Futebol Internacional
None

LIGA DOS CAMPEÕES

Em vantagem para atingir nova semifinal, Real desafia Galatasaray na Turquia

Real pode perder por até dois gols de diferença que, mesmo assim, garante vaga

postado em 09/04/2013 09:55 / atualizado em 09/04/2013 10:49

AFP PHOTO / CURTO DE LA TORRE

Após conquistar só a segunda colocação no grupo da morte e sofrer para eliminar o Manchester United na abertura da fase de mata-mata, o Real Madrid não teve maiores problemas no primeiro jogo das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, quando recebeu o Galatasaray e aplicou 3 a 0 em Santiago Bernabéu, na semana passada. Nesta terça-feira, às 15h45 (de Brasília), os turcos põem em jogo seu último fôlego na tentativa de uma zebra que evite a terceira semifinal consecutiva do time espanhol.

Contratado logo após o desastre da eliminação nas oitavas de final da Liga dos Campeões de 2009/2010, diante do Lyon, o técnico José Mourinho atingiu duas vezes as semifinais: em 2010/2011 foi eliminado pelo campeão Barcelona e, na temporada seguinte, caiu para o Bayern de Munique, que acabou perdendo o título para o Chelsea. Com o futuro em xeque no Real Madrid, o comandante português prefere não dar a nova vaga na fase semifinal como certa.

“A mensagem que passei é que teremos uma partida essencial, por isso mandei exibir o vídeo de um time que venceu o jogo de ida por 3 a 0 e depois perdeu por 3 a 0, foi eliminado. Nós estamos nos preparando com seriedade e eu me surpreenderia se meu time jogasse de forma diferente, comentou Mourinho antes da partida, para ainda completar: “Não acho que precise ganhar a Liga dos Campeões para ficar no cargo”.

No jogo de ida, pela primeira vez sem o sufoco das fases anteriores, o time merengue inaugurou sua vantagem logo aos oito minutos do primeiro tempo, com um golaço por cobertura de Cristiano Ronaldo, que se tornou artilheiro da competição. Benzema e Higuaín completaram o placar a favor do Real Madrid, que só foi ameaçado em campo pelos chutes de fora da área de Felipe Melo e enquanto durou a energia do marfinense Didier Drogba, campeão da Champions na última vez em que Mourinho atingiu as semifinais.

AFP PHOTO / JAVIER SORIANO
Para a partida de volta, que será realizada no estádio Ali Sami Yen, em Istambul, o Real Madrid conta com os desfalques do zagueiro Pepe, que sentiu dores musculares após a goleada sobre o Levante, e Sérgio Ramos, suspenso. Por opção de Mourinho, o zagueiro português Ricardo Carvalho e o meio-campista brasileiro Kaká não foram relacionados para a viagem à Turquia.

Já o Galatasaray, que encara o Real Madrid para lutar contra a iminente eliminação, também terá um desfalque importante: Burak Yilmaz, artilheiro da equipe na Liga dos Campeões da Europa, está suspenso por acúmulo de cartões e não fica à disposição do técnico Fatih Terin. Com Sneijder em má fase, o marfinense Didier Drogba passa a ser a única esperança a equipe que busca um milagre diante do poderoso oponente espanhol.

“A goleada foi mais por falta de experiência do que por qualquer outra coisa. É uma equipe muito jovem e há algumas coisas a serem melhoradas, então acaba sendo uma boa lição. No jogo de volta temos que demonstrar aquilo que aprendemos”, falou Drogba, atual campeão da Champions e ainda com o sabor da conquista pelo Chelsea: “Encontrei um clube ambicioso, com um grande projeto. Quero continuar fazendo parte desta aventura, deste desafio”.

Com a vaga encaminhada, o Real Madrid pode perder por até dois gols de diferença que, mesmo assim, garante sua terceira semifinal consecutiva.

GALATASARAY x REAL MADRID

Local:
estádio Ali Sami Yen, em Istambul, Turquia
Data: 9 de março de 2013, terça-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Stéphane Lannoy (França)
Assistentes: Frédéric Cano e Michael Annonier (ambos da França)

GALATASARAY:
Muslera; Eboue, Semih, Nounkeu e Riera; Altintop, Felipe Melo, Selcuk Inan e Sneijder; Drogba e Bulut
Técnico: Fatih Terin

REAL MADRID:
Diego Lopez; Essien, Varane, Arbeloa e Fabio Coentrao; Khedira, Xabi Alonso, Di Maria, Ozil e Cristiano Ronaldo; Benzema
Técnico: José Mourinho

Tags: real desafia galatasaray na turquia