Futebol Internacional
None

LIGA DOS CAMPEÕES

Em confronto de estrelas, Real Madrid tenta impor tradição contra Galatasaray

No primeiro duelo das quartas de final, Real Madrid recebe Galatasaray, de Felipe Melo, Drogba e Sneijder; grande surpresa da competição, time turco tenta desbancar favorito

postado em 03/04/2013 09:41 / atualizado em 03/04/2013 10:06

AFP PHOTO / DOMINIQUE FAGET

Pelas quartas de final da Liga dos Campeões, o Real Madrid, nove vezes campeão da competição, recebe o Galatasaray, que tem como melhor campanha a da temporada 1988/89, quando alcançou as semifinais. A partida está marcada para as 15h45 (de Brasília).

No Grupo D, o chamado grupo da morte da atual edição, que contava com Ajax, Manchester City e Borussia Dortmund, o Real Madrid não passou sustos, mas se classificou apenas em segundo lugar, atrás do Borussia Dortmund, perdendo o direito de decidir em casa os duelos da fase final.

Nas oitavas, uma surpresa no sorteio e dois dos favoritos ao título se enfrentaram, prematuramente para a maioria dos críticos. Os merengues levaram a melhor sobre o Manchester United após empatarem em casa em 1 a 1 e vencerem fora por 2 a 1, com gol decisivo de Cristiano Ronaldo.

O técnico da equipe, José Mourinho, descarta qualquer favoritismo dos espanhóis e exalta o grande elenco montado pelos rivais turcos para a fase final da Liga dos Campeões, com as grandes contratações de Sneijder e Drogba.

“Nesta fase não existem favoritos. São oito equipes que já têm uma trajetória na competição, que já venceram uma eliminatória. O Galatasaray tem um treinador experiente e jogadores que já estiveram nos melhores times do mundo. Estão preparados para esta fase”, afirmou.

O confronto marca também o duelo de dois artilheiros da Liga dos Campeões: Cristiano Ronaldo e Burak Yilmaz, que já marcaram oito gols cada na competição e dividem a artilharia com Messi. O português faz questão de manter a confiança, mas elogia o artilheiro turco.

“É um jogador que está muito bem na Liga dos Campeões. Marcar oito vezes nessa competição é algo muito difícil. Temos que estar concentrados como sempre. Jogamos bem no Camp Nou, contra o Barcelona e aqui no Bernabéu diante do Manchester. As coisas estão indo muito bem para o nosso time, estamos com mais confiança, a equipe está melhor e estamos numa sequência boa de partidas. Queremos seguir assim até o fim da temporada”, analisou o gajo.

Do lado do Galatasaray, a aposta está não só em Yilmaz, que balançou as redes 18 vezes em 23 partidas em 2013, mas também nos experientes Sneijder e Drogba, as grandes contratações do time para esta fase da competição.

A torcida apaixonada também é um fator que pode desequilibrar para o time de Felipe Melo. Segundo informações da imprensa espanhola, cerca de dez mil torcedores do Galatasaray estarão presentes no Santiago Bernabéu. Contra o Schalke 04, no jogo que determinou a classificação do time, foram cinco mil.

AFP PHOTO / JAVIER SORIANO
O trajeto da equipe até às quartas foi mais sofrido que o do rival. No Grupo H, ao lado de Manchester United, Cluj e Braga, os turcos só avançaram no critério do confronto direto, empatados em pontuação com o Cluj na segunda colocação.

Nas oitavas de final, depois de empatar em casa contra o Schalke, o Galatasaray mostrou força e soube usar o apoio dos fãs na Alemanha para vencer por 3 a 2 fora de casa e garantir uma vaga entre os oito melhores.

O presidente do clube, Unal Aysal ofereceu uma premiação de 25 mil euros (aproximadamente R$ 65 mil) para cada jogador, caso o time passe à próxima fase. A Uefa pode pagar ao todo 10 milhões de euros (cerca de R$ 26 milhões) para o time classificado, em caso de dois triunfos.

O atacante Altintop, que já jogou no Real Madrid, lembrou do favoritismo do adversário, mas disse que não vai faltar ousadia ao Galatasaray: “Mesmo que eles sejam favoritos, esse jogo é uma grande oportunidade para nós, o que não significa que estejamos sob pressão. Somos um time de coragem e temos um técnico corajoso. Vamos jogar com vontade e acreditar que podemos vencer”, declarou.

Tanto José Mourinho quanto Fatih Terim poderão contar com seus principais jogadores e escalar os times titulares para o jogo. Apenas Casillas continua de fora, por conta de uma lesão no dedo.

Na história do confronto são quatro jogos e duas vitórias para cada lado, sendo que os turcos já levantaram um troféu contra os rivais espanhóis: o da Supercopa da Europa de 1999/00, em Monaco.

REAL MADRID x GALATASARAY

REAL MADRID: Lopez; Arbeloa, Varane, Sergio Ramos e Fabio Coentrao; Khedira, Xabi Alonso, Di Maria , Ozil e Cristiano Ronaldo; Benzema.
Técnico: José Mourinho

GALATASARAY: Muslera; Eboue, Semih, Nounkeu e Riera; Altintop, Felipe Melo, Selcuk e Sneijder; Drogba e Yilmaz.
Técnico: Fatih Terim

Estádio: Santiago Bernabéu, em Madri, Espanha
Data: 03 de abril de 201, quarta-feira, às 15h45
Árbitro: Sven Moen (NOR)
Assistentes: Kim Haglund e Frank Andas (ambos da Noruega)