Futebol Internacional
None

LIGA DOS CAMPEÕES

Málaga tenta reverter derrota para o Porto e seguir fazendo história na Liga

Málaga disputa a primeira Liga de sua história e quer continuar na competição

postado em 13/03/2013 09:45 / atualizado em 13/03/2013 09:54

Jorge Guerrero / AFP

Campeão da Liga dos Campeões nas temporadas de 1986/87 e 2003/04, o Porto se acostumou a disputar a fase de mata-mata da competição nos últimos anos. Por outro lado, o Málaga, adversário dos portugueses nesta quarta-feira, às 16h45 (de Brasília), vive momento bem diferente: o confronto contra os Dragões pelo jogo de volta das oitavas de final é, possivelmente, o maior jogo da história do time espanhol. Atuando em casa, a equipe tenta reverter a derrota por 1 a 0 em Portugual.

Desde a temporada 2003/04, quando surpreendeu e conquistou a maior competição europeia com um time que contava com jogadores como Deco e Carlos Alberto e era treinado por José Mourinho, o Porto vem sendo presença constante na Champions League. Desde o título, foram nove participações de dez possíveis, sendo que a equipe chegou pelo menos nas oitavas de final em sete delas.

Enquanto isso, o Málaga disputa a primeira Liga dos Campeões de sua história. A única participação do clube em uma grande competição europeia foi em 2002/03, quando foi eliminado nos pênaltis pelas quartas de final da Copa da UEFA pelo Boavista, português como o adversário de quarta-feira. O Porto, aliás, se sagrou campeão do torneio naquela temporada, ofuscando o que era o maior feito internacional do Málaga até a disputa desta Liga dos Campeões.

Apesar da inexperiência na Europa, o clube andaluz superou as expectativas em sua estreia pela Champions League. A equipe terminou a fase de grupos no primeiro lugar do Grupo C, que contava com Milan, Zenit e Anderlecht, com folga: o Málaga não perdeu na primeira fase e teve vantagem de cinco pontos na liderança. O Porto, por outro lado, foi o segundo colocado do Grupo A atrás do Paris Saint-Germain.

Parte desse sucesso espanhol pode ser atrelado à experiência internacional dos atletas, que contrasta com o perfil europeu do clube. O Málaga conta com jogadores acostumaados com competições europeias, como o zagueiro argentino Martín Demichelis, o uruguaio Diego Lugano, o volante francês Toulalan, o meia espanhol Joaquín, o atacante argentino Saviola e o paraguaio Roque Santa Cruz.

Uma das dúvidas na escalação do Málaga, aliás, representa o conflito entre experiência e novidade. Com o desfalque do meia português Eliseu e do espanhol Portillo, os brasileiros Júlio Baptista e Lucas Piazon disputam uma vaga no meio-campo. O ex-Real Madrid adicionaria ao time a rodagem de 31 anos de idade, 13 de carreira e 42 atuações na Liga dos Campeões, ao passo que o meia emprestado pelo Chelsea mostra potencial com 19 anos de idade, mas ainda busca seu primeiro gol como profissional.

Com o status de líder reforçado pela escolha para representar o Málaga na entrevista coletiva de uma partida histórica para o clube, Júlio Baptista mostrou confiança na possibilidade de reverter a derrota por 1 a 0 no jogo de ida, mas lamentou o futebol apresentado pela equipe em Portugal.

“O resultado da ida é factível, é possível reverter, mas precisamos de um gol. Vai ser difícil, mas o mais importante é saber que temos chances e também vamos impor dificuldades. Vamos mudar a nossa atitude e intensidade em relação ao primeiro jogo. Doeu a forma como jogamos em Portugal, não apresentamos nosso melhor jogo”, analisou o meio-campista, que vem sofrendo com lesões na temporada.

A maior tradição do Porto não empolga o técnico Vitor Pereira. O português espera um jogo de qualidade e não enxerga favoritos. “Não acredito em favoritismo antecipado, acredito em trabalho, competência, maturidade e qualidade. Sabemos que o Málaga vai procurar o gol, mas também sabemos que, se marcarmos um, colocaremos uma pressão enorme sobre eles”, analisou o treinador.

Para o jogo, o vice-líder do Campeonato Português aposta não só na vantagem obtida pelo gol de João Moutinho no primeiro jogo como na fase dos times em 2013. Enquanto o Málaga não vence há quatro jogos, marcando apenas um gol no período, e soma apenas quatro vitórias em 13 jogos neste ano, o Porto ainda não perdeu em 2013: foram dez vitórias e três empates com 26 gols marcados e quatro sofridos.

Os Dragões venceram cinco jogos, empataram dois e perderam 11 atuando na Espanha, mas, recentemente, o histórico é mais favorável. Nas últimas seis partidas, a equipe perdeu apenas uma vez e venceu três no país vizinho. Além disso, os portugueses contam com a grande forma do centroavante colombiano Jackson Martínes, que marcou 15 gols em 13 jogos em 2013.

FICHA TÉCNICA
MÁLAGA X PORTO


Local:
Estádio La Rosaleda, em Málaga (Espanha)
Data: 13 de março de 2013, quarta-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Nicolas Rizzoli (Itália)
Assistentes: Andrea Stefani e Renato Faverani (ambos da Itália)

MÁLAGA: Caballero; Sanchez, Diego Lugano (Weligton), Demichelis e Antunes; Toulalan, Camacho, Joaquin, Isco e Júlio Baptista (Lucas Piazon); Saviola (Roque Santa Cruz)
Técnico: Manuel Pellegrini

PORTO:
Helton; Danilo, Otamendi, Maicon (Mangala) e Alex Sandro; Fernando, Lucho González e João Moutinho; Varela, Jackson Martínez, James Rodríguez
Técnico: Vitor Pereira

Tags: porto málaga liga dos campeões