Futebol Internacional
None

RACISMO NA EUROPA

André Villas-Boas acusa torcida da Inter de ofender Emmanuel Adebayor com racismo

Atacante que marcou o gol da classificação do Tottenham foi insultado por torcedores

postado em 15/03/2013 18:23 / atualizado em 15/03/2013 18:29

AFP

A torcida da Inter de Milão voltou a se envolver em um novo caso de racismo. Desta vez, o técnico André Villas-Boas acusou os nerazzurri de promoverem cantos racistas contra o atacante togolês Emmanuel Adebayor, autor do gol que garantiu a classificação ao Tottenham na derrota por 4 a 1 para os italianos, na última quinta-feira, no estádio Giuseppe Meazza.

O português afirmou que ouviu insultos com cunho racista durante boa parte do confronto e insinuou que até bananas de plástico foram utilizadas para chamar o atleta de “macaco”. O mesmo comportamento também foi visto no clássico contra o Milan, quando os torcedores elegeram o atacante Mario Balotelli como sua principal vítima. Na ocasião, a Inter de Milão foi punida pela Federação Italiana com uma pesada multa.

“É muito fácil ouvir os gritos, então tenho certeza que a Uefa irá agir a respeito”, disse Villas-Boas, que apoiou o seu discurso nas sanções impostas pela entidade no último mês. As mesmas ofensas discriminatórias levaram a Lazio a jogar duas partidas em torneios continentais com os portões de seu estádio fechados. A equipe italiana cumpriu um jogo da pena contra o Stuttgart e fará o outro diante do Fenerbahce, em duelo agendado para as quartas de final da Liga Europa.

O caso mais recente envolvendo racismo no futebol europeu foi flagrado na partida entre Juventus e Milan, válida pelo Campeonato Italiano. Os torcedores da Velha Senhora cantavam "se você pular para cima e para baixo, Balotelli morrerá" e se safaram de uma punição mais grave. A Federação considerou que este canto não envolvia segregação racial e apenas multou o clube de Turim em R$ 10, 3 mil pela origem ofensiva dos gritos.