Futebol Internacional
None

NO CAMP NOU

Barcelona e PSG fazem duelo decisivo por vaga na semifinal da Liga dos Campeões

Time catalão não sabe se contará com Messi no banco de reservas nesta quarta-feira.
Já os franceses terão Ibrahimovic e Lucas como armas principais para partida decisiva

postado em 10/04/2013 08:00 / atualizado em 10/04/2013 01:01

REUTERS/Gustau Nacarino


O empate por 2 a 2 entre Barcelona e Paris Saint-Germain, na última terça-feira, no Parc des Princes, deixou o confronto válido pelas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa em aberto. Em busca de uma vaga nas semifinais, o clube catalão e a equipe francesa fazem duelo decisivo nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), no estádio Camp Nou. Quem triunfar em território espanhol assegura um lugar na sequência do torneio continental.

No embate em solo parisiense, o Barcelona teve a vitória em suas mãos até os 48 minutos da etapa complementar, quando o volante Matuidi empatou o placar. Além disso, o atacante Lionel Messi, principal destaque do time comandado por Tito Vilanova, sofreu lesão no bíceps femoral da perna direita após abrir o marcador e precisou ser substituído no intervalo da partida. O atleta argentino deve ser preservado e começar o confronto desta quarta-feira no banco de reservas, entrando em campo apenas se for necessário.

“Não quero adiantar nada”, afirmou o auxiliar-técnico Jordi Roura. “Se Leo não estiver, obviamente é um desfalque para nós, mas assim como já fizemos outras vezes com o elenco que temos, encararemos a partida com muita confiança”, completou Roura, que substituiu Vilanova enquanto o treinador permaneceu em Nova Iorque para realizar tratamento visando à cura de um câncer na glândula parótida.

REUTERS/Gustau Nacarino
Caso Messi seja confirmado entre os suplentes, o ataque do Barcelona será formado por David Villa, Cesc Fábregas e Pedro, que retorna ao time após se recuperar de problema físico. No setor defensivo, o lateral-esquerdo brasileiro Adriano, recuperado da mesma lesão sofrida por Messi, disputa vaga na zaga com Song. O volante Javier Mascherano recebeu seu terceiro cartão amarelo no Parc des Princes e cumprirá suspensão automática.

“Parece que as previsões com os atletas lesionados são boas, mas temos que esperar e ver as últimos exames médicos para tomar uma decisão. É prematuro falar agora, principalmente sobre os últimos testes, que serão os que prevalecerão no final”, encerrou Roura.

PSG também entra desfalcado, mas conta com Ibrahimovic e Lucas

O Paris Saint-Germain, por sua vez, tenta retornar ao grupo dos quatro melhores times do torneio continental após 18 anos, A última vez que isso aconteceu foi na temporada 1994/1995, quando o clube francês, comandado pelo meio-campista brasileiro Raí, eliminou o próprio Barcelona nas quartas de final. Desta vez, é outro ex-são paulino uma das principais esperanças da equipe parisiense: Lucas.

AFP PHOTO / LLUIS GENE
Além do camisa 29, outro atleta nacional que é visto como peça fundamental no esquema tático do time comandado por Carlo Ancelotti é o zagueiro Thiago Silva. Um dos destaques na partida em território francês, o defensor não poupou elogios ao time adversário, mas destacou sua confiança em obter uma vaga na sequência do torneio mais importante da Europa.

“O Barcelona é favorito sempre, seja contra quem for e independente do resultado do jogo anterior. É uma equipe que ganhou respeito por seu futebol e tudo o que conquistou nos últimos anos. Na minha opinião, é o melhor time do planeta. Sou um apaixonado por seu futebol, aproveito acompanhando seus jogos e agora, infelizmente, preciso enfrentá-lo e um de nós deverá ficar de fora. Espero que não interrompam nosso sonho, que é a classificação”, disse o zagueiro em entrevista ao jornal Mundo Deportivo.

Assim com o Barcelona, o Paris Saint-Germain entrará em campo desfalcado por causa do acúmulo de cartões amarelos. O volante Matuidi, decisivo no Parc des Princes, cumprirá suspensão automática. Clément Chantôme ou Marco Verratti disputam a sucessão natural do atleta, mas o ítalo-brasileiro Thiago Motta, recuperado de lesão, também é cotado para a vaga. Certo é que o centroavante Zlatan Ibrahimovic, artilheiro do Campeonato Francês desta temporada com 26 gols, está garantido no duelo.

Em caso de igualdade por 0 a 0 ou 1 a 1, a classificação será do clube blaugraná. Qualquer empate por três gols ou mais assegura o time francês na sequência do torneio. Se o confronto novamente terminar com 2 a 2 no placar, a disputa irá para prorrogação, com possibilidade de pênaltis. Se o Barcelona avançar, será a sexta vez consecutiva que a equipe espanhola chega às semifinais.

O sorteio que define os confrontos da próxima fase da competição será realizado nesta sexta-feira, na sede da União das Federações Europeias de Futebol (Uefa), na cidade suíça de Nyon. Real Madrid e Borussia Dortmund superaram Galatasaray e Málaga, respectivamente, e já estão classificados. As partidas das semifinais ocorrerão em 23, 24 e 30 de abril, e também em 1 de maio. A grande decisão será no estádio Wembley, em Londres (Inglaterra), no dia 25 de maio.

BARCELONA X PARIS SAINT-GERMAIN

BARCELONA
Valdés; Daniel Alves, Piqué, Adriano (Song) e Jordi Alba; Busquets, Xavi e Iniesta; Pedro, Fábregas e David Villa
Técnico: Tito Vilanova

PARIS SAINT-GERMAIN
Sirigu; Jallet, Alex, Thiago Silva e Maxwell; Verratti (Chantomé ou Thiago Motta), Beckham e Pastore; Lucas, Ibrahimovic e Lavezzi
Técnico:
Carlo Ancelotti

Motivo: jogo de volta das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa
Local: Estádio Camp Nou, em Barcelona (Espanha)
Data: 10 de abril de 2013, quarta-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Sander van Roekel (Holanda) e Erwin Zeinstra (Holanda)