Futebol Internacional
None

UEFA

Michel Platini lamenta "ineficiência" da Uefa na manipulação de resultados

A Europol revelou uma rede de corrupção internacional no futebol profissional

postado em 24/05/2013 11:40 / atualizado em 24/05/2013 11:47

O Serviço Europeu de Polícia (Europol) não está sendo suficiente para evitar as manipulações de resultados de jogos de futebol. Pelo menos é o que afirmou o próprio presidente da Uefa, Michel Platini, durante coletiva de imprensa do Encontro Europeu de Polícias Esportivas, na manhã desta sexta.

“Lidamos com uma organização mafiosa que usa jogos para lavar dinheiro. Os países membros da Uefa devem criar mecanismos legais para punir rigorosamente as partidas combinadas; Temos que proteger o nosso esporte dessa escória; Mas, hoje, infelizmente, somos ineficazes”, lamentou o francês.

No início de fevereiro, a Europol revelou uma rede de corrupção internacional no futebol profissional, envolvendo 15 países – a Ásia teria o maior controle na quadrilha. De acordo com Rob Wainwright, diretor da Europol, “foram identificados mais de 380 encontros com apostas ilegais”.

Para Platini, houve avanço desde então, mas não o necessário. “Não estamos lidando com criminosos pequenos. Só um jogo manipulado já acaba com o espírito e a essência do esporte; Como houve pouco progresso, refaço esse pedido”, reforçou o mandatário.

Após essas polêmicas, Platini teve motivos para sorrir durante o encontro. Isto porque o presidente da Uefa comemorou a resolução adotada pela entidade sobre atos racistas nos estádios. Membros dos elencos dos clubes que forem infratores terão dez jogos de suspensão.

Já os torcedores que promoverem o racismo nos estádios prejudicarão as suas respectivas agremiações. As praças esportivas poderão ser interditadas totalmente, tendo uma multa de 50 mil euros (R$ 132,3 mil). “É um grande momento para a história do futebol”, definiu Platini.

Gibraltar: o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) também reconheceu Gibraltar, pequena península de domínio britânico localizada no sul da Espanha, como membro permanente da Uefa. A integração sofria resistência espanhola e ainda não foi reconhecida pela Fifa.

Tags: michel platini lamenta ineficiencia uefa manipulação resultados