vilanova espera que Xavi e Iniesta possam colocar os coadjuvantes do grupo para resolverem a partida. Se não conseguirem, a missão fica por conta de Lionel Messi, que tem 301 gols pelos 'Culés' e é considerado o melhor jogador do planeta.

Milan x Barcelona

MILAN
Abbiati, Abate, Mexés, Zapata e Constant; Ambrosini, Montolivo e Muntari; Boateng, Pazzini e El Shaarawy. Técnico: Massimo Allegri

BARCELONA
Valdés, Daniel Alves, Piqué, Puyol e Alba; Busquets, Xavi, Iniesta e Fábregas; Pedro e Messi. Técnico: Tito Vilanova

Motivo: Oitavas de final da Liga dos Campeões, jogo de ida
Estádio: San Siro, em Milão (Itália)
Data: Quarta-feira, 20 de fevereiro, às 16h45 (Horário de Brasília)

Tags: campeões liga barcelona milan