Futebol Internacional
None

Boca Juniors almeja liderança e paz diante do lanterna Barcelona

Time xeneize recebe rival equatoriano em La Bombonera buscando triunfo

postado em 02/04/2013 21:00

O Boca Juniors tem a chance de assumir a liderança do Grupo 1 da Copa Libertadores da América, nesta quarta-feira, em jogo contra o lanterna da chave, o Barcelona (do Equador), no estádio La Bombonera. Dependendo de combinação de resultados, um triunfo garante também a vaga antecipada ao mata-mata, dando um pouco mais de paz ao elenco do técnico Carlos Bianchi.

A situação do Boca no Campeonato Argentino não é boa, pois aparece apenas no 16º lugar, e a Libertadores é a chance de obter um pouco de tranquilidade. O treinador argentino já definiu a escalação para o jogo, com Riquelme na armação das jogadas, e o ex-corintiano Martínez formando a linha de frente com Nicolás Blandi.

O goleiro Orion alerta para a necessidade de a equipe jogar melhor a partir de agora. “Temos de evoluir. Ninguém está de acordo com o que mostramos. Se jogarmos bem, teremos chances maiores de ganhar. E uma vitória atrai outras”, avaliou. “Se sair outro resultado, talvez possamos nos classificar”.

O Boca aparece na segunda posição do Grupo 1, com seis pontos, um a menos que o Nacional (do Uruguai) e um a mais que o Toluca (do México). Já o Barcelona aparece na última colocação, com três, e precisa do triunfo para sobreviver.

Se vencer nesta quarta, o time argentino avançará para a primeira posição. Mas, para se classificar neste meio de semana, o Boca tem de torcer na quinta para o Nacional contra o Toluca. Neste caso, os representantes da Argentina e do Uruguai garantiriam o avanço com uma rodada da antecedência.

Porém, o técnico do Barcelona, Gustavo Costas, que é argentino, explica que sua equipe está em crescimento e sonha em surpreender o adversário. “O Boca não está passando por um bom momento, mas tem excelentes jogadores. Deus queira que o Barcelona seja protagonista na Bombonera. Temos de cuidar da bola e não deixar Riquelme livre”, comentou.

Na chave dos brasileiros: Além do confronto entre Boca Juniors e Barcelona, a Copa Libertadores também tem nesta quarta-feira o duelo entre Caracas e Huachipato, pelo Grupo 8, que tem ainda Fluminense e Grêmio.

Enquanto o jogo entre os dois times brasileiros está agendado apenas para a próxima semana, venezuelanos e chilenos sonham com a liderança provisória. A primeira posição pertence ao Tricolor das Laranjeiras, com sete pontos, seguido pelo clube gaúcho, que tem seis.

O Caracas tem o mesmo número de pontos da equipe de Vanderlei Luxemburgo e, se aproveitar a oportunidade de atuar em casa, pode assumir a dianteira isolada nesta quarta. Já o Huachipato é o lanterna, com quatro, mas tem a chance de igualar a pontuação do Fluminense e ultrapassar nos critérios de desempate.