Futebol Internacional
None

PROBLEMAS DE SAÚDE

Brasileiro do Hannover, time da Alemanha, é diagnosticado com tuberculose

Por conta da doença, volante França ficará de fora do futebol por pelo menos 6 meses

postado em 22/02/2013 17:13 / atualizado em 22/02/2013 17:20

Divulgação/Hannover
Pouco mais de um mês após acertar com o Hannover, o volante brasileiro França foi diagnosticado com tuberculose, segundo informou o clube alemão nesta sexta-feira. O jogador pertencia ao Coritiba, e chegou a defender o Criciúma em 2012, antes de se transferir para o futebol da Alemanha.

O atleta de 21 anos deverá ficar afastado dos gramados por pelo menos seis meses, quando será submetido ao tratamento. Em seguida, serão necessárias mais algumas semanas para a retomada do trabalho físico e técnico. Desta forma, o brasileiro só deverá voltar a jogar em meados da próxima temporada europeia, que tem início em agosto.

Após o diagnóstico, França recebeu o apoio da diretoria e da comissão técnica do clube. "Neste momento o mais importante é que ele fique saudável novamente. Desejamos a ele a melhor recuperação", afirmou o presidente do Hannover, Jörg Schmadtke.

O dirigente confia no retorno do jogador aos gramados do futebol alemão. "Após o tratamento adequado, ele será capaz, de acordo com os médicos, de continuar normalmente sua carreira como jogador de futebol. Esta notícia é importante e muito boa para o jogador e para nós", destacou Schmadtke. "Onde pudermos ajudar, estaremos à disposição."

O técnico do Hannover também desejou uma rápida recuperação ao volante. "Todos nós desejamos a França que se recupere logo", disse Mirko Slomka, que fez elogios ao brasileiro. "Eu o conheci nas primeiras semanas como um jogador de grande atitude."

O diagnóstico do brasileiro acabou assustando a equipe alemã por causa do potencial de contágio da tuberculose, doença que tem baixa incidência no país. Autoridades sanitárias da cidade acreditam que França não obteve a infecção na Alemanha.

"A doença se torna ativa após quatro meses a partir da infecção [período de incubação]", afirmou Helga Heykes-Uden, chefe da agência de saúde local. Como o jogador deixou o Brasil no dia 11 de janeiro, as autoridades afirmam que França deve ser se infectado ainda em solo brasileiro.

Por causa do risco de contágio, o clube já definiu que jogadores e membros da comissão técnica serão submetidos a exames específicos, de sangue e radiografia, para detectar uma eventual infecção.

O volante França tinha seus direitos vinculado ao Coritiba até se transferir ao time alemão no início deste ano. Antes, ele se destacou, por empréstimo, no Criciúma, que subiu para a Série A do Campeonato Brasileiro no ano passado. A equipe paranaense chegou a cogitar um novo empréstimo aos catarinenses, mas acabou cedendo à oferta do Hannover.