Futebol Internacional
None

Com tranquilidade, Juventus administra em casa e vai às quartas da Liga

Com placar agregado em 5 a 0, italianos não tiveram dificuldades nas oitavas de final

postado em 06/03/2013 18:45 / atualizado em 06/03/2013 19:17

AFP PHOTO / GIUSEPPE CACACE

A Juventus não precisou se esforçar demais para eliminar o Celtic, nesta quarta-feira, na segunda partida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Dentro de seu estádio na cidade de Turim, a equipe que havia aberto 3 a 0 na Escócia, com gols de Matri, Marchisio e Vucinic, poupou alguns titulares, mas venceu por 2 a 0, novamente com Matri marcando, mas agora com o placar fechado por Quagliarella.

Com os 5 a 0 obtidos no placar agregado graças ao rebote de Forster aos 24 minutos do primeiro tempo, e também ao preciosismo de Pirlo no passe para Vidal, que até driblou o goleiro inglês antes de servir Quagliarella, a Juve aguarda o dia 15, data do sorteio das quartas de final da Champions, que já tem classificados Paris Saint-Germain (também nesta quarta-feira), Borussia Dortmund e Real Madrid. Na próxima semana, outras quatro partidas fecham as oitavas: Málaga x Porto, Bayern de Munique x Arsenal, Schalke 04 x Galatasaray, Barcelona x Milan.

Líderes do Campeonato Italiano com 59 pontos, seis a mais que o Napoli, os comandados de Antonio Conte voltam a campo neste domingo, novamente dentro de casa, onde recebem o Catania em busca da manutenção de sua vantagem. Enquanto isso, o Celtic passa a se preocupar com o Escocês, competição em que ocupa o primeiro lugar com 16 pontos à frente do Motherwell.

O Jogo –
Confiante em função da vantagem de três gols aberta na Escócia e também pela tomada de seu estádio, em Turim, a Juventus começou levando sustos do Celtic, que pressionava ainda sonhando com a possibilidade de avançar para as quartas de final. Com Matthews e Commons pelo lado direito, os visitantes dominavam o lado direito do campo e levavam perigo ao gol de Buffon.

AFP PHOTO / GIUSEPPE CACACE
Marcando em cima, a Juve chegou a ver Peluso tomar o primeiro cartão amarelo da partida, mas logo absorveu o estilo de jogo de seu adversário e passou a pressionar. Superior tecnicamente, o time da casa abriu o placar aos 24 minutos do primeiro tempo, quando Barzagli lançou Quagliarella direto do campo de defesa, viu o companheiro cortar Wilson com facilidade e bater para boa defesa de Forster. O rebote, no entanto, foi mortal para o Celtic, que levou o primeiro gol de Alessandro Matri.

Apesar da superioridade dos donos da casa no controle das ações, o primeiro tempo teve estatísticas bem semelhantes: os dois times finalizaram cinco vezes, sendo que, para ambos, três chutes foram em direção aos gols de Forster e Buffon, que tiveram exibição de gala na etapa inicial. A única diferença é que o Celtic dominava a posse de bola (57% a 43%) e, mesmo assim, não conseguiu chegar perto de abrir o placar.

As principais chances do primeiro tempo ocorreram na base da vontade dos escoceses, principalmente na reta final da etapa. Aos 35, Samaras fez boa jogada pela esquerda e chutou cruzado para Hooper, que não alcançou. Cinco minutos depois, foi a vez de Izaguirre levantar a bola na área e ver Beram Kayal cabecear nas mãos do goleiro Buffon. Ainda no primeiro tempo, Quagliarella desperdiçou uma chance de aumentar a vantagem por pura desatenção após receber passe de Vidal e não observar a movimentação da defesa visitante.

Com uma alteração por opção técnica (Wanyama por Ambrose) e outra por obrigação (Matthews saiu lesionado para a entrada de Forrest), o técnico Neil Lenon mudou a forma de jogar do Celtic para o segundo tempo, mas as mudanças não surtiram o efeito esperado. Logo aos três minutos de bola rolando, Matri serviu Quagliarella com precisão para o chute em cima do goleiro Forster, que mais uma vez mostrou os motivos de ter sido considerado um dos melhores em campo em Turim.

O Celtic se soltou mais no segundo tempo, em busca do gol de honra, mas acabou castigado: aos 20 minutos, Pirlo começou a jogada pela intermediária e serviu Vidal com precisão ímpar. O chileno teve tempo apenas para cortar o goleiro Forster e servir Quagliarella, que completou para o fundo das redes do Celtic e deixou claro que a Juve entrou na Champions para dar trabalho aos adversários.

FICHA TÉCNICA
JUVENTUS 2 X 0 CELTIC

Local: Juventus Stadium, em Turim (ITA)
Data: 6 de março de 2013, quarta-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Firat Aydinus (TUR)
Assistentes: Serkan Ok (TUR) e Alek Tascioglu (TUR)
Cartões amarelos: Peluso (Juventus); Izaguirre (Celtic)

GOLS: Juventus – Matri, aos 24 minutos do primeiro tempo. Quagliarella, aos 20 minutos do segundo tempo.

CELTIC: Forster, Izaguirre, Matthews (Forrest), Wilson e Mulgrew; Ledley, Kayal e Wanyama; Commons (Nouioui), Samaras e Hooper
Técnico: Neil Lennon

JUVENTUS: Buffon, Peluso (Asamoah), Barzagli e Bonucci; Pogba, Padoin, Pirlo (Giaccherini), Vidal (Isla) e Marrone; Quagliarella e Matri
Técnico: Antônio Conte