Futebol Internacional
None

LIGA DOS CAMPEÕES

Com Sneijder e Drogba, Galatasaray recebe alemão Schalke 04 para fazer história

Equipe turca nunca chegou às quartas de final; alemães querem repetir 2010/11

postado em 20/02/2013 07:01 / atualizado em 20/02/2013 15:34

AFP

O último dia de confrontos de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões terá duas partidas de extremos. Na Itália, Milan e Barcelona fazem o jogo com 11 títulos em campo: sete dos italianos e quatro dos espanhóis. Em compensação, Galatasaray e Schalke 04, que jogam na Arena Türk Telekon, na Turquia, nunca conquistaram a competição mais importante do futebol europeu.

Mas as duas equipes não são zeradas de competições internacionais. O time turco conquistou a Copa da Uefa (atual Liga Europa) na temporada 1999-2000 e a Supercopa Europeia em 2000. Já os alemães conquistaram a Copa da Uefa em 1997, e a Copa Intertoto em 2003 e 2004.

Na liderança isolada do Campeonato Turco, com seis pontos de vantagem para o Fenerbahce, o Galatasaray jogou três partidas oficiais pela competição em 2013, com um empate e duas vitórias. Já o Schalke não vem bem na Bundesliga. Em nono lugar, a equipe está a sete pontos do Frankfurt, quarto colocado e na zona de classificação para a Liga dos Campeões. Em 2013, apenas uma vitória em cinco jogos oficiais. Ainda tiveram três empates e uma derrota.

Boa reta final na primeira fase

O Galatasaray começou o grupo H, ao lado de Manchester United, Cluj (ROM) e Braga, como favorito ao segundo lugar. Mas o início da competição não mostrou isso. Com duas derrotas, para o United na estreia e em casa para o time português, a classificação começou a ficar distante do time turco.

Mas uma reviravolta na equipe mudou o destino turco na Liga. Com muito poder financeiro na temporada, a classificação soava como obrigação no Galatasaray. E ela veio com uma reta final impressionante. Após empatar em casa contra o Cluj, o time de Felipe Melo fez um returno perfeito, vencendo as três partidas, duas delas longe da Turquia, e garantiu o segundo lugar, empatado em pontos com os romenos, mas vencendo no confronto direto.

Invencibilidade e tranquilidade


AFP


O Schalke entrou na Liga dos Campeões credenciado pela sua última participação. Na temporada 2010/11, a equipe chegou às semifinais e acabou eliminada pelo Manchester United. Como não participou da última edição, os alemães entraram na Liga para provar que aquela boa campanha terá seguimento.

Na primeira fase ficou provado isso. Com campanha melhor fora de casa, a equipe do Schalke terminou a chave B invicta, com três vitórias, duas delas fora de casa, inclusive contra o poderoso Arsenal, e três empates.

Contratações de peso reforçam o jogão


A parada da Liga dos Campeões, para as festas de final de ano e período de contratações, foi benéfica para as duas equipes. O Schalke 04 buscou no Lyon o lateral-esquerdo/meia Michel Bastos, que disputou a Copa de 2010, e tem brilhado em seu início pelo clube alemão. Para não deixar barato, o time turco foi atrás de duas estrelas do último mundial: o atacante marfinense Didier Drogba, que estava no Shanghai Shenhua, da China, e o meia holandês Wesley Sneijder.

Os três jogadores estão entre as principais estrelas do jogão desta quarta feira. Apontados como os grandes reforços da janela do meio da temporada, os destaques do Galatasaray terão que provar, no primeiro grande teste, que ainda não estão “velhos” para o futebol. Já Michel Bastos terá a função de servir seus companheiros em busca dos gols fora de casa.

Pelo Galatasaray, o meia brasileiro Felipe Melo e o atacante checo Milan Baros estão entre os jogadores “mundialmente” conhecidos. Mas a esperança de gols fica nas costas do turco Burak Yilmaz, que já marcou sete vezes na Liga dos Campeões e é o artilheiro da competição, ao lado de Cristiano Ronaldo, que já atuou nesta rodada.

Contando com a experiência de Metzelder e o faro de artilheiro do capitão Höwedes na zaga, o Schalke pretende se manter invicto para levar a decisão para a Alemanha. E para beliscar alguma chance de gol nos contra-ataque, os alemães contam com a dupla dos velozes e perigosos Jefferson Farfán e Huntelaar, artilheiro da equipe com quatro gols.

Galatasaray x Shalke 04

Galatasaray: Muslera, Eboé, Nounkeu, Semih e Riera; Felipe Melo, Altintop, Selcuk e Sneijder; Burak e Drogba
Técnico: Fatih Terim

Shalke 04:
Unnerstall, Hoger, Howedes, Matip e Fuchs; Jones, Neustadter, Farfán, Draxler e Michel Bastos; Huntelaar
Técnico: Jans Keller

Motivo: Oitavas de final da Liga dos Campeões, jogo de ida
Estádio: Arena Turk Telekom, em Istambul (Turquia)
Data: Quarta-feira, 20 de fevereiro, às 16h45 (Horário de Brasília)