Futebol Internacional
None

LIGA DOS CAMPEÕES

Milionário PSG tenta desbancar o poderoso Barcelona na Liga dos Campeões

Time conta com retorno de Lucas e grande fase do sueco Zlatan Ibrahimovic para tentar abrir vantagem em Paris sobre o Barcelona de Messi e companhia

postado em 02/04/2013 07:00 / atualizado em 02/04/2013 11:11

AFP PHOTO / KENZO TRIBOUILLARD


Um duelo cheio de craques, que eliminará um grande favorito ao título da Liga dos Campeões desta temporada. O jogo desta terça-feira, às 15h45, no Parque dos Príncipes, em Paris, marca o encontro do líder do Campeonato Francês, Paris Saint-Germain, contra o líder do Campeonato Espanhol, o Barcelona. Mas só um deles poderá seguir para a semifinal da competição depois da segunda partida, que será realizada no Camp Nou.

Essa não será a primeira vez que as duas equipes se enfrentarão nas quartas de final da Liga dos Campeões. Na temporada 1994/95, o PSG eliminou os catalães. Na primeira partida, realizada na Espanha, o confronto terminou em 1 a 1. Já na segunda, disputada no Parque dos Príncipes, o time francês eliminou o poderoso Barça, comandado por Joan Cruyff, com a uma vitória por 2 a 1, de virada. O gol da classificação foi marcado por Vincent Guérin.

Assim como naquela Liga, o duelo desta terça terá protagonistas de peso. Basta citar Zlatan Ibrahimovic, do PSG, e Lionel Messi, do Barcelona, a estrela maior do futebol mundial. Enquanto o sueco atravessa um grande momento no futebol francês, o argentino busca a artilharia da Liga dos Campeões. O baixinho tem sete gols, um a menos que Burak Yilmaz, do Galatasaray, e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.
AFP PHOTO / FRANCK FIFE

Embora Ibrahimovic tenha apenas dois gols na Liga - muito aquém do esperado -, ele tem surpreendido na disputa como garçom. Acostumado a ser artilheiro por onde passou, como no atual Campeonato Francês, onde tem oito gols a mais que o vice-artilheiro, o sueco do PSG já deu cinco assistências e lidera o quesito na atual edição, ao lado de Di María.

Ibrahimovic, por sinal, jogará nesta terça-feira graças à redução da pena de dois jogos recebida pela expulsão contra o Valencia, na primeira partida das oitavas de final.

Mais reforços para o jogão

Do lado do PSG, outro grande nome que reaparece em campo será o meia-atacante brasileiro Lucas, recuperado de lesão. Ele não esconde a empolgação por enfrentar o time de que é tão fã. “Sempre assisti às partidas do Barcelona, já que, além de ter grandes jogadores, é a equipe que oferece o melhor futebol e conta com os melhores do mundo. Depois de saber que íamos enfrentá-los, passei a ver as partidas com mais atenção. Cada partida tem sua história. O mais importante é estar concentrado e dar tudo de mim”.

Pelo Barcelona, o meia Xavi Hernández, um dos grandes pensadores da equipe, recuperou-se de lesão sofrida pela Espanha nas eliminatórias europeias. Já o lateral-esquerdo Jordi Alba, que marcou o gol que selou a classificação do Barça contra o Milan, também se recuperou de contusão e vai para o jogo no Parque dos Príncipes, em Paris.

Mais atrações

Com um elenco multimilionário, o PSG terá outras opções para sair da forte marcação do Barcelona. Além de Lucas e Ibrahimovic, a equipe francesa conta com o rápido e habilidoso argentino Lavezzi e com a boa fase de Pastore para tentar voltar à semifinal da Liga dos Campeões.

Como sempre, o Barcelona terá outros grandes personagens em ação, além de Messi e Xavi. Cotado para sair do clube no meio da temporada, David Villa marcou contra o Milan na fase anterior e voltou a jogar bem. Sem falar em Iniesta, o cérebro do time catalão.

REUTERS/Christian Hartmann


Nas ligas nacionais, quase campeões


Paris Saint-Germain e Barcelona sobram atualmente em seus países. Os rivais desta terça lideram com folga nas ligas nacionais e devem levantar as respectivas taças com sobras.

Com sete pontos à frente do Olympique de Marselha, o PSG é soberano no Francês. A oito rodadas do fim, a milionária equipe pode voltar a conquistar o título depois de 19 anos. Além disso, os parisienses podem conquistar a Copa da França, já que estão nas quartas de final contra o Evian. A meta ambiciosa é chegar à tríplice coroa, incluindo a Liga dos Campeões.

O Barcelona não tem a mesma chance de conquistar a tríplice coroa. Eliminados pelo Real Madrid na semifinal da Copa do Rei, os Culés estão atrás de seu pentacampeonato da Liga dos Campeões. No Espanhol, o título não deverá escapar das mãos de Messi e companhia. A 11 jogos do fim, a equipe de Tito Vilanova tem 13 pontos de vantagem sobre o Real.

PARIS SAINT-GERMAIN X BARCELONA


PARIS SAINT-GERMAIN:
Sirigu; Jallet, Sakho, Thiago Silva e Maxwell; Matuidi, Verratti e Pastore; Lucas, Ibrahimovic e Lavezzi
Técnico: Carlo Ancelotti

BARCELONA:
Valdés; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Jordi Alba; Busquets, Xavi e Iniesta; Pedro, Messi e David Villa
Técnico: Tito Vilanova

Motivo: jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões
Estádio: Parc des Princes, em Paris (França)
Data: 2 de abril de 2013, terça-feira, às 15h45

Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha)
Assistentes: Jan-Hendrik Salver e Mike Pickel (ambos da Alemanha)
Árbitros adicionais: Felix Zwayer e Guido Winkmann (ambos da Alemanha)