Futebol Internacional
None

QUATRO RELACIONADOS

Brasil também em campo

Dante, Luiz Gustavo e Rafinha, do Bayern, e Felipe Santana, do Borussia, buscam título

postado em 25/05/2013 08:54 / atualizado em 25/05/2013 09:10

AFP

O futebol brasileiro também está representado na final da Liga dos Campeões, hoje, em Wembley. Quatro jogadores buscam o título: Dante, Luiz Gustavo e Rafinha, do Bayern, e Felipe Santana, do Borussia. A semelhança entre eles é que nenhum conseguiu se destacar enquanto atuava no país. Os quatro têm carreiras parecidas, com origem em pequenos clubes brasileiros e peregrinação por times europeus.

O baiano Dante, de 29 anos, começou em categorias de base de seu estado e depois teve chance como profissional no Juventude, de Caxias do Sul. Na Europa, passou por Lille, da França, Sporting Charleroi e Liège, da Bélgica, antes de se destacar no Borussia Monchengladbach. Em 2012, foi contratado pelo Bayern. “Fiz testes no Bahia, Vitória e Fluminense. Em todos gostaram do meu futebol. Só que falavam que não tinha como eu ficar por outros motivos”, afirmou o zagueiro, convocado para a Seleção Brasileira que disputará a Copa das Confederações.

O volante Luiz Gustavo, de 25 anos, chegou à Alemanha em 2007, também como um anônimo, depois de passagens por Corinthians-AL e CRB. Encontrou espaço para mostrar serviço no então emergente Hoffenheim, antes de atrair interesse do gigante de Munique, que o contratou em 2011. Ele também vai defender o Brasil na competição internacional.

O lateral-direito Rafinha, de 27 anos, conseguiu alguma projeção antes de partir para a Europa, com a camisa do Coritiba. Mas também precisou passar por forças médias europeias, como Genoa, da Itália, e Schalke, da Alemanha, para fazer seu nome. Ele chegou ao time bávaro em 2010.

Felipe Santana, de 27 anos, saiu do Figueirense depois de ser vice-campeão da Copa do Brasil em 2007. Desde então batalha para ganhar espaço no elenco do Borussia. Reserva, fez um dos gols da virada sobre o Málaga, nas quartas de final da Liga dos Campeões.


E MAIS...
Apito italiano

O italiano Nicola Rizzoli, de 41 anos, será o árbitro da final de hoje, entre Bayern e Borussia. Arquiteto, natural de Bologna, ele faz parte do quadro da Fifa desde 2007 e não é inexperiente em decisões européias: dirigiu a partida Atlético de Madrid 2 x 1 Fulham, na final da Liga Europa 2010.

Duelo já foi quartas
Bayern e Borussia já se enfrentaram em mata-mata da Liga. Foi nas quartas de final de 98. Depois do 0 a 0 em Munique, o Borussia venceu os então campeões em casa por 1 a 0, gol do suíço Chapuisat. Na semifinal, o time de Dortmund foi eliminado pelo Real Madrid, que ficaria com o título ao derrotar a Juventus na final.


Será a sétima final da Liga dos Campeões em Wembley, a segunda no estádio depois da reforma: 1963, 1968, 1971, 1978, 1992 e 2011