Futebol Internacional
None

LIGA DOS CAMPEÕES

Barcelona tenta quebrar tabu contra o Milan para evitar queda precoce na Liga

Derrota por 2 a 0 na Itália obriga Barça a golear os rossoneros nesta terça

postado em 12/03/2013 07:00 / atualizado em 12/03/2013 10:33

REUTERS/Albert Gea


O Barcelona terá uma missão mais que espinhosa contra o Milan, nesta terça-feira, às 16h45, no Camp Nou, na Espanha. Time do melhor jogador do mundo, Lionel Messi, os catalães perderam a primeira partida para os rossoneros por 2 a 0 em Milão, gols de Boateng e Muntari. Para se classificar, o Barça precisa vencer por três ou mais gols de diferença. A repetição do placar leva a partida para os pênaltis. Qualquer outro resultado classifica o time italiano.

Se depender do retrospecto entre as equipes na competição, o Barcelona não conseguirá a classificação nesta terça-feira. Isso porque os rivais já se enfrentaram 12 vezes e, em nenhuma das oportunidades, o time espanhol conseguiu um resultado como o necessário para chegar às quartas de final este ano.

Apesar de não ter conseguido nenhum resultado com larga vantagem de gols, o Barcelona já bateu o Milan na Liga dos Campeões por quatro vezes, mesmo número de vitória dos italianos e de empates. Além de ser uma partida para quebrar um grande tabu, o jogo desta terça dará vantagem a uma das equipes na história do confronto pelo torneio.

Para aumentar a galeria

Nesta terça, 11 títulos da Liga dos Campeões estarão em campo. Segundo maior vencedor da história, o Milan, com sete conquistas, tenta o título nesta temporada para colar de vez no Real Madrid, que já venceu por nove vezes. O Barcelona, maior vencedor nos últimos anos, chegou a quatro títulos com as três recentes conquistas.

Para garantir seu quinto título, o Barcelona aposta em sua força diante do torcedor na Liga dos Campeões. A equipe mantém uma invencibilidade incrível dentro do Camp Nou, local que será realizado a partida nesta terça. Depois da derrota por 2 a 1 para o Rubin Kazan-RUS, em outubro de 2009, a equipe jogou 19 partidas em seu estádio, com desempenho satisfatório: 15 vitórias e quatro empates.

Já o Milan terá que resolver sua vida no Camp Nou sem dois destaques. Mario Balotelli, que havia jogado a competição pelo Manchester City, não pode atuar na equipe rossonera e terá que assistir ao jogo das arquibancadas, como fez na primeira partida, ao lado de Robinho. Outro provável desfalque é o centroavante Giampaolo Pazzini, destaque da equipe nas últimas rodadas. O jogador se lesionou na vitória do Milan sobre o Genoa por 2 a 0 e deve ficar de fora da “decisão”.

REUTERS/Gustau Nacarino


Jogo de craques

Quando se fala em Barcelona, é impossível não falar de Lionel Messi. O argentino, melhor jogador do mundo por quatro vezes consecutivas, terá a difícil missão de fazer o que nenhum outro jogador do clube catalão conseguiu na história: bater o Milan por três gols de diferença na Liga dos Campeões.

Para conseguir isso, o argentino não estará sozinho, e conta com um grande número de coadjuvantes para ajudá-lo na missão. Recuperado de lesão, Daniel Alves foi relacionado e deve jogar, fazendo a função do lado direito, tão carente no clube quando o brasileiro não joga. Xavi Hernández, recuperado de lesão, está de volta, e formará com Iniesta e Fabregas o meio de qualidade do Barça. Na frente, Pedro, Sánchez e Villa brigam por uma vaga para ser o companheiro de ataque de Messi.
REUTERS/Albert Gea


Pelo lado do Milan, um jogador que esteve na arquibancada poderá entrar em campo. Recuperado de lesão, Robinho pode entrar em campo e relembrar os tempos da rivalidade de Barcelona e Real Madrid, quando jogava pela equipe madrilenha.

Mas a aposta do Milan está na defesa. Se não for vazado, Abbiati ajudará o time italiano a eliminar o poderoso Barcelona. Para isso, ele terá novamente a força da proteção de Abate, Mexes, Yepes e Antonini. Prevendo jogo de pressão dos catalães, o time rossonero pode apostar na velocidade de Boateng, Muntari e Niang, além do faro de gol de El Shaarawy para aumentar ainda mais a excelente vantagem construída no San Siro.

O que os comandantes falaram

Jordi Roura e Massimiliano Allegri terão um duelo à parte no banco de reservas. Criticado, o auxiliar de Tito Vilanova não tem conseguido fazer o Barcelona jogar, como foi visto tantas e tantas vezes sob a batuta de Pep Guardiola. Do outro lado, o italiano vê sua equipe alcançar dois meses sem derrotas e espantar a crise que quase o derrubou no início da temporada.
AFP PHOTO / JOSEP LAGO

"Temos que tentar manter a tranquilidade para não perder a cabeça em nenhum momento da partida. Dois gols podem chegar em poucos ou muitos minutos", disse Roura, falando sobre o nervosismo da equipe, caso o primeiro gol não saia rápido.

Por sua vez, Allegri espera um Barcelona melhor que nos últimos jogos. "Não me importo com o que estão dizendo, isso não vai mudar o fato de que será um jogo muito, muito difícil. Nós jogaremos contra uma equipe que precisa se recuperar, acho inclusive que atuará muito melhor que no jogo de ida. Vai ser mais ou menos como na partida de ida e acho que precisamos melhorar nosso ataque para aproveitar as oportunidades".

Barcelona x Milan

Barcelona: Valdés, Dani Alves, Piqué, Puyol e Jordi Alba; Busquets, Xavi e Iniesta; Villa (Fàbregas), Messi e Pedro. Técnico: Jordi Roura

Milan:
Abbiati, Abate, Zapata, Yepes e Constant; Montolivo, Ambrosini e Flamini; Boateng, Niang e El Shaarawy. Técnico: Massimiliano Allegri

Motivo:
Oitavas de final da Liga dos Campeões, jogo de volta
Estádio: Camp Nou, em Barcelona (Espanha)
Data: Terça-feira, 12 de março, às 16h45 (Horário de Brasília)

Tags: milan o contra tabu quebrar tenta barcelona precoce, eliminação evitar para