Futebol Internacional
None

LIGA EUROPA

Por título inédito, Chelsea e Basel fazem primeiro duelo da semifinal da Liga Europa

Equipe de Ramires, Oscar e companhia jamais conquistou o título da Liga Europa

postado em 25/04/2013 08:48 / atualizado em 25/04/2013 09:07

AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI

O Chelsea começa nesta quinta-feira, às 16h05 (de Brasília), diante do Basel, na Suíça, a disputa por uma vaga na final da Liga Europa. Atual campeão da Liga dos Campeões, a equipe londrina, que já não tem mais chances de conquistar o título inglês, vencido pelo Manchester United na última segunda-feira, evita menosprezar a disputa da competição europeia menos badalada. Os jogadores valorizam a chance de ganhar uma taça inédita.

“Seria a conquista de mais uma competição europeia, um novo troféu para colocarmos no Stamford Bridge. Acho que é algo de que devemos nos orgulhar. Isso transformaria a temporada em um sucesso e deixaria os torcedores felizes. Então, tratamos isso (a Liga Europa) com o devido respeito”, disse o goleiro do Chelsea, Petr Cech.

Para o confronto, o técnico Rafa Benítez contará com o retorno do zagueiro Gary Cahill e do lateral esquerdo Ashley Cole, recuperados de lesão. O brasileiro Oscar, que deixou a partida contra o Liverpool lesionado, no último domingo, viajou com a delegação para Basileia.

Se conquistar a Liga Europa, o Chelsea se classificará para a decisão da Supertaça Europeia, disputada contra o campeão da Champions League, e terá a chance de apagar a má impressão deixada no último ano, quando foi goleado pelo Atlético de Madri, por 4 a 1.

“Jogamos de forma terrivelmente errada a Supertaça no último ano e teríamos uma nova chance para conquistar esse título. Esse é outro objetivo”, afirmou Cech.

O treinador do Basel, Murat Yakin, comemora a oportunidade de disputar uma semifinal contra o Chelsea. É a primeira vez que uma equipe suíça chega tão longe em uma competição europeia.

“O Chelsea é uma equipe de ponta, e será uma ótima oportunidade para nós. Será uma grande oportunidade para nossos jogadores, nosso clube e nossa cidade jogar mais duas partidas deste nível”, afirmou Yakin.

O comandante da equipe suíça já enfrentou o Chelsea quando era jogador do Stuttgart-ALE. Foi em 1998, na final da extinta Taça das Taças, que reunia os campeões das taças de cada país europeu, e foi vencida pelos ingleses.

“Eu gostaria de enfrentar o Fenerbahçe na semifinal, já que isso (jogar contra o Chelsea) envolve uma questão emocional para mim. Quem sabe possamos jogar a final contra o “Fener” (risos)”, revelou o técnico do Basel.

Ficha técnica
Basel x Chelsea


Local: Estádio Saint Jakob-Park, Basileia (Suíça)
Data: 25 de abril de 2013, quinta-feira
Horário: 16h05 (de Brasília)
Árbitro: Pavel Kralovec (República Tcheca)
Assistentes: Roman Slyško e Martin Wilczek (República Tcheca)
Assistentes adicionais: Radek Píhoda e Michal Patak (República Tcheca)
Quarto árbitro: Antonin Kordula (República Tcheca)

BASEL: Sommer, Steinhofer, Degan, Dragovic e Schar; Salah, Cabral, Frei e Stocker; Streller e Bobadilla
Técnico: Murat Yakin

CHELSEA: Cech, Azpilicuelta, Terry, David Luiz (Cahill), Ashley Cole; Ramires, Lampard, Moses, Oscar e Mata; Fernando Torres
Técnico: Rafa Benítez