Futebol Internacional
None

FUTEBOL EUROPEU

Arjen Robben marca no fim e dá título da Liga dos Campeões da Europa ao Bayern

Time de Munique derrotou Borussia Dortmund e conquistou seu quinto título europeu

postado em 25/05/2013 17:38 / atualizado em 25/05/2013 19:56

REUTERS/Eddie Keogh

O holandês Arjen Robben correu o risco de deixar o estádio de Wembley como vilão, mas marcou o gol da vitória do Bayern de Munique no fim do jogo e foi o herói no título da Liga dos Campeões da Europa, depois da vitória por 2 a 1 sobre o Borussia Dortmund.

Apesar de o time do técnico Jurgen Klopp ter começado melhor o jogo, Robben teve duas chances claras de fazer gol no primeiro tempo e desperdiçou ambas, aumentando a pressão por sua dificuldade nas finalizações. Na etapa final, Mandzukic abriu o placar para o Bayern.

No entanto, depois de pênalti cometido pelo brasileiro Dante, Gundogan empatou. O título só foi definido aos 44 minutos, quando Robben recebeu toque de calcanhar de Ribery, driblou marcador e chutou fraco para tirar do goleiro.

Desta forma, o Bayern comemora neste sábado seu quinto título na Liga dos Campeões, já que levantou a taça também em 1974, 1975, 1976 e 2001. O Borussia, por sua vez, continua com apenas uma glória no principal torneio europeu, conquistado em 1997.

O jogo

REUTERS/Eddie Keogh

O Borussia começou melhor a partida, pressionando a saída de bola do rival e dando mais trabalho na frente. A primeira oportunidade saiu em chute da direita de Blaszczykowski, que errou o alvo. Pouco depois, Lewandowski arrematou da meia esquerda e exigiu defesa do goleiro Neuer.

Aos 15, o time de Dortmund quase saiu na frente. Reus cruzou da direita e Blaszczykowski completou da entrada da pequena área, obrigando o goleiro a salvar o Bayern. A sequência de finalizações continuou em batida de Bender, mais uma vez defendida pelo arqueiro.

A resposta do Bayern só saiu aos 26 minutos, quando Mandzukic recebeu bola alçada atrás da defesa e cabeceou com perigo. Weidenfeller espalmou e ainda viu a bola desviar no travessão antes de sair. Apenas três minutos depois, o time de Munique chegou muito perto de balançar as redes.

Em bobeira da defesa adversária, Robben recebeu livre pela direita, invadiu a área e chutou, mas o goleiro fez boa defesa. A jogada perdida serviu para pressionar o holandês, que costuma receber críticas por não finalizar bem.

Depois de ter ficado acuado no início do confronto, o Bayern conseguiu equilibrar a partida, mas ainda levou um grande susto. Lewandowski recebeu de costas para a área, girou sem perder para o marcador, invadiu e chutou, mas Neuer defendeu.

Na resposta, Muller recebeu cobrança de escanteio e desviou de cabeça para fora. Antes do fim do primeiro tempo, Robben perdeu mais uma chance. Depois de erro da defesa, o holandês chutou alto e observou a defesa do goleiro Weidenfeller.

O Bayern começou o segundo tempo com mais presença na frente. Depois de cobrança de escanteio, Martínez desviou e Mandzukic cabeceou fraco, nas mãos do goleiro. Porém, aos 15, o time de Munique abriu o placar. Ribery recebeu pela esquerda da área e, mesmo cercado por defensores, tocou para Robben, que driblou o goleiro e tocou para o meio, onde apareceu Mandzukic para finalizar para o gol aberto.

No entanto, o Borussia não se abalou com o revés e conseguiu chegar ao empate, depois que o árbitro italiano Nicola Rizzoli assinalou pênalti para o time de Dortmund, no lance em que o brasileiro Dante perdeu o tempo da bola e acabou acertando um chute em Reus. Aos 21, Gundogan fez a cobrança para igualar a contagem.

O jogo esquentou depois do empate, e Ribery e Grosskreutz foram advertidos com cartão amarelo depois de terem discutido. Instantes depois, Muller pediu falta na entrada da área, mas o árbitro deu vantagem, que o Bayern não conseguiu aproveitar.

Com a partida nervosa, o Bayern levou perigo novamente aos 41. Lahm cruzou rasteiro da direita, Muller deixou passar e Schweinsteiger finalizou com força, para grande defesa. Aos 44, Robben recebeu na área em toque de calcanhar de Ribery, driblou o marcador e bateu fraco para fazer o gol.

FICHA TÉCNICA
BORUSSIA DORTMUND 1 X 2 BAYERN DE MUNIQUE

BORUSSIA: Weidenfeller; Piszczek, Subotic, Hummels e Schmelzer; Gundogan, Bender (Sahin) e Grosskreutz; Blaszczykowski (Schieber), Reus e Lewandowski
Técnico: Jurgen Klopp

BAYERN: Neuer; Lahm, Boateng, Dante e Alaba; Schweinsteiger, Javi Martínez, Ribery (Luiz Gustavo), Robben e Muller; Mandzukic (Mário Gomez)
Técnico: Jupp Heynckes

Local: Wembley, em Londres (Inglaterra)
Data: 25 de maio de 2013, sábado
Horário: 15h45 (de Brasília)
Gols: Gundogan, aos 23' do 2ºT (Borussia); Mandzukic, aos 15, e Robben, aos 44' do 2ºT (Bayern)
Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)
Assistentes: Renato Faverani e Andrea Stefani (ambos da Itália)
Cartões amarelos: Grosskreutz (Borussia). Dante e Ribery (Bayern)