Futebol Internacional
None

LIGA DOS CAMPEÕES

Embalados, Manchester e Real Madrid jogam pela classificação na Inglaterra

Virtual campeão inglês, United conseguiu resultado importante na Espanha e agora recebe os Merengues, que vêm de grandes vitórias sobre o rival Barcelona

postado em 05/03/2013 07:00 / atualizado em 05/03/2013 08:35

AFP PHOTO / CESAR MANSO
Um gigante vai cair nesta terça-feira na Liga dos Campeões. Manchester United e Real Madrid, donos de três e nove títulos da competição, respectivamente, se enfrentam a partir das 16h45, em Old Trafford, na Inglaterra. Na primeira partida entre as equipes, realizada na Espanha, houve empate por 1 a 1. Welbeck abriu o placar para o time inglês e Cristiano Ronaldo empatou.

A partida terá ingredientes especiais. Será a primeira vez na carreira, desde que deixou o clube inglês, que o craque português Cristiano Ronaldo jogará em Old Trafford contra o Manchester. O jogador demonstrou respeito ao clube que o projetou no futebol mundial na primeira partida das oitavas de final, quando marcou de cabeça e não comemorou.

Duelo de comandantes

Se o duelo marca duas grandes forças do futebol, o banco de reservas não fica de lado. Sir Alex Ferguson, treinador do Manchester desde 1986, conquistou a competição mais importante do futebol europeu por duas vezes com o clube inglês. Do outro lado, José Mourinho, que também venceu duas vezes a Liga, por Porto e Internazionale, mas ainda busca o título pelo Real Madrid.

Os dois treinadores são reconhecidos e respeitados mundialmente. O trabalho de Ferguson no Manchester impressiona e o treinador espera que a equipe vença a Liga dos Campeões para apagar a vexatória campanha na última temporada, quando, em um grupo teoricamente fácil, foi eliminada na primeira fase.

O português José Mourinho vive uma temporada conturbada no Real Madrid. Pivô de polêmicas com Sérgio Ramos e Casillas, o treinador pode deixar o clube espanhol e voltar ao Chelsea no meio do ano. Rachas no elenco e cobranças excessivas podem derrubar o comandante merengue, que quer o título para apagar os “incêndios” na Espanha.

Apesar da sede pelo título mais importante da Europa, os dois treinadores não têm do que reclamar de suas equipes. O Manchester tem ampla vantagem sobre o Manchester City, segundo colocado no Campeonato Inglês e caminha a passos largos para mais um troféu na Inglaterra. Já o Real Madrid vive grande momento, já que conseguiu quebrar a fama de freguês do Barcelona, vencendo os dois últimos encontros e implantando um início de crise no rival.

Craques decisivos


Na primeira partida, muitos jogadores tentaram decidir o confronto. Robin Van Persie, do United, teve três chances claras de marcar no segundo tempo enquanto Fábio Coentrão e Khedira, do Real, pararam em tarde inspirada de De Gea. Como esperado, Cristiano Ronaldo decidiu a favor dos madrilenhos, marcando o gol de empate. O que ninguém esperava era que, Danny Welbeck, surpresa na escalação de Ferguson, marcasse o primeiro gol da partida no Santiago Bernabéu.

O time inglês terá praticamente força máxima para o duelo desta terça. Recuperado de lesão que assustou os torcedores, o holandês Van Persie segue como principal esperança dos Red Devils. Além dele, Wayne Rooney terá mais uma chance de mostrar seu poder de decisão contra o Real Madrid. Destaque do final de semana com três gols, o japonês Shinji Kagawa parece finalmente ter se adaptado ao futebol inglês e pode tirar um “coelho” da cartola a favor do United.

Em sua primeira partida no Old Trafford contra o Manchester, Cristiano Ronaldo prega respeito ao clube e aos torcedores, mas terá a missão de classificar o Real Madrid fora de casa. Para servir o português, os meias Ozil e Di Maria devem ser os escolhidos por Mourinho para formarem com Benzema ou Higuaín o quarteto ofensivo do Real. Vale lembrar do zagueiro Varane, que marcou duas vezes contra o Barcelona na Copa do Rei, além de parar Lionel Messi.

Com tantos craques em campo, um dos mais geniais jogadores dos dois elencos deve ficar no banco. O meia galês Ryan Giggs, de 39 anos, fará a milésima partida da carreira no confronto contra o Real Madrid. De contrato renovado, o jogador ficará até o fim da próxima temporada no United, quando deverá se aposentar. Alex Ferguson confirmou que o ídolo do clube entrará em campo, mas pretende usá-lo no segundo tempo para “abusar” de sua experiência nos momentos decisivos.

Manchester United x Real Madrid

Manchester United
De Gea, Rafael, Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Cleverley, Valencia (Welbeck) e Kagawa; Rooney e Van Persie. Técnico: Sir Alex Ferguson

Real Madrid
Diego Lopez, Sérgio Ramos, Varane, Pepe e Fábio Coentrão; Xabi Alonso, Khedira, Di Maria, Ozil e Cristiano Ronaldo; Benzema (Higuaín). Técnico: José Mourinho

Motivo: Oitavas de final da Liga dos Campeões, jogo de volta
Estádio: Old Trafford, em Manchester (Inglaterra)
Data: Terça-feira, 05 de março, às 16h45 (Horário de Brasília)

Tags: campeões dos liga inglaterra madrid real manchester