Futebol Internacional
None

LIGA DOS CAMPEÕES

Sem comemorar, Cristiano Ronaldo garante virada do Real sobre o Manchester

Time espanhol aproveita expulsão de meia Nani, vira jogo em Old Trafford, aumenta série positiva e quebra série de 18 jogos do United sem derrotas em casa

postado em 05/03/2013 18:42 / atualizado em 05/03/2013 19:05

REUTERS/Phil Noble

Cristiano Ronaldo se acostumou a marcar gols no estádio Old Trafford – foram 73 entre 2003 e 2009. Nenhum, porém, foi como o desta terça-feira. De volta ao estádio após quatro anos, o português não comemorou ao fazer o gol da virada do Real Madrid que garantiu a vitória por 2 a 1 sobre o Manchester United e a eliminação de seu antigo clube nas oitavas de final da Liga dos Campeões.

AFP PHOTO / PIERRE-PHILIPPE MARCOU
Com Wayne Rooney no banco, os Red Devils contaram com o herói da última grande vitória dos merengues para abrir o placar. Sergio Ramos, que marcou o gol da vitória por 2 a 1 sobre o Barcelona no sábado, desviou um cruzamento de Nani contra a própria meta aos três minutos do segundo tempo.

Embalado pelo polêmico cartão vermelho mostrado a Nani por uma dividida com Arbeloa no meio-campo aos dez minutos, o Real Madrid alcançou o empate aos 21 minutos. O meia Modric, contratado por cerca de 33 milhões de libras (aproximadamente R$ 98 milhões), fez valer seu investimento com um golaço de fora da área.

Aos 24 minutos, foi a vez de Cristiano Ronaldo aparecer. Atuando pela primeira vez em Old Trafford com uma camisa que não a do Manchester United, o português apareceu na pequena área para desviar um cruzamento de Gonzalo Higuaín e garantir a vitória.

Mesmo com um a menos, o líder do Campeonato Inglês passou a pressionar em busca do empate, mas parou em grandes defesas de Diego López. Kaká ainda se aproximou muito do terceiro gol, acertando a trave aos 43 minutos. Seria o quarto gol do brasileiro em Old Trafford, mas a bola pegou nas costas de De Gea e terminou nas mãos do goleiro.

O jogo - Mesmo atuando fora de casa, o Real Madrid teve maior posse de bola no começo da partida e teve a primeira finalização do jogo, com Higuaín recebendo de Ozil na meia-lua e limpando para finalizar de perna direita à esquerda do gol de De Gea aos 11 minutos.

Apesar desse início, quem realmente assustou no primeiro tempo foi o Manchester United. Aos 21 minutos, o zagueiro sérvio Vidic cabeceou uma cobrança de escanteio na trave esquerda de Diego López. Welbeck ainda finalizou o rebote no goleiro espanhol, mas o jogo estava parado por posição irregular do inglês.

REUTERS/Phil Noble
A partida era disputa, mas gerava poucos lances de perigo. Bem no jogo, as defesas levavam a melhor sobre os setores ofensivos rivais. O Real Madrid teve um gol de Higuaín após cobrança de escanteio anulado aos 35 minutos por falta de ataque de Sergio Ramos.

Já o Manchester United teve uma boa chance no minuto seguinte, mas Diego López saiu bem do gol após dar rebote em chute de Van Persie para pegar a finalização de Welbeck. Fora esses dois lances, o primeiro tempo não teve mais oportunidades de destaque, mas contou com a entrada de Kaká no lugar do lesionado Di María aos 43 minutos.

No entanto, não demorou para sair o gol no segundo tempo. Aos três minutos, Van Persie tentou chute travado após jogada de Rafael e a bola ficou com Nani pela esquerda. O português cruzou para Welbeck relar na bola na pequena área e Sergio Ramos desviar para as próprias redes.

Em busca do empate, o Real Madrid viu suas chances aumentarem aos dez minutos, quando Nani recebeu um cartão vermelho polêmico por uma dividida com Arbeloa no meio-campo. Seis minutos depois, Rafael salvou de baixo das traves uma cabeçada de Higuaín após desvio de Varane.

AFP PHOTO / PIERRE-PHILIPPE MARCOU
Aos 20 minutos, Van Persie recebeu de Welbeck e acertou uma bomba de fora da área, mas o próximo gol seria do Real Madrid. Após a defesa de Diego López, Modric fez jogada individual no lance seguinte e acertou uma bomba de fora da área. A bola pegou na trave e passou da linha para completar um golaço.

Aos 24 minutos, o croata voltou a aparecer e tabelou com Higuaín na área. O argentino cruzou rasteiro para Cristiano Ronaldo desviar na pequena área e garantir a virada sobre seu antigo clube. Mourinho, então, fez a equipe recuar com a entrada de Pepe no lugar de Ozil.

O Manchester United aproveitou e passou a pressionar em busca do empate. Entre os 35 e os 40 minutos foram três grandes chances, com Carrick e Van Persie parando em boas defesas de Diego López e Rooney mandando um voleio por cima do gol com muito perigo.

Os merengues, porém, levavam perigo no contra-ataque e quase marcou o terceiro gol aos 43 minutos, quando Kaká acertou a trave após receber de Modric pela esquerda da área. De Gea e Diego López ainda fizeram uma boa defesa cada, em finalizações de Cristiano Ronaldo e Vidic, mas o jogo terminou com a vitória por 2 a 1 do Real.

FICHA TÉCNICA
MANCHESTER UNITED 1 x 2 REAL MADRID

Local: Old Trafford, em Manchester, Inglaterra
Data: 5 de março de 2013
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Cuneyt Çakir (TUR)
Assistentes: Bahattin Duran (TUR) e Tarik Ongun (TUR)
Cartões amarelos: Evra e Carrick (Manchester United); Arbeloa, Pepe e Kaká (Real Madrid)
Cartão vermelho: Nani (Manchester United)
Gols: MANCHESTER UNITED: Sergio Ramos, contra, aos três minutos do segundo tempo

REAL MADRID: Modric, aos 21, e Cristiano Ronaldo, aos 24 minutos do segundo tempo

MANCHESTER UNITED: De Gea; Rafael (Valencia), Vidic, Ferdinand e Evra; Carrick, Cleverley (Rooney), Giggs, Welbeck (Ashley Young) e Nani; Van Persie
Técnico: Alex Ferguson

REAL MADRID: Diego López; Arbeloa (Modric), Varane, Sergio Ramos e Fábio Coentrão; Khedira, Xabi Alonso, Di María (Kaká), Ozil (Pepe) e Cristiano Ronaldo; Higuaín
Técnico: José Mourinho