Futebol Internacional
None

Liga Europa

Chelsea marca no último minuto, evita prorrogação contra Sparta Praga e avança

Com gol de Hazard, Chelsea arranca empate no Stamford Bride e vai às oitavas de final

postado em 21/02/2013 19:30 / atualizado em 21/02/2013 19:36

AFP PHOTO/GLYN KIRK

Com 16 pontos de desvantagem em relação ao Manchester United na tabela de classificação do Campeonato Inglês, eliminação na primeira fase da Liga dos Campeões da Europa, vice-campeonato mundial de clubes no Japão e queda até na Copa da Liga Inglesa, o Chelsea entrou em campo pressionado, nesta quinta-feira, para enfrentar o Sparta Praga, pelo segundo jogo da fase de 16 avos de final da Liga Europa. Com um gol de Eden Hazard aos 45 do segundo tempo, os ingleses empataram por 1 a 1 e consolidaram a classificação para as oitavas de final.

Depois de vencerem os tchecos por 1 a 0, em Praga, os Blues tomaram o primeiro gol logo aos 17 do primeiro tempo e custaram a reagir. Com uma pancada de Hazard, buscaram o empate e, pela soma de resultados, garantiram vaga nas oitavas de final. Sem datas definidas, o Chelsea encara Ajax ou Steaua Bucareste na próxima fase.

O Chelsea começou o primeiro tempo pressionando seu adversário em Stamford Bridge. Com David Luiz e Ashley Cole no banco de reservas, além de Demba Ba sequer relacionado, o time inglês depositava suas esperanças no espanhol Fernando Torres, que até teve chances, mas desperdiçou uma a uma. A primeira ocorreu antes mesmo dos dez minutos, quando recebeu passe de Moses e concluiu rente à trave do goleiro Vaclik.

No minuto seguinte, o Sparta Praga tomou mais um susto quando Mata realizou cruzamento na área e Fernando Torres cabeceou pela linha de fundo do gol tcheco. Mesmo assustados, os visitantes se aproveitaram de uma desatenção na defesa do Chelsea para abrirem a contagem aos 17 minutos do primeiro tempo: após bela jogada de Kadlec, o craque do time, David Lafata, concluiu ao gol de Petr Cech para marcar.

O goleiro tcheco, inclusive, completava 100 partidas em competições europeias, mas não conseguiu evitar o gol de abertura do placar. Com Cahill, que comemorou 50 jogos ocupando a posição de titular, o Chelsea passou todo o primeiro tempo sendo pressionado dentro de casa, tendo que se segurar para não levar o segundo. Em raros lampejos de Mata e Oscar, os ingleses chegavam, sem eficiência.

Quando os comandados Rafa Benítez acordaram, no intervalo do primeiro para o segundo tempo, foi a vez do Sparta Praga sofrer a pressão. Logo aos seis minutos da etapa complementar, Oscar ajeitou a bola para Ramires, que bateu forte e acertou a trave de Vaclik. Presente no campo de ataque, o time perdeu chances com Azpillicueta, Hazard e Ramires antes de evitar a prorrogação no último minuto de tempo regulamentar.

Aos 45 do segundo tempo, Hazard recebeu um passe milimétrico na ponta esquerda e, ao invés de lançar Fernando Torres no comando de ataque, preferiu manter a direção e cortou toda a marcação do Sparta Praga. O tiro, forte e direto, foi no ângulo de Vaclik e fez o Chelsea evitar mais um fiasco na temporada.

Napoli é eliminado pelo Viktoria Pilsen – Depois de aplicar 3 a 0 no Napoli em pleno estádio San Paolo, em Roma, o Viktoria Pilsen confirmou a classificação para as oitavas de final vencendo os italianos por 2 a 0, nesta quinta-feira, na República Tcheca. Com gols marcados por Kovarik e Tecl, os donos da casa garantiram a vaga para enfrentar o Fenerbahce, que eliminou o BATE Borisov na fase de 16 avos de final.

Confira os placares da fase de 16 avos de final da Liga Europa 2012/2013

Viktoria Pilsen 2 x 0 Napoli
Fenerbahce 1 x 0 BATE Borisov
Benfica 2 x 1 Bayer Leverkusen
Bordeaux 1 x 0 Dinamo de Kiev
Hannover 1 x 1 Anzhi
Metalist 0 x 1 Newcastle
Genk 0 x 2 Stuttgart
Lazio 2 x 0 Borussia Monchengladbach
Lyon 1 x 1 Tottenham
Cluj 0 x 3 Inter de Milão
Olympiakos 0 x 1 Levante
Rubin Kazan 0 x 1 Atlético de Madri
Dnipro 1 x 1 Basel
Liverpool x Zenit
Chelsea 1 x 1 Sparta Praga