Futebol Internacional
None

LIGA EUROPA

Com Hernanes, Lazio visita Fenerbahçe; Benfica enfrenta Newcastle em Lisboa

Em confrontos equilibrados, Lazio, Fenerbahçe, Benfica e Newcastle buscam vaga na semifinal da Liga Europa; primeira rodada das quartas será nesta quinta-feira

postado em 04/04/2013 10:04

Às 16h05 (de Brasília) desta quinta-feira, oito clubes abrem a disputa das quartas de final da Liga Europa, a segunda competição de clubes mais importante do continente. Relacionado pelo técnico Vladimir Petkovic, o brasileiro Hernanes tentará conduzir a Lazio em busca de uma vaga nas semifinais, iniciando a jornada fora de casa, em Istambul, diante do Fenerbahce.

Vice-líder do Campeonato Turco com quatro pontos a menos que o estrelado Galatasaray, que divide atenções com a Liga dos Campeões da Europa, o Fenerbahce tentará superar a desconfiança por conta de seu mau desempenho dentro de casa. Das cinco partidas disputadas no estádio Sukru Saracoglu, a equipe alcançou apenas duas vitórias, além de dois empates e uma derrota vexatória, por 3 a 0, contra o Borussia Monchengladbach.

A favor da Lazio e contra os turcos ainda conta o fato de que, fora de casa, a equipe dos brasileiros Hernanes e Ederson – o zagueiro André Dias nem foi relacionado – não perdeu nenhuma de suas seis partidas, tendo avançado como líder do Grupo J e eliminado justamente o Borussia Monchengladbach, além do Stuttgart, nas fases anteriores.

Já o Fenerbahce, mesmo passando de fase na liderança do Grupo C, sofreu para eliminar Bate Borisov e Viktoria Pilsen nas fases posteriores, ambas com apenas um gol de vantagem em relação aos rivais. Para receber a Lazio em Istambul, a expectativa do time turco é ignorar a tradição dos oponentes e principalmente a presença de Miroslav Klose, que voltou a ser relacionado após dois meses sofrendo com lesões.

“O futebol turco está se desenvolvendo, como vemos conosco e com o Galatasaray, então vencer é a nossa obrigação. A Lazio é enorme se formos comparar com os outros concorrentes, e ainda conta com a volta do Klose, um jogador bem conhecido e que vem de um processo de recuperação. Será um jogo muito importante”, opinou o lateral esquerdo suíço Reto Ziegler, que tem jogado improvisado pela direita.

Diante do trio ofensivo formado por Kuyt, Sow e Webo no Fenerbahce, a Lazio colocará em jogo o entrosamento conquistado com Kozak durante o período de ausência de Klose, que está relacionado, mas deve ficar no banco de reservas. “Temos o dérbi de Roma no domingo, mas só consigo pensar no compromisso na Turquia. Será muito difícil, com a torcida contra, mas temos condição de voltar com um bom resultado”, garantiu o treinador Petkovic.

Em Portugal, Benfica tenta confirmar vantagem – Além de Fenerbahce x Lazio, Chelsea x Rubin Kazan e Tottenham x Basel, mais duas equipes duelam nesta quinta-feira, no mesmo horário. No estádio da Luz, em Lisboa, o Benfica recebe o Newcastle na condição de favorito, já que lidera o Campeonato Português com quatro pontos de vantagem em relação ao Porto, que foi eliminado nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa.

A grande novidade promovida pelo técnico Jorge Jesus na equipe do Benfica foi a entrada do holandês Ola John, que estará frente a frente com o compatriota Krul, goleiro do Newcastle. "Krul é um bom goleiro, que veio agora de lesão. É um amigo, mas tenho que tentar fazer gols. Somos favoritos, temos os torcedores como apoio e a obrigação de fazer um bom jogo. O Newcastle é uma equipe com bons jogadores também. Queremos vencer em casa, mas nem sempre é fácil”.