Futebol Internacional
None

LIGA DOS CAMPEÕES

Com apoio da torcida, Dortmund recebe Shakthar em busca de classificação

Desde a temporada 1997/98, uma depois de seu único título, aurinegros não conseguem chegar às quartas da Liga; equipe terá vantagem de empates por 0 a 0 e 1 a 1

postado em 05/03/2013 07:01 / atualizado em 05/03/2013 08:40

AFP PHOTO/ SERGEI SUPINSKY
A promessa é de casa cheia mais uma vez. O Signal Iduna Park, estádio do Borussia Dortmund, que receberá nesta terça, às 16h45, a partida dos aurinegros contra o Shakthar Donetsk, tem a melhor média de público do futebol mundial. Maior palco da Alemanha, a arena pode abrigar 80,720 pessoas e 80.488 costumam ir para o estádio, ocupando 99,71% das arquibancadas.

E o torcedor será fundamental para uma classificação esperada pelo Dortmund. Desde a temporada 97/98, quando foi eliminada nas semifinais, a equipe não chega até as quartas de final da Liga dos Campeões. Para conseguir quebrar este tabu, o time da casa pode até empatar em 0 a 0 ou 1 a 1, que se classificará, já que a primeira partida realizada na Ucrânia, terminou em 2 a 2.

Shakthar perto da vitória


O primeiro confronto das oitavas de final quase terminou com um vencedor. O Shakthar Donetsk esteve duas vezes à frente no placar. Srna marcou de falta o primeiro gol da partida, aos 31 minutos do primeiro tempo. Mas aos 43 minutos da etapa inicial, o polonês Lewandowski completou cruzamento de Götze e empatou.

O meia brasileiro Douglas Costa, que havia entrado no segundo tempo, fez aos 24 minutos da etapa final, de voleio, o gol que garantiria vantagem aos ucranianos na segunda partida. Mas, novamente aos 43 minutos, Hummels completou cruzamento de Schmelzer e empatou de cabeça, levando um resultado positivo para a Alemanha.

Confiança no trio x Brasileiros decisivos

Três jogadores têm feito a diferença para o Borussia Dortmund na temporada. O sucesso do trio formado por Mario Götze, Marco Reus e Robert Lewandowski eleva a confiança do técnico Jürgen Klopp para uma vitória em casa. Os três jogadores se completam em campo. Götze é responsável pela armação e jogadas de habilidade, Reus pela velocidade e contra-ataques, enquanto Lewandowski fica por conta de fazer os gols do clube alemão.

Pelo lado do Shakthar Donestk, alguns brasileiros têm se mostrado decisivos nas partidas do clube. Os meias Douglas Costa, Fernandinho e Alex Teixeira, conseguem mostrar habilidade e velocidade, e são esperanças de boas jogadas para que Luiz Adriano, Taison e o atacante naturalizado croata, Eduardo da Silva, completem os lances com gols.

As defesas das duas equipes podem ser destacadas. Se não são tão confiáveis na contenção, conseguem resolver na frente. Pelo Dortmund, Schmelzer, Hummels, Subotic e Felipe Santana são exemplos de defensores artilheiros. Srna, Rakitskiy e Rat são os defensores que costumam chegar com perigo pela equipe do Donetsk.

Borussia Dortmund x Shakthar Donestk

Borussia Dortmund
Weidenfeller; Piszczek, Felipe Santana, Hummels e Schmelzer; Bender, Blaszczykowski, Kehl, Götze e Marco Reus; Lewandowski. Técnico: Jürgen Klopp

Shakthar Donestk
Pyatov; Srna, Rakitskiy, Chygrynskiy e Rat; Hubschman, Fernandinho, Alex Teixeira, Mkhitaryan e Taison; Luiz Adriano. Técnico: Mircea Lucescu

Motivo: Oitavas de final da Liga dos Campeões, jogo de volta
Estádio: Signal Iduna Park, em Dortmund (Alemanha)
Data: Terça-feira, 5 de março, às 16h45 (Horário de Brasília)

Tags: classificação shakthar recebe dortmund